Agência Brasil

MPF denuncia presidente da OAB por calúnia contra Moro

19.12.19 17:10

O Ministério Público Federal denunciou na quarta-feira, 18, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz (foto), por calúnia, devido a uma declaração sobre o ministro da Justiça, Sergio Moro. Ao se referir à postura de Moro em relação à Operação Spoofing, Santa Cruz afirmou em julho que o ministro “usa o cargo, aniquila a independência da Polícia Federal e ainda banca o chefe da quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas”. A operação prendeu hackers que invadiram celulares e aplicativos de conversa de autoridades, como o próprio Moro e o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

O MPF pediu o afastamento de Santa Cruz de suas funções no Conselho Federal da OAB, como medida cautelar. Para o Ministério Público Federal, Santa Cruz teve a intenção de acusar Moro de formação de quadrilha. A denúncia lembra que a acusação tem o agravante de ser dirigida a um funcionário público e em razão do trabalho que executa.

A denúncia menciona ainda o pedido feito por Santa Cruz para ingressar, como assistente, no processo da Operação Spoofing. Para o MPF, o pedido não tinha nenhum amparo legal, e visava a interferir no andamento das investigações, porque o presidente da OAB queria tomar a função de controle externo da atividade policial, atuando como fiscal do Poder Judiciário.

Com esta postura, Santa Cruz demonstrou tentativa de uso político da ordem, na avaliação do Ministério Público. “O atual presidente utiliza o manto de uma das principais instituições do estado democrático brasileiro para agir como militante político”, conclui o procurador responsável pelo caso, Wellington Divino Marques de Oliveira. Caso condenado, o presidente da OAB poderá cumprir pena de seis meses a dois anos de detenção, além de multa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A OAB precisa, urgentemente, ter esse energúmeno como página virada. Já teve muitíssimo mais que os 15 minutos de fama...

  2. Esse “senhor” tem que aprender que respeito é bom e faz parte da ética de qualquer profissão. Regras são p serem cumpridas. O BRASIL ACORDOU!

  3. Eu preciso saber com toda humildade, para que serve a OAB? Ordem dos Advogados do Brasil. Ordem num ambiente que nunca teve, Advogados, que eram para ser profissionais respeitados viraram um bando de abutres. Brasil, País livre que se guia sozinho impulsionado por este povo calejado e trabalhador, cercado de pilantras engravatados e tramposos chamados de políticos. A OAB é tão importante para o Brasil, como a CUT é para os trabalhadores, ou seja, muitos trabalham para sustentar vagabundos.

  4. A OAB necessita urgentemente de um presidente ddigno e de respeito, porque com o atual , está passando muita vergonha e sua reputação está indo por água abaixo!!

  5. Nessa foto, esse tal de Santa Claus,está muito parecido com o candidato a presidente que caiu de avião na reeleição da Dilma. Parecem todos parentes!!!!

  6. O presidente da OAB é muito inescrupuloso pois faz acusações ao leo , tentado denegrir imagem de um agente público, sob a cobertura de uma instituição cada vez mais enfraquecida com atitudes de um presidente que coloca sua opinião acima do que pensa a maioria dos representados da OAB.

    1. O PT consegui destruir todas as instruções sérias deste país.

  7. A militância política deste senhor torna-se mais explícita a cada dia. Sabemos que o pai não morreu defendendo a democracia. "O fruto não cai longe da árvore".

  8. Muito obrigado MPF por colocar esse militante político no seu lugar, vai responder pelos crimes que comete. Felipe Petista agora vai ter que responder criminalmente.

  9. Calúnia? Na minha opinião o autor dessas declarações cometeu crime contra a segurança nacional. Já devia estar afastado até da advocacia.

  10. Chegam a ser ridículos os ataques contra Moro: Desde as distorções sobre a “gravidade” das “denúncias” inconsistentes das referidas mensagens da “Vaza Jato”, divulgadas ou divagadas fora do contexto, via Intercept e outras mídias, com interpretações lunáticas de larápios do dinheiro público ($$ do povo pago via impostos), ora repetidas pelo tal Felipe da OAB, que certamente não representa os Advogados brasileiros.

    1. Não existe reciprocidade entre a maldição e santidade. É um tremendo paradoxo dizer que a cruz é santa. Parece piada.

  11. A OAB demonstrou que não é capaz de selecionar e de eleger seus melhores quadros para presidi-la. De Ordem nada tem demonstrado. Reajam advogados do BR, a imagem de cada um de vcs esta atrelada àquela desordem esquerdopata.

  12. Fato de extrema gravidade. A medida cautelar é uma ação de inteligência e, sobretudo, de prudência. A inveja é um pecado mortal. Duplamente maléfico quando carregado do desejo de BANALIZAR os serviços de um CIDADÃO que tem provado perante a NAÇÃO a inabalável vontade de exterminar os crime de todas as matizes. O POVO ESTÁ COM O MORO E NÃO ABRE!

  13. Pelo menos 30 dias preso. Só 30 dias, mas que fosse na SOLITÁRIA. teria que cantar nosso Hino Nacional e não a Internacional Comunista que sabe de cor e salteado. Por favor, por favor, ao menos 30 dias para ver o que é bom pra tosse. E 15 para quem lhe der um HC !!!

  14. Sou advogado, embora não atue me sinto envergonhado pela postura do Dr. Santa Cruz. Deveria sim se preocupar com a postura do Ministro Dias Toffili e outros.

    1. TRANQUEM esse BABACA numa Solitária e joguem a chave fora.

  15. Que notícia maravilhosa. Com esse Presidente militante de facção criminosa a OAB vinha se desacreditado e provocando revolta .

