O ataque de Lewandowski a Fux
Ao determinar o cumprimento imediato de sua decisão que autoriza o ex-presidente Lula a falar à Folha de S.Paulo, o ministro Ricardo Lewandowski ataca frontalmente Luiz Fux, que na última sexta-feira suspendeu a entrevista. Lewandowski aponta oito erros no despacho de Fux. Diz que ele teve motivação “subalterna” e classificou sua decisão de “teratológica”. A decisão de...
Ao determinar o cumprimento imediato de sua decisão que autoriza o ex-presidente Lula a falar à Folha de S.Paulo, o ministro Ricardo Lewandowski ataca frontalmente Luiz Fux, que na última sexta-feira suspendeu a entrevista.
Lewandowski aponta oito erros no despacho de Fux. Diz que ele teve motivação “subalterna” e classificou sua decisão de “teratológica”.
A decisão de Lewandowski é mais um capítulo da batalha jurídica envolvendo a possibilidade de Lula conceder entrevistas, solicitadas pela Folha e por outros veículos de comunicação. Primeiro, a Justiça Federal em Curitiba vetou. Depois, Lewandowski autorizou, o que em seguida foi barrado por Luiz Fux, vice-presidente do STF.
Agora, Lewandowski faz uma série de críticas ao colega de tribunal. Escreveu o ministro: “Constata-se, portanto, que a estratégia processual, a qual redundou na decisão aqui atacada, inteiramente tisnada por vícios insanáveis, foi arquitetada com o propósito de obstar, com motivações cujo caráter subalterno salta aos olhos, a liberdade de imprensa constitucionalmente assegurada”.
Ao listar os "oito erros" de Fux, Lewandowski diz que ele não poderia suspender a liminar e que o Partido Novo não tinha legitimidade para pedir a suspensão da entrevista. Afirma ainda que Fux subverteu a hierarquia do Supremo porque o vice-presidente e o presidente do tribunal não teriam poderes para revisar decisão jurídica de um colega -- a revisão, diz ele, é cabível apenas em decisão administrativa.
Uma das críticas mexe diretamente com a vaidade de Fux no plano jurídico. Lewandowski disse que o colega ministro não seguiu regras do Direito Processual Civil. Detalhe: Fux é um dos idealizadores do Código de Processo Civil – apelidado por muitos juristas de “Código Fux”.
“A decisão proferida pelo Ministro Luiz Fux deixou de observar regra basilar de Direito Processual Civil, consistente na análise prévia, por parte de qualquer juiz, das condições da ação, mais especificamente da legitimidade ativa ad causam do autor”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria Tereza
2018-10-03 08:29:35Blá , blá, blá
Helena
2018-10-03 07:53:33O povo brasileiro não merece ter na Suprema Corte advogados do PT travestidos de Ministros. No entanto, com suas atitudes acabam ajudando a quem não querem! O povo brasileiro está acordando, excelências!
MARIO
2018-10-02 11:41:54Esta revista não esta me agradando, não é quente nem fria, e vai cozinhando os leitores em banho maria.
José Coelho
2018-10-02 10:53:08Dizem que o Lewandowski corou de raiva do Fux. Epa! Vampiro fica corado?
Roberto 21
2018-10-02 10:37:19Os petistas estão apavorados com a possível vitória do Bolsonaro. A "entrevista" de Lula seria propaganda eleitoral pura e Lewandowski (petista purowski) está também apavorado. Perdeu, ainda bem...
Adhemar
2018-10-02 09:34:51O que me impressiona é o cinismo e o despudoramento de Lewandowski, além de não possuir conduta ilibada, nem notório saber jurídico, condições imprescindíveis para um juiz do STF, ainda se arvora em arauto das leis. um canalha, como outros da Segunda Turma do STF, que enchem de indignação qualquer pessoa que ame a Justiça. O pior é que vamos ter de presenciar suas atividades criminais durante nuito tempo. Uma vergonha!
Entrevista de Lula
2018-10-02 09:22:59No vamente autorizada pelo polenteiro do ABC nesta manhã a Florestan. Pode ?
Didmar
2018-10-02 09:15:40Comentario de Alexandre garcia ontem : “Lewandowski rasgou a constituição ao permitir candidata Dilma”. Precisa falar mais?
Roberto
2018-10-02 09:10:47Um desqualificado como esse, acha que tem o que falar de outrem, hahahahahaha
Marcos
2018-10-02 08:30:19Estou cansado do Lewinsky. Desculpe-me. Ato falho.