Patrocínios ocultos: ex-assessora tenta diminuir papel de Gilmar

14.05.18 20:25

A propósito de reportagem publicada por Crusoé na última sexta-feira sobre os patrocínios ocultos ao Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), a advogada Dalide Corrêa, braço direito do ministro Gilmar Mendes por duas décadas e ex-diretora da instituição, assume a responsabilidade pelos contratos, procura livrar o ex-chefe de participação nas tratativas e diz que a decisão de exibir ou não as marcas das empresas era “unilateral do patrocinador”.

Segundo Dalide Corrêa, os patrocinadores que davam dinheiro para os projetos do IDP não apareciam como tal se não quisessem — e, quando não queriam, tudo era registrado em contrato. “Ao IDP cabia o cumprimento do pactuado contratualmente, tendo em vista que a exposição da marca era decisão unilateral do patrocinador”, diz.

Como revelou a reportagem, muitas das empresas que contribuíram com o instituto nos últimos anos — inclusive as que tinham seus nomes mantidos em segredo — têm interesse em processos em curso no Supremo Tribunal Federal, do qual o ministro Gilmar Mendes, dono do IDP, é integrante.

Na nota, Dalide Corrêa se esforça para eximir o ministro de responsabilidade: “Sinto-me na obrigação de esclarecer que todas as tratativas para a celebração destes (contratos) eram de minha iniciativa e competência”. “O ministro Gilmar Mendes atuava como coordenador científico do IDP, e apenas estabelecia as linhas acadêmicas de atuação da instituição educacional e de pesquisa, ministrava aulas nos cursos do instituto e, tal qual, era remunerado por essa prestação de serviços específica. Não houve pagamentos relacionados à participação em patrocínios”.

Como mostrou a reportagem de Crusoé, não é exatamente o que diz uma troca de mensagens em que o ministro, gentilmente, pede à própria Dalide: “Veja se consegue começar a me pagar o resultado do patrocínio”. Ela, diligente, responde: “Quer de uma vez ou dividido?”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se papo furado matasse......O boca mole é dono do negócio. Quando é pego de calça curta, vira apenas um "coordenador científico". É óbvio que haviam e há patrocínios com a intenção de influenciar o juíz.

  2. Esse juiz é a maior vergonha nacional, ele era promotor deveria ter aprendido defender o povo, mas não advoga em favor de amigos e apaniguados, realmente é para ir embora logo se posivel colocado pra fora

  3. Se pegarem esta sra Dalibe e fazer com ela o mesmo que fizeram com a Maria Helena (da odebrecht), que é só prender, ela conta muito mais coisas!

  4. Quem acredita nisso? Um ministro da suprema corte que mantém um instituto cuja atuação é dúbia e ainda por cima com patrocinadores ocultos doando cifras na casa do milhões... tudo normal, formalizado em contrato, de acordo com a lei.... Só nesse país mesmo. E ninguém se opõe...

  5. A verdade, quando aparece, prevalece. O IDP deve prestar contas e o Gilmar ser interrogado. Nenhum país que quer ser sério pode aceitar um membro do Supremo Tribunal que está repleto de conflitos de interesse, mas que não os reconhece.

    1. Concordo, mas terá gás até o final? Até passar tudo a limpo? Essa batalha está longe de acabar... Uma lástima o país ter chegado onde está.

    2. Tanto não é um caso perdido, que muita coisa está vindo à tona.

  6. Digo, volto a repetir..... onde está a Receita Federal? Para que serve a instituição? Malha fina para que paga escola dos filhos. E essa gente toda? Ninguém fiscaliza? Há necessidade de se fazer um pente fino na Receita Federal também. #LavaJatoNaReceitaFederalUrgente

  7. Que vergonha! E nós ainda temos que assitir à atitude boçal daquele mamute, na nossa cara, pela TV Senado. Que raiva! Chega, outubro, chega logo!