  16. Excelente matéria. Esse advogadozinho esquerdopata é pobre coitado é não merece estar à frente como presidente da instituição dos advogados do Brasil. Usa cargo para criticar todo mundo contrário aos seus anseios políticos e contra aqueles que se opõem ao seu ideário. Não é digno de ser presidente dessa instituição, qual seja, a Ordem dos advogados do Brasil.

  17. Por que será que esse presidente da OAB, Batoré e Botafogo, também presidentes no parlamento, tem alguma semelhança física e mental?

  18. Muito justo. Este sujeito , sem ética, tenta se blinda do cargo, que momentaneamente ocupa, para falar um monte de asneiras, manchando o nome da OAB, entidade esta, que tem por principio defender a verdade e a lei, além de representa todos os advogados do Brasil.

  19. Esse Presidente da OAB consegue ser um dos maiores babacas que já chegaram nessa função. Acho que a maioria dos advogados do Brasil não o apoiam.

  20. A OAB sempre atuou como braço sindical do PT. Mas GM vai entrar em campo e vai relembrar que o MPF tá cheio de bebuns. O tempora! o mores! Até quando, GM, vais abusar da nossa paciência????

  21. Bons advogados se envergonham deste que pretende ser o representante desta classe proficional. Não passa de um desqualificado esquerdopata.

  22. Perigoso militante de esquerda,falta-lhe postura e compostura para o cargo que ocupa. Até quando advogados sérios deste país vão deixar-se representar por essa indesejável figura. E o decôro?

    1. Advogados sérios?! Os maiores escritórios de advocacia ganham fortunas com estes delinquentes de colarinho branco!!

  23. Estava na hora de dar um basta de tudo de ruim que esse cidadão vem fazendo contra autoridades, principalmente ao Dr. Sergio Moro

  24. demorou .... Não sei como alguém com essa postura pode ( se é que deve) ocupar a representatividade de classe profissional tão desacreditada. Falas e posturas colocam a categoria ainda mais em descrédito.

  25. Quem recebe a denúncia e manda prender esse cara? Deus na causa. O ministro Sérgio Moro deve ser respeitado porque ê um homem de caráter ÍNTEGRO.

    1. Mesmo que, repetindo, mesmo que não fosse o homem mais integro do mundo teria que ser respeitado como cidadão e ministro. No caso específico, é integro sim, e o POVO sabe disso. Moro é o nosso herói e leal ao presidente. É uma das poucas pessoas que conheço que não deixa a vaidade lhe dominar, mesmo com as narrativas que tentam impor o contrário. Se Moro pudesse ser convencido a se tornar o candidato a Vice de Bolsonaro seria um Desastre. Em tempo, para a esquerda !!!

  26. Uma pessoa desprezível é o mínimo que se pode dizer do Sr. Santa Cruz. Se vale de uma instituição idônea para se projetar e dizer que é militante político mesmo. Na carteira de clientes de sua banca tinha a Petrobrás. Coincidência ele defender tanto o PT? Não, dinheiro e poder é o que conta. Resumindo a uma palavra: Vergonha.

  27. Esse senhor mancha a honra dos membros do Conselho da Classe que ele diz representar. Como diria um político importante: um energúmeno.

  28. O MPF tem que enquadrar esse petista palhaço. Ele envergonha a classe dos advogados falando asneiras e mostrando a sua insignificância. A classe precisa despetizar a OAB.

  29. Grande dia!!...tarda mas não falha!....instrumentalizar a Ordem para realizar oposição política é asqueroso, imoral e repugnante! Que sirva de parâmetro para conter os abusos de falsos democratas!

  30. Esse senhor necessita tomar um corretivo. Protegido da esquerda diz o que quer esquecendo-se totalmente da maneira correta de atuar como Presidente da OAB. Penso que seja uma grande vergonha para TODOS os advogados do Brasil tratar o ministro da Justiça de forma equivocada.

  31. infelizmente as instituições, em sua grande maioria perderam a credibilidade...... só mais uma - uma pena - e como aqui no .... ficara tudo como está, ñ irá dar em nada.

  32. Será que esse presidente da OAB andou bebendo demais? Ministro Sérgio Moro chefe de quadrilha? Cala boca, Magdo! Parabéns ao MPF pela iniciativa.

  33. Não consigo entender com os advogados associados da OAB ainda votam num indivíduo desclassificado deste nível para ocupar esta posição. Algum advogado ou alguém suficientemente esclarecido poderia me explicar por favor. Aparelhamento do PT??

    1. Eleição Indireta. Nas diretas Santa Cruz perderia ...

    2. when elege o presidenteé o conselho com poucos membros,os quais são escolhidos a dedo para negar o voto pq o candidate é sempre o mesmo.

    3. Quem vota no presidente da OAB não são os advogados mas os conselheiros federais de cada estado.

  34. A OAB deveria fazer um mea culpa por permitir um oportunista militante assumir o cargo que abrigou grandes nomes e honravam o país. Deve impichar o cidadão

    1. Crusoe esta censurando comentarios... Foi comprada pela folha?

    2. Esses 3 porquinhos (presidentes) está precisando virar palheta na churrasqueira.

  35. Instituições que deveriam ser sérias, respeitáveis, exemplares, estão sendo desacreditadas, esculachada por seus presidentes....OAB, Câmara, Senado,,....

  36. Sensacional!! Que respeite a posição que ocupa. Pouco embora não tenha sido eleito legitimamente pelos advogados vinculados à Ordem, fala besteira em nome de todos, fazendo mal uso da função que indevidamente ocupa, estando à frente de uma das maiores e mais lucrativas instituições do país.

  37. Beleza. Já tinha passado da hora desse sujeito ser enquadrado . Como advogado, ele não me representa, sendo uma vergonha nacional para a OAB.

Mais notícias
Assine agora
TOPO