O recado que a derrota dos trabalhistas manda aos democratas americanos
O Partido Trabalhista do Reino Unido teve sua maior derrota eleitoral em décadas. A agremiação conseguiu apenas 203 cadeiras no Parlamento, 59 a menos do que em 2017. Entre os tradicionais eleitores do Partido Trabalhista que escolheram outra legenda nas eleições desta quinta-feira, 37% alegaram estar descontentes com o líder do partido, Jeremy Corbyn. "Corbyn...
O Partido Trabalhista do Reino Unido teve sua maior derrota eleitoral em décadas. A agremiação conseguiu apenas 203 cadeiras no Parlamento, 59 a menos do que em 2017.
Entre os tradicionais eleitores do Partido Trabalhista que escolheram outra legenda nas eleições desta quinta-feira, 37% alegaram estar descontentes com o líder do partido, Jeremy Corbyn.
"Corbyn levou o partido demais para a esquerda. Ele montou um programa dos anos 1950, o que acabou implodindo o consenso criado por Tony Blair", diz o cientista político Enrique Natalino, professor da PUC de Minas Gerais. "Blair foi quem modernizou a agenda trabalhista com uma visão mais liberal na economia."
Mesmo distritos do norte na Inglaterra, mais industrializados e que eram reduto dos trabalhistas, escolheram candidatos conservadores para o Parlamento nas últimas eleições.
Para Natalino, a derrota dos trabalhistas manda uma mensagem importante para os democratas americanos. Dois pré-candidatos, Bernie Sanders e Elizabeth Warren, recorrem a um programa muito parecido com o de Corbyn, com mais intervenção estatal e aumento de impostos.
"Nos Estados Unidos, quem trouxe o Partido Democrata para o centro foi Bill Clinton. Assim como Blair no Reino Unido, Clinton defendeu uma economia mais liberal e mais aberta para o mundo", diz Natalino. "Um programa populista de esquerda nos Estados Unidos poderia afugentar os eleitores mais moderados, da mesma maneira que Corbyn fez no Reino Unido."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Bia
2019-12-15 17:48:11Crusoe, fiz um comentário e qdo fui postar, vi que não estava logada. Copiei, loguei, e quis colar o comentario que EU havia escrito, mas vcs não deixaram pq acharam que eu estava cpt o conteúdo da revista. Querem fazer site inteligente, façam de fato, pois como está só irritam os assinantes!
EMERSON
2019-12-14 19:42:40O PSDB, se não quiser virar nanico, é bom ficar de olho nessa lição.
Jarbas
2019-12-14 19:38:48E só pensar um pouco, em qualquer país do mundo, e a esquerda radical não ganha nenhuma eleição .
Isnard
2019-12-14 18:01:50Por motivos diversos, o mundo inteiro parece estar guinando para a direita, salvo um ou outro país. O fracasso dos programas da esquerda, “quando o dinheiro dos outros acabou” nas palavras de Elisabeth Thatcher; uma onda de corrupção, sob a capa de ações humanitárias; a imigração descontrolada, com toda uma série de perturbações da ordem a reboque. Tudo isso parece estar levando os eleitores a escolher os candidatos conservadores, mais à direita.
Pedro
2019-12-14 17:43:05Moro em uk. O Jeremy é um Lula que estudou.... está e a única diferença. Da nojo de escutar ele falar... e o mesmo discurso idiota do “se há governo, sou contra.”.... não interessa qual era o assunto... a boca dele (igual a do Lula) só serve pra proferir excrementos.
NEY
2019-12-14 16:43:47Deu “ruim” para a canalhada esquerdopata Fabiana inglesa e, por consequência, para os cúmplices infiltrados no Partido Democrata americano. Com isso, cada vez mais afunda o plano Globalista das esquerdas mundiais. A Internet facilitou a reação da direita ao facilitar “abrir os olhos” dos eleitores sobre a conspiração internacional para a implantação de um governo mundial único sob a égide hegemônica da ideologia socialista marxista (sob a direção dos marxistas ingleses desde o fim da II Guerra
Paulo
2019-12-14 14:50:48Bernie Sanders no comando seria um retrocesso para os americanos. Quando o Estado começa a se intrometer demais no país, a economia fica com o freio de mão puxado: pode andar mas não como deveria.
Sandro
2019-12-14 03:26:33A farsa do discurso da esquerda está caindo no mundo toda, parece que acordamos para a incongruência entre o que pregam e o que acontece na realidade. E não me venham com papinho dos países nórdicos que seriam o modelo de socialismo. Lá as pessoas pagam mais de 50% de seus salários em impostos para terem serviços em saúde e transporte. Mas o sistema lá é capitalista, ou vocês acham que Scania, Gripen, Nokia vivem do socialismo? EU prefiro pagar minhas contas e não que o governo o faça por mim.
Marcos
2019-12-13 20:44:12Meu palpite é que os democratas mais radicais dobrem a aposta. A especialidade deles é ignorar a realidade.
DIMITRI
2019-12-13 20:02:18Trump ficará até 2025 e Bolsonaro até 2027.