Aras implementa primeiro grupo de combate ao crime organizado do MPF
O procurador-geral da República, Augusto Aras, implementou o primeiro Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal, Gaeco/MPF. Integrada por cinco procuradores, a equipe atuará na Procuradoria da República em Minas Gerais. O procurador Lucas Morais, lotado na Procuradoria da República em Pouso Alegre (MG), coordenará o grupo que conta,...
O procurador-geral da República, Augusto Aras, implementou o primeiro Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal, Gaeco/MPF. Integrada por cinco procuradores, a equipe atuará na Procuradoria da República em Minas Gerais.
O procurador Lucas Morais, lotado na Procuradoria da República em Pouso Alegre (MG), coordenará o grupo que conta, ainda, com Carlos Henrique Dumont Silva (Minas Gerais), Marcelo Borges de Mattos Medina (Juiz de Fora), Marcelo Malheiros Cerqueira (Montes Claros) e Wesley Miranda Alves (Ituiutaba). Todos terão mandato de dois anos.
Por meio da Portaria que criou a equipe, a Procuradoria-Geral da República tirou do papel um projeto previsto em 2013, em resolução do Conselho Superior do Ministério Público Federal, CSMPF. A iniciativa partiu dos próprios procuradores de Minas que, em 22 de agosto do ano passado, aprovaram proposta de alteração do Regimento Interno do MPF no estado, inserindo dispositivos que permitiram a criação do Gaeco.
Nos últimos anos, Minas Gerais registrou aumento expressivo de crimes praticados por facções, como tráfico internacional de drogas, e observou a entrada do Primeiro Comando da Capital, PCC, nos presídios do estado. “A criação do Gaeco era uma demanda antiga de diversos membros lotados no estado de Minas Gerais, especialmente daqueles com atuação na área criminal, sobretudo pela percepção de que o crime organizado vem crescendo em sofisticação, aparato operacional e ousadia em suas ações, sem que o MPF tenha se organizado suficientemente para combater essas ações”, avaliou o procurador Lucas Gualtieri.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Eugênio
2020-02-02 00:09:23Pensei até que o tal PGR estivesse em férias pois nunca mais li quase nada de sua pasta porém agora penso que poderá ser iniciada a faxina geral nas Minas Gerais retirando o excesso de pó que por décadas enriquecem políticos e bandidos.
Maria
2020-02-01 14:40:40SUCESSO é o que desejo a vocês!!!
LuisR
2020-02-01 00:10:12Crime organizado significa pro Sr. Aras o PCC, CV, o Parlamento Brasileiro, ou ambos? Precisa definir e esclarecer aos leitores, até porque pra mim quando a imprensa menciona "organização criminosa" fico meio perdido sobre qual estão se referindo!
Wilson
2020-01-31 21:22:34Aras,o comunista e militante do PT encontrá os joses seguidores. Bolsonaro tem algum fetiche por petistas. O governo está ainda infestado deles. De lambuja, colocou esse cara na PGR.Ainda há peyralhad9que falam mal do governo.Pobre Pátria Amada Brasil.
Hildegundes
2020-01-31 20:18:26O PCC deve ter encontrado um campo fértil para se instalar em MG durante o governo petista do Pimentel.
Jose
2020-01-31 19:43:01Será que é para prender os grileiros Bozistas que estão roubado 120 hi da nação brasileira? Se sim, parabéns ao MPF. Se não, é mais uma ação para Bozista ver..