China diz que brasileiros 'não estão em prisão domiciliar' e podem retornar
Para o governo da China, estrangeiros que estão nas cidades com mais casos do novo coronavírus deveriam permanecer em estado de quarentena. No entanto, aqueles que quiserem sair com a ajuda de seus países de origem podem deixar o território chinês quando desejarem. O país asiático marcou posição na noite desta sexta-feira, 31, em entrevista...
Para o governo da China, estrangeiros que estão nas cidades com mais casos do novo coronavírus deveriam permanecer em estado de quarentena. No entanto, aqueles que quiserem sair com a ajuda de seus países de origem podem deixar o território chinês quando desejarem. O país asiático marcou posição na noite desta sexta-feira, 31, em entrevista coletiva na embaixada, em Brasília.
"Quero deixar claro que não há brasileiro nem qualquer outro estrangeiro em prisão domiciliar. Mas não é muito aconselhável que esse cidadão viaje em voo comercial, para não servir como instrumento de contaminação do vírus", afirmou o ministro Song Yang, encarregado de Negócios da Embaixada da China no Brasil.
Apesar da fala chinesa, o presidente Jair Bolsonaro alegou, nesta sexta-feira, que a busca de brasileiros esbarra em entraves financeiros, políticos e jurídicos. O chefe do Palácio do Planalto abordou, por exemplo, a ausência de uma norma que autorize a quarentena no Brasil. Bolsonaro acrescentou que "se não estiver tudo redondinho" no país, não autorizará os resgates. Outras nações, como Estados Unidos e Japão, já realizaram voos para retirar seus cidadãos da região.
Yang e outros representantes do governo chinês no Brasil pediram "cabeça fria" e "confiança" no combate ao novo coronavírus. Também imploraram que a população brasileira não dissemine fake news sobre o surto da doença, que teve origem na China e já chegou a outros 21 países, com 203 mortes, todas em território chinês.
A representação diplomática convocou a imprensa brasileira para detalhar as medidas tomadas pelo governo chinês para conter a doença, descobrir a sua origem e tratar os infectados no país asiático.
Song Yang garantiu que o seu governo dará a devida atenção a todos os estrangeiros que estão na China e, por ventura, venham apresentar sintoma da doença. "O governo chinês vai apoiar todo cidadão estrangeiro no país, igual ou melhor do que um cidadão local."
Yang alegou que o governo e o Partido Comunista chinês estão fazendo de tudo para tratar o caso de forma mais transparente possível. "Isso é um compromisso nosso!”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Laonte
2020-02-01 15:36:15Se estão com todo suporte, não precisam se desesperar, fiquem tranquilos por lá, não tragam essa doença pra cá.
Ruy
2020-02-01 11:21:55La garantia soy jo.
Bernadete
2020-02-01 09:09:26Na minha opinião, os brasileiros e qualquer turista ou estrangeiros que moram na China não poderiam voltar para seus países de origem, antes de cumprirem o regime de quarentena
Catilinário
2020-01-31 21:15:04Entraves financeiros não é argumento. Deve custar muito menos que a farra dos jatinhos da FAB. Aliás, não precisa trazer somente três brasileiros de cada vez: encham um avião (sem secretárias).
Paulo Renato
2020-01-31 21:13:06É um fato relacionado ao tema. Vejamos bem a atual situação crítica da Venezuela do Norte e da Venezuela do Sul. Que condições teriam essas economias destruídas em fazer frente ao avanço desse Coronavírus? Nenhuma, creio eu, principalmente a Venezuela do Norte que é mais preocupante pela invasão de Roraima, por elementos vindos de lá, possivelmente fugindo das condições precárias do sistema de saúde de seu país. As autoridades deveriam já olhar isso daí.
Nilson
2020-01-31 21:03:12Para ir buscar de avião o cidadão comum o governo tem um monte de entraves, já pra pegarem avião da Fab, ir pra Davos, Índia, basta ter um status quo, os privilégios são pra seres especiais e se sentirem uma dorzinha de cabeça correm pro Sírio Libanês.....
Jose
2020-01-31 19:51:39Melhor deixar lá e monitorar. Depois da quarentena trás de conta. Simples assim!
Decio
2020-01-31 19:42:40Excelente matéria, parabéns Crusoe isso vai acalmar muitas pessoas que estão em pânico por tantos vídeos disseminados pela internet