  8. É incrível como todos que entram na alça de mira costumam sair corrrendo com as calças na mão dando desculpas que ficam entre o bizarro, patético e ridículo. Quer dizer, então, que os patrocinadores escolhiam a IDP por causa da advogada, mera burocrata empurradora de papéis? Por que uma Souza Cruz, JBS , etc, jogariam uma tonelada de grana na escola? Porque a doutora é simpática? Pô, respeite a inteligência alheia. O público não é o idiota que aparenta.

  9. G/Mendes pego, não pode negar que definitivamente ele está pra lá de suspeito nos processos "dos doadores ocultos" de seu Instituto.

  10. Que promiscuidade! Um servidor público - da mais alta corte da República - fatura no paralelo com o poder e a competência do seu cargo. Em qualquer país minimante sério tava em cana e teria que devolver o fruto dessa negociata. No Japão dava Haraquiri e na China pelotão de fuzilamento.

  11. Como já falei antes, esse Sr Gilmar e sua turma, pensa que o povo brasileiro ainda é o mesmo dos tempos coloniais, onde todos obedeciam ao seu senhor. Então Sra Dalide, por favor, nos poupe dessas desculpas, não tente amarrar cachorro com linguiça, pois grande parte da sociedade brasileira, já sabe do mar de lama, onde chafurdam os grandes poderes da nação.

  12. O GILMAR MENDES É UM CORRUPTO CONTUMAZ . SUAS REAÇÕES , INOMINÁVEIS O ACUSA , O REVELA A SUA VERDADEIRA FACE . É UM AGENTE DAS QUADRILHAS GOVERNAMENTAIS E EMPRESARIAIS INTENCIONALMENTE , PONTO . ELE NÃO PASSA DISTO . PONTO

  13. O que estamos esperando para irmos pras ruas pedir o impeachment desse senhor ???? Já passou da hora desse cabra aproveitar os bilhões que tem em Portugual !!!!

  14. Pessoal ds Crusoé. Uso sempre o mesmo celular e todo o santo dia tenho que entrar com a senha. Assino outras publicaçoes e normalmente o aparelho é reconhecido e o acesso liberado. Tem arrumar isso aí viu?

    1. Deve configurar devidamente o seu celular, porque com o meu isso não ocorre.

  15. Dalide, não se preocupe em explicar, somos todos trouxas. Mas, a emenda ficou pior que o soneto, se me permite. Piorou ainda mais para o lado do Gilmar

  16. A resposta dessa senhora só evidenciou que há muito, mas muito mais coisas muito erradas nesse IDP. Empresa que patrocina evento e não quer que seu nome apareça é pq conta com outro tipo de contra partida e aí é que é o problema uma vez que essa empresa tem ações nas mãos do juiz que é o dono do Instituto que promoveu o evento patrocinado. Não existe almoço grátis, principalmente para ministros dos STF. Impeachment já!

  17. Quer de uma vez ou dividido? Mande uma parte agora. O Brasil não deve deixar estas coisas passarem em branco. É hora de passar tudo a limpo.

  18. E quando Gilmar Mentes será julgado por corrupção?? Esse corrupto safado, velho, brocha e canalha, traidor lesa-Pátria é um caso pro Superior Tribunal Militar, já que o Conselho Nacional de Justiça NÃO EXISTE e NÃO DECIDE NADA!! Palhaçada é esse STF. Se o pescoço do Beiçola estivesse ao meu alcance, faria uma "murcília pra cachorro" com aquele papo grande!! Ou entregaria ele para o Macarrão amigo do goleiro Bruno, especialista em alimentar cachorro c/carne macia e branca da Elisa Samúdio.

  19. É uma piada que este senhor com a maior cara de pau queira explicar o inexplicável! Uma vergonha para a magistratura brasileira. Um deboche com o povo brasileiro!

