ONU classifica missões de médicos cubanos como 'trabalho forçado'
A ONU classificou as missões de médicos cubanos em outros países, como o extinto Mais Médicos, como "trabalho forçado". A posição da ONU ocorre em resposta a uma denúncia enviada em maio pela ONG espanhola Defensores dos Prisioneiros Cubanos. “As condições de trabalho relatadas podem ser consideradas trabalho forçado de acordo com os indicadores estabelecidos pela...
A ONU classificou as missões de médicos cubanos em outros países, como o extinto Mais Médicos, como "trabalho forçado".
A posição da ONU ocorre em resposta a uma denúncia enviada em maio pela ONG espanhola Defensores dos Prisioneiros Cubanos. “As condições de trabalho relatadas podem ser consideradas trabalho forçado de acordo com os indicadores estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho. O trabalho forçado constitui uma forma contemporânea de escravidão”, afirma o documento assinado por Urmila Bhoola, Relatora Especial sobre Formas Contemporâneas de Escravidão, e Maria Grazia Giammarinaro, Relatora Especial sobre Tráfico de Pessoas.
Além dos médicos (foto), a classificação inclui o trabalho de outros profissionais, como professores e artistas.
Um dos efeitos da definição da ONU é que ficará mais difícil para governos de 67 países justificarem as parcerias com Cuba. O próximo passo da ONG será enviar o documento da ONU para as embaixadas dos países que ainda mantêm missões cubanas. "Logicamente, isso vai fazer com que muitos governos revisem a maneira como esses acordos foram feitos, para evitar o trabalho forçado", diz o advogado Javier Larrondo, diretor da ONG Defensores dos Prisioneiros Cubanos.
Outra consequência pode se dar na arena do direito internacional. "Ao classificar as missões médicas cubanas como trabalho forçado, a ONU ajuda a avançar a acusação que fizemos contra a ditadura na Corte Penal Internacional", diz Larrondo. "Também esperamos que a União Europeia passe a cuidar do assunto."
Com a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, a ditadura de Cuba retirou seus médicos do Brasil. Desde então, os governos do Equador e da Bolívia cancelaram os acordos com Cuba.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Victor
2020-01-13 20:05:39Cuba é uma prisão coletiva. São todos prisioneiros isso é modelo do PT.
Giuseppe
2020-01-11 09:30:54a Onu sabe disso faz muitos anos! Facil a comprovaçao. A pergunta e´: o Papa -grande supporter de Fdel & C0 - vai se pronunciar? E o Obama ? o Aberturista! E a Mogherini? E a Bachelet?????? A Bachelet??????? O Mainardi postou ontem que a ¨imbecilidade e´contagiosa ¨. Se precisasse de confirmaçao ...............................................
Jairo Cabral DF
2020-01-10 23:29:23Equador e Bolívia também???!!! Surpresa! Eu estive em São Luis com uma médica cubana um dia inteiro. Ela estava hospedada numa residência, e conversamos longamente. Ela teria que cumprir 3 anos no Brasil, sem ver 3 filhas e marido, vigiada 24h por agentes cubanos. Escravidão.
Marcos/MC77
2020-01-10 16:37:34Interessante essa atitude da ONU: a contratação do Programa Mais Médicos no Brasil, no governo PT, foi intermediada pela OPAS - Organização Pan Americana de Saúde - que é o escritório regional para as Américas da Organização Mundial de Saúde. Esta, por sua vez, é uma agência especializada da... ONU! Só agora que eles descobriram essas irregularidades? A OPAS ainda recebeu uma comissão de 5%, por sua participação no programa. A ONU vai nos devolver esse dinheiro? São alguns milhões...
Rômulo
2020-01-10 15:21:59E quem usa o trabalho escravo como a organização criminosa e terrorista PT e PSOL são o que? 🇧🇷 Quanto aos criminosos Lula e Dilma não serão responsabilizados? 🤔
Luiz
2020-01-10 14:07:12Lamentável que esse tipo de escravidão tenha acontecido no Brasil, onde tantas pessoas de minoria tem praticamente as mídias aos seus pés para qualquer tipo de declaração de mimimi. A visão das nossas ONG's de direitos humanas é ideológica. Pode escravizar, desde que o Governo seja de esquerda.
Roberto
2020-01-10 14:04:29Onde estava o Ministério Público do Trabalho? Agora eles respondem por alguma coisa ou de bom alvitre mandar a questão para viúva dar seu jeito?
Roberto
2020-01-10 13:58:05A pergunta que não cala: Em caso de indenização que arca com os custos? Lula; Dilma; Instituto Lula; PT ou o Brasil? A cultura política no Brasil é de que o substituto acoberta o que o antecessor fez, de modo que o substituto acoberte o errado de agora é mande a conta para viúva caso alguém cobre....
André
2020-01-10 13:45:45É de se estranhar essa decisão da ONU, por ser uma entidade claramente favorável às esquerdas e que atrapalha os planos hegemônicos de mesma Esquerda na AL!
Maria
2020-01-10 13:16:10ONU querendo jogar para a platéia! Comunista passando-se por "qualquer coisa" menos isso... não cola.