MPF denuncia presidente da OAB por calúnia contra Moro
O Ministério Público Federal denunciou na quarta-feira, 18, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz (foto), por calúnia, devido a uma declaração sobre o ministro da Justiça, Sergio Moro. Ao se referir à postura de Moro em relação à Operação Spoofing, Santa Cruz afirmou em julho que o ministro "usa o...
O Ministério Público Federal denunciou na quarta-feira, 18, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz (foto), por calúnia, devido a uma declaração sobre o ministro da Justiça, Sergio Moro. Ao se referir à postura de Moro em relação à Operação Spoofing, Santa Cruz afirmou em julho que o ministro "usa o cargo, aniquila a independência da Polícia Federal e ainda banca o chefe da quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas". A operação prendeu hackers que invadiram celulares e aplicativos de conversa de autoridades, como o próprio Moro e o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
O MPF pediu o afastamento de Santa Cruz de suas funções no Conselho Federal da OAB, como medida cautelar. Para o Ministério Público Federal, Santa Cruz teve a intenção de acusar Moro de formação de quadrilha. A denúncia lembra que a acusação tem o agravante de ser dirigida a um funcionário público e em razão do trabalho que executa.
A denúncia menciona ainda o pedido feito por Santa Cruz para ingressar, como assistente, no processo da Operação Spoofing. Para o MPF, o pedido não tinha nenhum amparo legal, e visava a interferir no andamento das investigações, porque o presidente da OAB queria tomar a função de controle externo da atividade policial, atuando como fiscal do Poder Judiciário.
Com esta postura, Santa Cruz demonstrou tentativa de uso político da ordem, na avaliação do Ministério Público. “O atual presidente utiliza o manto de uma das principais instituições do estado democrático brasileiro para agir como militante político”, conclui o procurador responsável pelo caso, Wellington Divino Marques de Oliveira. Caso condenado, o presidente da OAB poderá cumprir pena de seis meses a dois anos de detenção, além de multa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
NICEIA
2019-12-21 23:17:08quando e quem vai julgar o Santa Cruz?
Márcio
2019-12-20 17:08:20A OAB precisa, urgentemente, ter esse energúmeno como página virada. Já teve muitíssimo mais que os 15 minutos de fama...
Barros
2019-12-20 12:20:15Presidente da OAB (Ordem dos Amigos dos Bandidos) preso? Sabe quando? Nunca!
José
2019-12-20 06:45:25Esse cidadão não possui estatura para estar à frente de uma instituição como a OAB.
Maria
2019-12-20 03:33:16Esse “senhor” tem que aprender que respeito é bom e faz parte da ética de qualquer profissão. Regras são p serem cumpridas. O BRASIL ACORDOU!
Gaúcho de Tradição
2019-12-20 02:06:14Eu preciso saber com toda humildade, para que serve a OAB? Ordem dos Advogados do Brasil. Ordem num ambiente que nunca teve, Advogados, que eram para ser profissionais respeitados viraram um bando de abutres. Brasil, País livre que se guia sozinho impulsionado por este povo calejado e trabalhador, cercado de pilantras engravatados e tramposos chamados de políticos. A OAB é tão importante para o Brasil, como a CUT é para os trabalhadores, ou seja, muitos trabalham para sustentar vagabundos.
Carlos
2019-12-20 00:53:02Estava demorando.
Elcir
2019-12-20 00:52:29Tomo papudo?
Carlos
2019-12-19 23:18:10Com o o PT aparelhou as instituiições brasileiras Vai ser dificil faxinar tudo
Miguel
2019-12-19 22:58:32O termo ESQUERDOPATA foi aposentado. Em homenagem ao paulo freire eles passarão a ser chamados de COMUNERGÚMENOS.