Pressão interna levou à renúncia de Evo Morales na Bolívia
Evo Morales e Álvaro García Linera renunciaram aos cargos de presidente e vice-presidente da Bolívia neste domingo, 10. Pela manhã, Morales deu uma coletiva de imprensa dizendo que acataria a recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA), que apontou fraude no primeiro turno, no dia 20 de outubro. Ele convocou uma nova eleição e prometeu...

Evo Morales e Álvaro García Linera renunciaram aos cargos de presidente e vice-presidente da Bolívia neste domingo, 10.
Pela manhã, Morales deu uma coletiva de imprensa dizendo que acataria a recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA), que apontou fraude no primeiro turno, no dia 20 de outubro. Ele convocou uma nova eleição e prometeu substituir os membros do Tribunal Supremo Eleitoral. Mas o gesto não aplacou a ira da população, que seguiu protestando nas ruas.
No meio da tarde, as Forças Armadas fizeram um pronunciamento pedindo sua renúncia. Em seguida, Yuri Calderón, comandante nacional da Polícia Boliviana, seguiu no mesmo caminho. "Nós nos somamos ao pedido do povo boliviano de sugerir ao senhor presidente Evo Morales que apresente sua renúncia para pacificar o povo da Bolívia", disse Calderón.
Em um discurso na televisão estatal, Morales disse: "Lamento muito este golpe cívico, com alguns setores da polícia que quiseram atentar contra a democracia, a paz social, amedrontando e intimidando o povo boliviano".
No final da tarde, Morales e Linera viajaram de avião para a cidade de Cochabamba, onde o presidente conta com apoio dos cocaleiros.
"Morales perdeu as ruas, perdeu a polícia e não conseguiu mobilizar as Forças Armadas. Os grupos de delinquentes que o obedecem acabaram ficando em minoria frente ao movimento da cidadania", diz a cientista política boliviana Jimena Costa.
Em diversas cidades bolivianas, manifestantes comemoravam na noite de domingo o que chamavam de volta da democracia. Membros do Movimento ao Socialismo (MAS), o partido de Morales, saquearam lojas e fábricas na cidade de El Alto, próxima a La Paz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sergio
2019-11-11 08:22:04Interessante que aqui só temos cães que ladram, morder jamais... o congresso e o stress há muito tempo já deviam ter sido fechado pelo povo, parabéns aos irmãos bolivianos! Adelante hermanos aca si Dios quiera haceremos lo mismo!!!!
Andre
2019-11-11 07:26:33Sem o poder das armas comunistas nada podem fazer a não ser atormentar pessoa de bem e trabalhadores. Ainda bem que aqui no Brasil não deu tempo do luladrao coaptar nossas forças armadas pq se não estávamos FUDIDOS. o povo tem que se armar pra se necessário tirar os tiranos do poder a força. Outra coisa. Engraçado que o próprio ditador disse que foi golpe cívico. Pq os jumentos petistas insistem na narrativa ridícula de golpe militar?
Homero
2019-11-11 07:10:06É isso que eles sabem fazer: fraudar resultados eleitorais, apoiar e receber apoio de organizações criminosas, aparelherar instituições e setores chaves de estatais, meter a mão no tesouro, mentir, e se queixar dos adversários.
Ernesto
2019-11-11 06:26:59Para ficar melhor, falta prender o traficante e cocalero Evo Moraes.
Osmar
2019-11-11 04:10:15Povo vamos pra rua exigir o fechamento do STF e da prisão de todos os corruptos defendidos por eles, inclusive da câmara e Senado, vamos exigir que as forças armadas fechem estes galinheiros pra começarmos da maneira certa
EMILIANA
2019-11-10 23:16:27Menos um para o Foro de São Paulo.
Fatima
2019-11-10 23:02:28Menos um esquerdista golpista no poder. Parabéns ao povo boliviano.
Nilson
2019-11-10 21:40:10Até que enfim caiu mais um esquerdopata do atraso que nunca gostou da democracia, queria se eternizar no poder como reza a cartilha socialista.
Paulo
2019-11-10 21:37:53Os patriotas do Brasil precisam agir antes que seja tarde. Venezuela só está assim porque os militares foram cúmplices. Aqui não tem traição nas forças armadas. Só não dá para ficar em silêncio com medo de assumir as responsabilidades delegadas pela maioria da população. Age ou deixa para que tem coragem.
Maria
2019-11-10 21:31:09"... morales foi para Cochabamba onde tem apoia dos COCALEIROS..." Acorda Brasil !!!