Parceiro dileto
O escritório do advogado Gustavo Severo, que recorreu aos serviços da mulher de Dias Toffoli para soltar um cliente, como mostrou a última edição semanal de Crusoé, é conhecido por atuar em parceria com outras figuras próximas à cúpula dos tribunais superiores. No STJ, a banca de Severo já trabalhou com a também advogada Anna...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O escritório do advogado Gustavo Severo, que recorreu aos serviços da mulher de Dias Toffoli para soltar um cliente, como mostrou a última edição semanal de Crusoé, é conhecido por atuar em parceria com outras figuras próximas à cúpula dos tribunais superiores. No STJ, a banca de Severo já trabalhou com a também advogada Anna Carolina Noronha, filha do presidente da corte, João Otávio de Noronha. A dobradinha se deu em um recurso ajuizado em 2016. Ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral, a advogada Luciana Lóssio é outra parceira de trabalho de Severo. Os dois aparecem juntos em uma ação ainda não julgada no mesmo STJ. Com Roberta Rangel, Severo tem parceria em outros quatro processos além daquele que resultou na soltura do capataz da fazenda de um ex-deputado de Mato Grosso. O advogado paranaense ficou conhecido em Brasília com ajuda do casal Gleisi Hoffmann-Paulo Bernardo, quando o PT ainda estava no governo, e integrou a equipe jurídica da chapa de Dilma Rousseff nas eleições de 2014. Em 2018, Severo foi o anfitrião de uma festa em comemoração ao aniversário de Dias Toffoli.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-03 00:34:27Um MINISTRO QQ do TRIBUNAL que fosse AFASTADO, DISSEMINARIA o PÂNICO por TODA a REDE DE CORRUPÇÃO. Se eles SURTAREM, isto poderia SIGNIFICAR que vão IR PARA O TUDO OU NADA, ou seja, vão APELAR PARA A VIOLÊNCIA SEM PUDOR ALGUM. Contudo, em termos de MATERIAL PROBATÓRIO, eles devem deixar uma PROFUSÃO DE RASTROS e DIGITAIS para SEREM VISTOS à OLHO NU até pelo CIDADÃO MAIS TAPADO.
Uira
2020-03-03 00:31:59PS. Por falar nisto, quem é a PONTE entre o PCC e o JUDICIÁRIO? Quem é a PONTE entre o JUDICIÁRIO e os HACKERS que ROUBARAM AS MSGS? Quem é a PONTE que LIGA a Adélio? Há uma PROBABILIDADE RAZOÁVEL de a(s) PONTE(S) estarem na LISTA DE ADVOGADOS com PROCESSO no STF e que teriam algum tipo de RELAÇÃO "PROFISSIONAL" com as MULHERES, FILHAS E FILHOS DOS MINISTROS. Se a(s) PONTE(S) estiverem na LISTA DE ADVOGADOS POTENCIALMENTE SUSPEITOS, TIRO DE CHUMBINHO já geraria PÂNICO GERAL.
Uira
2020-03-02 22:31:03Em um UNIVERSO de MILHARES DE PROCESSOS, certamente SURGIRÁ algo se HOUVER CORRUPÇÃO e como basta PUXAR UMA PENA para vir a GALINHA INTEIRA. Como os TOGADOS CORRUPTOS não serão PEGOS se eles agiram de FORMA TÃO DESCARADA e ESTÚPIDA, CADA PROCESSO é TEORICAMENTE a PRIMEIRA PONTA SOLTA, basta CHECAR onde estão as DISCREPÂNCIAS MUITO ABERRANTES.
Uira
2020-03-02 22:25:20Uma ANÁLISE ESTATÍSTICA é SUBJETIVA e DEMANDA alguém que tenha CONHECIMENTO de DIREITO para fazer a FILTRAGEM de modo a REDUZIR VIESES. Mas é POSSÍVEL se ANALISAR PREVIAMENTE onde há DISTORÇÕES GRAVES, como DECISÕES que CONTRARIAM o PADRÃO DO PRÓPRIO MINISTRO e DO TRIBUNAL em geral. PARALELO a isto, há ainda as BRECHAS ÓBVIAS, como PARENTES DE MINISTROS atuando no TRIBUNAL. Como os MINISTROS tem que se DECLARAR SUSPEITOS, há que se VERIFICAR o "NEPOTISMO" CRUZADO.