  20. Seria o IDP uma "lavanderia perfeita"? Seria o IDP um tipo de Instituto Lula? Seria o "Togato" o corrupto em perfeito disfarce? Seria IDP a maxima academia jurídica do país? Afinal seu mecenas, o Togado, tem sido absolutamente convicto em inocentar "paulos e pretos injustamente" denunciados. São apenas perguntas....

    1. Perguntas muito pertinentes. Ele ou ela consegue respondê-las?

  21. é sempre assim, quando a algema se aproxima o coronel arranja um(a) mané pra assumir suas culpas... só não cola mais, o coronel de merda tá mais sujo que pau de galinheiro... e só esperar o ano que vem... como trocaremos 54 senadores os novatos impicharão o pilantra...

    1. Só voto em senador que se comprometa a Impechar Gilmar Mendes.

  22. ESTE BANDIDO , TRAVESTIDO DE JUIZ , DEVERIA SER EXPULSO A SOCOS E PONTAPÉS DO STF (ASSIM COMO TÓFFOLI , MARCO AURÉLIO MELLO E LEWANDOWSKI) , JOGADO NUMA ENXOVIA E LÁ APODRECESSE.

  23. Sabemos dos limites mas tem explicação porque OAB, as chamadas ONGs não se manifestaram ainda? Eles tem liberdade de usar estas notícias e investigar?

  24. Não existe o tal conceito de “almoço grátis”. Quem paga, patrocina ou dá suporte espera, mais cedo ou mais tarde, recuperar o “investimento” através da cobrança sutil, nas sombras, à socapa. E o tal GM vai atender às “demandas”, com ações camufladas como “legais, do Estado de Direito”.

  25. Qualquer empresa que vise ao lucro só se aventura em patrocínios que alcancem o seu público-alvo. Não há nenhum sentido em se ocultar do seu público-alvo, a menos que o público-alvo queira permanecer oculto, como parece ser o caso do beiçola.

  26. Para falar deste jeito só pode haver três possibilidades: ganha muito dinheiro para assumir a culpa, corre risco de morrer ou há risco de alguém de sua família, ou as duas possibilidades. Que fidelidade justifica esta atitude? É um Deus ou é mafioso?

  27. Não é um caso original. É por intermediários que se vende a proteção desse tipo. Nunca diretamente, uma vez que a venda direta enfraqueceria o "protetor" aos olhos daquele instado a pagar. A intermediação permite negociação ponderada dos valores e condições, sem constrangimento.

  28. Nenhuma empresa que viva do lucro vai colocar dinheiro em patrocínio se não for para ter seu nome veiculado para o público-alvo. A simples decisão de ficar oculta já denota que o público-alvo é oculto e não quer publicidade.

    1. Sim. E desta vez o Gilmar foi ferido e acusou o golpe. Está tentando se estudar atrás de uma subalterna. Parabéns Crusoés!

  29. Me tornei assinatante da revista por que acredito no papel imparcial que vocês exercem. Não retrocedam nunca, Deus abençoe.

  30. Como este homem é inocente, meu Deus! Como ele é babaca, não tem a mínima responsabilidade pelo que a sua equipe faz! Realmente não tem competência para exercer o cargo que exerce. Qualquer um passa a perna nele, coitado. Rouba e nem sabe.... ela deve realmente ter pego todo este dinheiro para ela. Tem uma semelhança com o discurso lulista, não? Nem coragem para admitir seus feitos tem! Impeachment é pouco. Uma prisão básica é recomendável. Ou é um Deus que não pode nem ser tocado?

  31. Se eles se sentiram incomodados à ponto de tentar explicar o inexplicável, PARABÉNS Crusoé, vcs estão no caminho certo!!!! A verdade incomoda aos que a esconde!

  32. Resultado de patrocínio. Para definir o tal resultado seria bacana cruzar dados entre patrocinadores e andamento dos processos. O "resultado" será irrefutável. Mas eu ainda creio que há outros caminhos para chegar ao ministro boçal. Como o escritório em que trabalha sua digníssima esposa.

Mais notícias
Assine agora
TOPO