As tarifas do aço e a aposta eleitoral de Trump
No ano passado, ao anunciar uma sobretaxa a importações de aço e alumínio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), alegou questões de segurança nacional. Nesta segunda-feira, 2, o motivo foi outro. Trump falou que Brasil e Argentina estavam desvalorizando intencionalmente suas moedas. "O argumento da vez pode mudar, mas o fundo de tudo...
No ano passado, ao anunciar uma sobretaxa a importações de aço e alumínio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), alegou questões de segurança nacional. Nesta segunda-feira, 2, o motivo foi outro. Trump falou que Brasil e Argentina estavam desvalorizando intencionalmente suas moedas. "O argumento da vez pode mudar, mas o fundo de tudo isso é eleitoral. Trump falou na campanha que iria reativar a indústria de carvão e do aço nos Estados Unidos e está tentando cumprir a promessa de qualquer jeito", diz o advogado Marcelo Godke, especialista em direito comercial, em São Paulo.
A dificuldade, para Trump, é que mesmo pesadas sobretaxas contra metais de outros países podem não resolver a situação do setor nos Estados Unidos, que está em decadência.
"Este é um setor que não está indo bem. Quando Trump anunciou pela primeira vez que colocaria tarifas nas importações de aço no ano passado, grandes usinas colocaram em operação antigas linhas de produção, mas elas fizeram um aço de alto custo e de maneira ineficiente. O negócio não se mostrou sustentável", diz a analista Laura Baughman diretora da Trade Partnership Worldwide, nos Estados Unidos.
A produção não dá certo porque os Estados Unidos só conseguem ser competitivos na produção de aços especiais. Para os metais mais simples, que são commodities, o país continua importando do Canadá e do México, dois dos maiores fornecedores.
Apesar dos esforços de Trump, ele dificilmente conseguirá reverter a penúria do setor a ponto de criar milhares de empregos. "As demissões já aconteceram. A questão agora é como os trabalhadores demitidos se comportarão nas próximas eleições. Eis a pergunta que todo mundo está fazendo nos Estados Unidos", diz Laura.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Jose
2019-12-04 10:59:07Aço polui muito, gera pouco dinheiro, gasta muita energia, água, etc. Esta é a razão pela qual os países desenvolvidos transferiram este tipo de indústria para os países pobres e pouco inteligentes, tal como o Brasil. O Trump tentou fazer o Estados Unidos voltar ao passado, mas o mercado e os investidores não deixaram, pois economia inteligente é focalizada em tecnologia, inteligência e alto valor agregado.
LUIZ
2019-12-04 10:33:14Parabéns Duda Análise correta e técnica Isso é a meu ver jornalismo isento