Uira
2020-03-02 22:14:08A partir de uma ANÁLISE ESTATÍSTICA PRÉVIA, poderia se fazer o REFINAMENTO dos OUTLIERS com BASE NA LISTA contendo MULHERES, FILHAS, FILHOS (e outros PARENTES) e ADVOGADOS RELACIONADOS a eles. Só de HCs no TRIBUNAL foram mais de 400 MIL nos ÚLTIMOS 12 ANOS. Considerando a LITIGIOSIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA, há MILHARES DE PROCESSOS POTENCIALMENTE SUSPEITOS só no STJ, pq há ainda todo o RESTANTE DO JUDICIÁRIO.
Uira
2020-03-02 22:05:55Se um MINISTRO diverge MUITO do PADRÃO DO TRIBUNAL, isto não é SUSPEITO (ex. PROPORCIONALMENTE MUITO MAIS HCs para TRAFICANTES do que a MÉDIA DO TRIBUNAL)? Além do mais, se as DECISÕES SÃO VICIADAS, isto poderia LEVAR A UMA CONCENTRAÇÃO de CERTOS TIPOS DE PROCESSOS nos MINISTROS CORRUPTOS (seria NECESSÁRIO SE SABER o CRITÉRIO DE DISTRIBUIÇÃO DOS PROCESSO no TRIBUNAL). Todos estes PADRÕES e DESVIOS poderiam ser ANALISADOS sem qq necessidade de EVIDÊNCIAS MATERIAIS.
Uira
2020-03-02 21:59:28Mas de MODO BÁSICO, se os MINISTROS CORRUPTOS só ABREM EXCEÇÃO para os PROCESSOS VICIADOS, isto quer dizer que na MÉDIA, eles QUEBRARIAM o PADRÃO do STJ. Não só isto, ao se ANALISAR O UNIVERSO DE DECISÕES EMITIDAS, surgiriam OUTLIERS, DECISÕES que QUEBRAM os PADRÕES DO TRIBUNAL. Pegando PROCESSOS envolvendo HCs para TRAFICANTES, qual é o PADRÃO? Quantas DECISÕES FAVORÁVEIS, quantas CONTRÁRIAS? Quem é que MAIS SOLTA TRAFICANTES? Quem é que DIVERGE MUITO da MÉDIA DO TRIBUNAL (DESVIO-PADRÃO)?
Uira
2020-03-02 21:54:42Além disto, as DECISÕES DOS MINISTROS poderiam ser COMPARADAS umas com as outras e com as dos DEMAIS MINISTROS. Por exemplo, pq um MINISTRO quebraria o seu PADRÃO DE DECISÃO em um PROCESSO ESPECÍFICO? E se este PROCESSO fosse exatamente um que tivesse um ADVOGADO POTENCIALMENTE SUSPEITO na DEFESA? Pq MINISTROS tenderiam a DIVERGIR entre si em uma DETERMINADA QUESTÃO (esta HIPÓTESE é mais IMPROVÁVEL se for LEVADO EM CONSIDERAÇÃO a MÉDIA do MAGISTRADO).
Uira
2020-03-02 21:50:17Dá FÁCIL mais de 300 PROCESSOS. Imagine se forem pegos todos os PROCESSOS onde CONSTAM os PARENTES e os ADVOGADOS que ATUARAM em CONJUNTO com eles, POTENCIALMENTE há MILHARES DE PROCESSO POTENCIALMENTE SUSPEITOS. Sem qq DELAÇÃO ou EVIDÊNCIA MATERIAL, um SIMPLES ANÁLISE ESTATÍSTICA já poderia ESTABELECER, por exemplo, o NÍVEL DE SUCESSO (DECISÕES FAVORÁVEIS) OBTIDO pelas MULHERES, FILHAS E FILHOS de MINISTROS. Esta TAXA poderia ser COMPARADA com OUTROS ADVOGADOS menos "GABARITADOS".
Uira
2020-03-02 21:44:58Só os FILHOS de João Otávio de Noronha ATUAM ou ATUARAM em 225 PROCESSOS, sendo que em 193 eles ATUARAM EM CONJUNTO. Se a LISTA COMPLETA de ADVOGADOS que atuaram em CONJUNTO com eles nestes 225 PROCESSOS for feita e forem CONSULTADOS TODOS OS PROCESSOS onde CONSTA pelo menos um dos ADVOGADOS DA LISTA, quantos PROCESSOS POTENCIALMENTE SUSPEITOS NÃO HAVERIA? Se forem pegos os PROCESSO onde CONSTAM a MULHER DE Toffoli e Luciana Lóssio, são 82 e 84 respectivamente, sem analisar INTERSEÇÃO.