Datafolha mostra afunilamento no segundo pelotão
Pesquisa Datafolha divulgada no início da noite desta sexta-feira mostra que o candidato do PSL a presidente, Jair Bolsonaro, já colhe dividendos eleitorais do atentado contra ele ocorrido no dia 6. De acordo com os números, ele tem 26% das intenções de voto ante os 22% anteriores ao crime. É mais do que o suficiente...
Pesquisa Datafolha divulgada no início da noite desta sexta-feira mostra que o candidato do PSL a presidente, Jair Bolsonaro, já colhe dividendos eleitorais do atentado contra ele ocorrido no dia 6. De acordo com os números, ele tem 26% das intenções de voto ante os 22% anteriores ao crime. É mais do que o suficiente para lhe garantir a vaga no segundo turno. O número é o mesmo da pesquisa Crusoé-Empiricus, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada na última quarta-feira.
O levantamento do Datafolha mostra que a disputa pela segunda vaga caminha para afunilar entre dois nomes à esquerda: Ciro Gomes, do PDT, e Fernando Haddad, do PT. Ambos estão empatados com 13%. Mas o petista cresceu nove pontos da semana passada para cá, o que mostra que a estratégia de vincular seu nome ao de Lula tem surtido efeito. A curva ascendente do crescimento de Haddad sinaliza ainda que há chances reais de ele ultrapassar Ciro nos próximos levantamentos.Ao mesmo tempo, o índice de rejeição do petista também aumentou -- é a transferência negativa de Lula.
Os dados não são animadores para os outros dois postulantes que integravam esse segundo pelotão: Geraldo Alckmin, da PSDB, e Marina Silva , da Rede. O tucano oscilou de 10% para 9%, o que mostra uma campanha estagnada, com dificuldades de avançar, a despeito de ter quase a metade do tempo da propaganda eleitoral na televisão. Pior do que sua situação é a de Marina, que experimentou uma fuga de eleitores em uma semana. Ele tinha 16% e, hoje, marcou 8%.
Marina aparecia em pesquisas anteriores como a principal herdeira dos votos de Lula, condenado e preso na Lava Jato. Sua queda coincide com a oficialização da candidatura de Haddad, na terça-feira, e a massiva estratégia petista de vinculá-lo ao ex-presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Marcello
2018-09-18 06:26:08O antagonista errou feio na eleição Americana. Ficou chato a torcida contra Trump e foi gostoso ver a decepção dos repórteres da Globo News. Parei de dar credibilidade a estes institutos que são instrumentos de fraude. Vocês têm que aprender que aqui vocês têm pessoas que desejam informações verdadeiras. Não essa manipulação da grande mídia mundial.
Fernando
2018-09-17 03:06:57Pelo Datafalha ele já está eleito!
Ruy
2018-09-16 09:56:28Colhe, na verdade, a crescente conscientização do povo brasileiro de que, mesmo sendo imperfeito, é a melhor opção para nos libertar da corrupção e da desonestidade politica, com sua independência para escolher bons e éticos assessores.
Alberto
2018-09-15 18:33:29Discordo que Bolsonaro "colhe dividendos eleitorais do atentado". O que ele colhe é a constatação pelo eleitorado que não há nenhum outro candidato com vontade de mudar alguma coisa nesse país. Simples assim. A medida que se aproxima a eleição esse consenso vai se avolumando sobremaneira. Bolsonaro vencerá no primeiro turno, com certeza. Nunca vi participação tão espontânea consciente e alegre.
Marília
2018-09-15 15:19:38As pesquisas são falsas, Bolsonaro ganhará no primeiro turno, estão querendo achar uma forma para enganar o povo , para esculhambar no segundo turno. Corja maldita.
GrandPa
2018-09-15 14:08:04A análise não deveria ser feita sobre os votos válidos conforme regra da eleição? Nesse caso Bolsonaro apresenta 32% e o 2o. colocado Ciro 16%. A rejeição a Bolsonaro, a meu ver, se refere obviamente a soma dos votos na esquerda e corresponde a cerca de 44%.
Cicero
2018-09-15 08:08:58Vox Populi, Data Folha, são usinas de fraudar pesquisas eleitorais a quem paga melhor. Marcos Coimbra, dono da Vox é colunista da Carta Capital, revista comunista, além de ser um vigarista e canalha.
Nilo Wander O. Aguia
2018-09-15 06:20:07Coitada da Marina. A melhor dentre os piores... Nosso povo, cada vez mais pobre (apesar das invejáveis e imensas riquezas naturais de nosso país e por culpa de nossos políticos imensamente corruptos), ao que parece, ainda vai ter que “apanhar muito para aprender” a votar. Eu mesmo já desisti, por ter me deixado enganar como um otario votando no lulla (com minúscula depois que se tornou o maior corrupto e corruptor de nossa história e sim, com os 2 “L” do collor e este com minúscula idem, claro).