Samarco ganha licença para retomar atividades em Minas Gerais
A mineradora Samarco está autorizada a retomar as atividades no complexo de Germano, localizado em Mariana e Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. A Licença de Operação Corretiva foi concedida nesta sexta-feira, 25, pela Câmara de Atividades Minerárias do Conselho Estadual de Política Ambiental. As atividades da Samarco estão paralisadas desde o rompimento...
A mineradora Samarco está autorizada a retomar as atividades no complexo de Germano, localizado em Mariana e Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. A Licença de Operação Corretiva foi concedida nesta sexta-feira, 25, pela Câmara de Atividades Minerárias do Conselho Estadual de Política Ambiental.
As atividades da Samarco estão paralisadas desde o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, que matou 19 pessoas e devastou a bacia do Rio Doce.
Mesmo com a licença, a Samarco só deve retomar a operação no segundo semestre de 2020, após a implantação de uma planta de filtragem para eliminar o uso de barragens na produção. Com isso, a cava Alegria Sul será o depósito de 20% dos rejeitos gerados, e o restante será filtrado e empilhado a seco.
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, é favorável à retomada da operação da Samarco. Segundo ele, o município perdeu cerca de 65 milhões de reais por ano desde a paralisação das atividades da mineradora, devido à interrupção da arrecadação de impostos, como a Compensação Financeira pela Exploração Mineral e o ICMS. Após a tragédia, o desemprego na cidade chegou a 26%, e a demanda dos serviços de saúde cresceu 25%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ANTONIO
2019-10-27 01:22:14Minas e SP teem os judiciários que merecem.