Reprodução

Obrador explica por que prendeu, e depois soltou, filho de El Chapo

18.10.19 13:04

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (foto), tentou justificar nesta sexta-feira, 18, por que as forças de segurança prenderam – e depois soltaram – Ovidio Guzmán López, que assumiu o Cartel de Sinaloa depois que seu pai, El Chapo, foi preso em 2016.

“Ocorreu uma reação muito violenta e colocou-se em risco a vida de muita gente”, disse Obrador.

Na tarde dessa quinta-feira, 17, um grupo da polícia e do Exército estava fazendo uma ronda na cidade de Culiacán, estado de Sinaloa, quando foram atacados de uma casa. Os oficiais reagiram e assumiram o controle do local, onde havia quatro pessoas. Entre eles estava Ovidio Guzmán López, filho de El Chapo.

Com a detenção, membros do Cartel de Sinaloa cercaram o local e começaram a espalhar o pânico na cidade. Os tiroteios duraram duas horas. A situação só se acalmou quando Ovidio foi libertado. “O patrão está livre. Podem parar de atirar”, diziam áudios trocados entre os narcotraficantes.

“Essa decisão foi tomada para proteger os cidadãos. Não se pode apagar o fogo com o fogo. Somos diferentes dos outros governos. Nós não queremos mortos. Não queremos a guerra. É difícil para muitos entenderem isso. O México se converteu em um cemitério”, disse Obrador nesta sexta.

No início do ano, logo após assumir a presidência, Obrador declarou o fim da guerra às drogas e disse que não pretendia prender os líderes dos cartéis.

“Oficialmente, não há mais guerra. Nós queremos paz, e nós vamos atingir a paz. Nenhum chefe do narcotráfico foi preso, porque esse não é nosso principal propósito, que é o governo garantir a segurança pública. O que queremos é segurança, é reduzir o número diário de homicídios”, disse Obrador no final de janeiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O velho efeito Orloff da Argentina de antigamente agora será com o México. A blindagem da alta corrupção nos transformará num méxico piorado

  2. Vejam aó a que ponto chega um esquerdopata. Esse socialista imbecil afirma, na cara dura, que não vai prender chefes de cartéis de droga porque não quer mortos! Como é que é?????!!!!

  3. Mas vocês estão a criticar o governo mexicano, pois saibam que aqui não está muito longe disso não: Um ministro do STF, que por acaso é relator desta tal prisão em 2ª instância o rábula Marco Aurélio Melloso, há poucos dias atrás concedeu habeas corpus para o Elias Maluco, tá bom assim?

    1. Vai chegar la não vai demorar muito pois temos a OCRIM que governa o Brasil que e o STF simplismente temos um presidente figurativo . Uma politica demagoga.

    1. É pior do que isso. O presidente não quer combater o narcotráfico porque, como todo bom esquerdista, é banditólotra. É evidente que um cartel não tem mais poder do que as forças armadas.

  4. Esse será o futuro do Brasil caso o pacote do Moro não seja aprovado na íntegra e caso o STF não ore de facilitar a vida de bandidos. Some-se ainda que os policiais devem parar de servir de guarda costas de autoridades nos estados e de vigias em autarquias. Eles devem policiar as ruas, nos é quem pagamos os seus salários

  5. O lado " sadio " do governo ganhou benesses americanas por prender " El Chapo " e o lado " podre " continuou " ganhando com o filho do El chapo , que , dentro do México , parece mais forte do o Pai. Quanto o estado paga de Salário e quanto pagam de ´pro´pina os corruptos ? Em qualquer parte do Mundo se alguém achar que uma pessoa torna-se político pelo salário e não pela que pode ganhar praticando impunemente corrupção , esse alguém é idiota.

  6. A q ponto chegamos. Os traficantes desmoralizaram o presidente. Eles devem ter informacoes de corrupcao do presidente q o fizeram aceitar a derrota. Liberou geral pros traficantes. Uma verrgonha. Se quiser ajuda dos EUA, vao cair na mao de outro bandido - Tump - q vai cobrar a construcao do muro. O povo mexicano ta ferrado.

    1. Leandro, "cumé qui é"????? Tive que ler duas vezes o que vc escreveu pra ver se faz algum sentido. Não faz nenhum! Procure se informar melhor, cara. Primeiramente, o Trump não é bandido. Ele defende os interesses do seu país. Essa atitude do imbecil Obrador é mais uma motivo para a construção do muro. O esquerdopta acaba de dar um sinal verde aos cartéis mexicanos.

  7. Manter a segurança pública sem incomodar traficantes?!? UAU, já li e ouvi algumas loucuras ideológicas sobre segurança pública, esta deve fazer parte do TOP 5.

  8. Mais um bom motivo para que esses gringos americanos do norte, apoiem o muro do Trump. Ou também estão querendo dar uma cheirada também? Um governo covarde como este, se entrega logo após o primeiro tiro da bandidagem, não merece prosperar. Também... é de esquerda, não é?

  9. Isto é um autêntico governo de esquerda: tem medo de (ou não quer, mesmo) mexer com os bandidos, de reprimir a violência e de botar criminosos na cadeia. Na hora em que os criminosos ameaçam com força, o governo cede e faz tudo o que os bandidos querem, inclusive solta criminosos. Se alguém ainda tinha alguma dúvida, ISTO é a esquerda. E esta é uma razão mais do que suficiente para eu JAMAIS votar nela.

    1. Repete-se a história de Pablo Escobar na Colômbia nos 80-90. Não prende “pra não ter violência”. Esse cartel já deixou chacinas de 90 pessoas executadas em um lugar só, não foi confronto com a polícia. Essa é a paz que o idiota Obrador quer?

    2. Sem dúvida, a declaração desse presidente esquerdo-obtuso confirma isso. México, um Narco Estado, consentido pela presidência. A justificativa é de "matar"(sem trocadilho). E devem ter pedido desculpa ao filhote.

Mais notícias
Assine agora
TOPO