CPI das Fake News vai debater notícias falsas sobre vacinação
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News ouvirá nesta terça-feira, 18, representantes da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização. O objetivo dos deputados e senadores é discutir a disseminação de notícias falsas na área de saúde, sobretudo as fake news relacionadas a vacinas. O convite a representantes da Sociedade...
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News ouvirá nesta terça-feira, 18, representantes da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização. O objetivo dos deputados e senadores é discutir a disseminação de notícias falsas na área de saúde, sobretudo as fake news relacionadas a vacinas.
O convite a representantes da Sociedade Brasileira de Imunização foi apresentado pelo senador Ângelo Coronel, do PSD da Bahia, presidente do colegiado. Segundo ele, a propagação de notícias falsas tem impactado de forma negativa a cobertura vacinal da população. Na semana passada, o Rio de Janeiro confirmou a primeira morte por Sarampo em mais de duas décadas.
Já o convite à Organização Mundial da Saúde foi um pedido dos deputados Filipe Barros e Caroline de Toni, ambos do PSL. Eles querem discutir a prática de cyberbullying e casos estímulo ao suicídio em redes sociais.
Na quarta-feira, 19, os parlamentares da CPMI voltam ao debate político. O colegiado vai ouvir dois sócios da empresa Yacows, apontada como responsável por disparos em massa de mensagens pró-Bolsonaro pelo WhatsApp, na campanha de 2018. O requerimento é do deputado petista Rui Falcão. Na semana passada, Hans River, um ex-funcionário da Yacows, já havia sido ouvido pela CPMI. Durante a audiência, ele ofendeu uma jornalista da Folha de São Paulo. A deputada Lídice da Mata, do PSB, entrou com uma representação no Ministério Público contra Hans por falso testemunho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2020-02-17 19:02:30Isso é diversionismo. A coisa toda virou um circo, está ficando péssimo para a imagem da Câmara do Botafogo e inventaram essa para dar uma roupagem de seriedade e espírito público. O problema é que já cagaram o pau.
Paulo Renato
2020-02-17 17:54:14Como assim que o Hans Rivers ofendeu a jornalista, desde quando o Hans Rivers praticou falso testemunho, tudo isso baseado em que? Ou essa CPMI está se transformando em algum Tribunal de Inquisição? Limitem-se a apresentar queixa ao MPF, que o resto é por conta deles efetuar a denúncia. No caso da jornalista, quem testemunhou algo tão íntimo assim entre os dois? Eu não digo nada porque não estava entre os dois. Bando de canalhas.
Sérgio Solano
2020-02-17 17:28:59Interessante, eu acompanhei todo o depoimento doa testemunha e o que vi e ouvi foi sua afirmação de fazer os "disparos", para o então cadidato a Dep. Federal Rui Falcão (PT) e ao PT. Negando-se, peremptoriamente, ter feito tais "disparos" para o também, então candidato a Presidencia da República, Jair Bolsnaro. Ofendeu a jornalista? Cadê a imparcialidade que eu comprei quando fiz minha assinatura???? Sra. Redação, a senhora vendeu, mas não entregou!!!
Marco
2020-02-17 16:51:47Mantenho um velho hábito: ler as páginas de cartas e os comentários sobre matérias/reportagens. Há uma dissonância abissal entre veículos e leitores. No ritmo atual, o jornalismo (se é que podemos chamar de jornalismo o que é produzido por aqui ...) está mesmo fadado a desaparecer. E não deixará saudades.
Renato
2020-02-17 16:43:00certamente este periódico de alta relevância será capaz de desvendar as causas profundas deste problema mundial, cujas raízes nos levam à Inglaterra nos anos 90 e a sórdida e criminosa campanha de um médico em conluio com advogados contra laboratórios e supostas pesquisas que confirmariam a relação inexistente entre vacinação e aumento do autismo
Scarlet
2020-02-17 15:56:44Há vacinas e vacinas! Tem vacina que não dá para entender o objetivo, como a vacinação contra rubéola em rapazes em idade fértil que ocorreu alguns anos atrás. Rubéola só apresenta perigo ao feto e rapazes (natos) não engravidam! Por que não vacinaram contra caxumba que pode ser mais prejudicial à fertilidade eles?
Juca
2020-02-17 15:41:54Aproveitem e combatam as fake news do Facebook que vendem o remédios falsamente recomendados pelo Dr. Drausio Varella e outros médicos e fazendo várias vítimas especialmente dentre a população idosa e mais desinformada.
Miguel
2020-02-17 15:07:40URGENTE: O Aliança pelo Brasil já atingiu 500 mil assinaturas de apoio, agora só dependemos do TSE. RUMO À VITÓRIA. Ninguém segura o Bolsonaro. Para desgraça e desespero da cambada da esquerda. PÁTRIA MUITO AMADA BRASIL.
Odete6
2020-02-17 14:50:46Ora, parlamentares, vão trabalhar com o que lhes concerne!!!! É só colocar uma equipe de 10 bons médicos infectologistas, sérios e conceituados, num vídeo bem produzido, em horários diversos da TV, explicando à população tudo a respeito de vacinação que, em uma semana, erradicarão as fake news!!! E sai mais barato para o erário do que a deputalha matando tempo sem trabalhar!!!
Quiet
2020-02-17 14:44:29Pelo baixo intelecto da maioria, espero que estudem o tema antes de opinar... ou será mais um show de horrores!