Força-tarefa da Lava Jato divulga nota em apoio a Deltan Dallagnol
Os procuradores da Lava Jato no Paraná divulgaram na tarde desta terça-feira, 26, nota em apoio ao coordenador da operação, Deltan Dallagnol (foto), punido com advertência hoje pelo Conselho Nacional do Ministério Público. A punição foi por declarações que Deltan deu em entrevista à rádio CBN alertando que algumas decisões do Supremo Tribunal Federal poderiam...
Os procuradores da Lava Jato no Paraná divulgaram na tarde desta terça-feira, 26, nota em apoio ao coordenador da operação, Deltan Dallagnol (foto), punido com advertência hoje pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
A punição foi por declarações que Deltan deu em entrevista à rádio CBN alertando que algumas decisões do Supremo Tribunal Federal poderiam ser interpretadas como um incentivo à corrupção. O procurador irá recorrer da decisão. A íntegra do comunicado segue abaixo:
Diante da notícia de que o Conselho Nacional do Ministério Público deliberou pela aplicação da pena de advertência ao procurador da República Deltan Dallagnol, todos os demais integrantes da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, respeitosamente, discordando da decisão do colegiado, externam sua solidariedade e amplo e irrestrito apoio ao coordenador da força-tarefa.
A punição decorre de manifestação do procurador da República sobre julgamentos oriundos de parte da 2ª Turma do STF, feita à rádio CBN em entrevista de 15/08/2018, cuja pauta era a campanha “unidos contra a corrupção”. Dentro do Ministério Público Federal, o Conselho Superior arquivou o caso por entender que não houve quebra de decoro, e que a fala estava dentro do âmbito da liberdade de expressão. Hoje, o Conselho Nacional do Ministério Público entendeu diferente e puniu Deltan Dallagnol.
A transparência, a comunicação social e o livre debate público de todos os atos de autoridades, entre estes os atos judiciais, são pilares da democracia, permitindo o conhecimento da sociedade sobre a forma como os casos de corrupção são julgados, e também sobre como o sistema de justiça funciona para responsabilizar pessoas com alto poder econômico e político. Buscando a melhoria do sistema como um todo, a crítica de atos de autoridade pública, em matéria de interesse público, está no centro da liberdade de expressão, a qual existe para proteger justamente o direito à crítica, e não elogios. O exercício do direito de livremente expor ideia é fundamental para a construção de uma sociedade ciente de seus problemas e engajada na sua solução.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eliani
2019-11-27 17:39:15Apoio total a Deltan. Além disso, se ele precisa ser punido por ofender a corte, quem vai punir a corte por ofender a ele? O ministro Gilmar Mendes já o ofendeu inúmeras vezes também, publicamente e até na sala de votação do STJ
Guido
2019-11-27 16:15:23O povo patriota brasileiro também te apoia 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
JAT
2019-11-27 15:12:12A justica ? perder tempo com besterol . País de faz de conta.
Sonia
2019-11-27 13:52:43O que fez Aras nesse caso ?
ROBERTO
2019-11-27 11:55:00Siga em frente Dr Deltan. Esses canalhas ainda pagarão por mais essa injustiça que estão fazendo com o nosso herói!
Martha
2019-11-27 11:16:48Estamos com você Dellagnol, não esmoreça!! Força e coragem!! Deus te abençoe sempre!!
Bernadete
2019-11-27 09:41:01Antes de mais nada a Revista deveria nos fornecer os nomes que compõem esta CNMP. Deltan, a inveja e os interesses pessoais é que movem grande parte das instituições no Brasil, todas infestadas de petistas psolistas etc. VC faz parte do lado Bom da Força. A luz vai prevalecer sobre a escuridão.
ANTONIO
2019-11-27 07:08:04Força, Deltan! A força do bem vencerá!
Carlos
2019-11-27 01:13:51Bom dia! No próximo dia 08/12 voltaremos à ruas e praças do Brasil, para exigir que @Alcolumbre paute os pedidos de IMPEDIMENTOS de ministros com desvio de conduta e protetores de criminosos. Vamos aproveitar e renovar nosso apoio a esse Procurador que é orgulho dos brasileiros de bem(mesmo), Deltan Dellagnol.
Susie
2019-11-27 00:51:03Que canseira desse estado de putrefação, em que um homem de honra é punido por uma corja de ladrōes. Até quando?