Crusoé
18.05.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Com Sínodo da Amazônia, Igreja corre atrás da concorrência

Os debates do Sínodo da Amazônia (foto) ocorrerão no Vaticano até o dia 27 de outubro. Alguns meses depois, um documento com diretrizes para o clero deverá ser divulgado. Entre as orientações aguardadas, algumas resvalam em pontos sensíveis para a Igreja, como a possibilidade de padres se casarem, de mulheres assumirem um papel mais relevante...

Crusoe
Redação Crusoé
3 minutos de leitura 15.10.2019 11:42 comentários 10
Com Sínodo da Amazônia, Igreja corre atrás da concorrência
Papa Francisco Sínodo Amazônia2
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Os debates do Sínodo da Amazônia (foto) ocorrerão no Vaticano até o dia 27 de outubro. Alguns meses depois, um documento com diretrizes para o clero deverá ser divulgado. Entre as orientações aguardadas, algumas resvalam em pontos sensíveis para a Igreja, como a possibilidade de padres se casarem, de mulheres assumirem um papel mais relevante e de costumes indígenas serem incorporados a rituais católicos. Se forem levadas adiante, tais medidas podem tornar a Igreja Católica mais parecida com as denominações evangélicas, suas concorrentes nessa região.

No Brasil, a Amazônia é uma das regiões em que a Igreja Católica mais tem perdido espaço para outras igrejas. Em todo o país, os evangélicos representam cerca de 22% da população, mas em alguns estados da Amazônia eles já são cerca de 30%. Em diversas cidades, há mais evangélicos que católicos.

Para chegar aos moradores amazônicos, a Igreja tem padecido com uma excessiva burocracia, problema que os evangélicos não enfrentam. “Nas minhas pesquisas na periferia das cidades amazônicas, é fácil ver novas e velhas denominações protestantes e evangélicas avançando junto com as pessoas sobre as terras, mesmo em áreas de ocupação irregular. Então, um pastor que se parece muito com os demais moradores começa a formar núcleos de ajuda mútua, a pregar e a visitar a casa de todos. Pouco tempo depois, um casebre é transformado em um Templo do Senhor”, diz o antropólogo Diego Omar da Silveira, professor da Universidade do Estado do Amazonas, em Parintins. “Com os católicos a ação é muito mais lenta. As igrejas são caras e demoram anos, às vezes décadas, para serem erguidas.”

Outro obstáculo enfrentado pela Igreja é a escassez de padres. Nos povoados mais distantes, os religiosos católicos chegam apenas para visitas breves. Entre os evangélicos, essa carência não existe. Em algumas igrejas, uma pessoa com alguns meses de estudo da Bíblia já se torna pastor e começa a pregar.

A presença mais espalhada dos pastores também é mais notada, uma vez que os evangélicos usam de diversas estratégias disponíveis para atender a demandas de seu público. Produzem músicas, cultos e se adaptam aos idiomas locais. Essa versatilidade tem sido fundamental para conquistar os povos indígenas. Das 181 línguas existentes na Amazônia, 58 possuem algum tipo de tradução evangélica.

A convocação do Sínodo pelo papa Francisco pode ser vista, portanto, como uma resposta à constatação de que a Igreja Católica perdeu o bonde da história na região. É esse o pano de fundo do encontro do Vaticano, apesar dos conhecidos discursos da Igreja contra a exploração econômica e o capitalismo, cada dia mais embalados pela causa ambiental.

Se o Sínodo da Amazônia vier a flexibilizar a estrutura da Igreja, existe a possibilidade de a instituição recuperar parte do território perdido. “A perda de fiéis está diretamente ligada à fraca presença da Igreja Católica na Amazônia. Se a instituição puder contar com homens casados e mulheres, terá mais braços para administrar os sacramentos e ganhar mais relevância”, diz o sociólogo Marcus Vinicius Freitas Reis, professor da Universidade Federal do Amapá, em Macapá.

Diários

A alternativa Barbosa e a falência da política brasileira

Wilson Lima Visualizar

Lula vai insistir com indicação de Messias ao STF

Wilson Lima Visualizar

Crusoé nº 420: Contaminado

Redação Crusoé Visualizar

O plano de Eduardo e Mario Frias para lucrar com Dark Horse

Redação Crusoé Visualizar

Deputado cobra PF por ‘vazamentos seletivos’ de conversas entre Vorcaro e Flávio

Wilson Lima Visualizar

Por que a China mudou o nome de Marco Rubio

Duda Teixeira Visualizar

Mais Lidas

A alternativa Barbosa e a falência da política brasileira

A alternativa Barbosa e a falência da política brasileira

Visualizar notícia
"A Turma" e "Os Meninos" de Vorcaro

"A Turma" e "Os Meninos" de Vorcaro

Visualizar notícia
Bolsonaristas transformam detergente em água-benta

Bolsonaristas transformam detergente em água-benta

Visualizar notícia
Futebol pornográfico

Futebol pornográfico

Visualizar notícia
Lula vai insistir com indicação de Messias ao STF

Lula vai insistir com indicação de Messias ao STF

Visualizar notícia
O custo do hiperindividualismo feminino e o temor à maternidade

O custo do hiperindividualismo feminino e o temor à maternidade

Visualizar notícia
O filme amaldiçoado sobre Jair Bolsonaro

O filme amaldiçoado sobre Jair Bolsonaro

Visualizar notícia
O plano de Eduardo e Mario Frias para lucrar com Dark Horse

O plano de Eduardo e Mario Frias para lucrar com Dark Horse

Visualizar notícia
Pacote furado

Pacote furado

Visualizar notícia
Populismo sem-vergonha

Populismo sem-vergonha

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Amazônia

áreas indígenas

evangélicos

Igreja Católica

Índios

Meio Ambiente

papa Francisco

Sínodo da Amazônia

Vaticano

< Notícia Anterior

Planalto já legitimou laranjal ao manter ministro do Turismo, diz aliado de Bivar

15.10.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Deputado do PT quer ouvir blogueiros bolsonaristas em CPI

15.10.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Ivan

2019-10-16 12:06:38

A igreja católica perde seus fiéis diariamente pela tendência esquerdista de grande parte dos sacerdotes.Sou católico mas não mais frequento as missas.Ela vai continuar perdendo cada vez mais fiéis principalmente depois de pronunciamentos irresponsáveis como o do Arcebispo de Aparecida. Aliás,as profecias são bastante claras a esse respeito.


Antonio

2019-10-16 10:31:35

Que lixo de matéria. O que acontece é justamente o contrário. A partir dos anos 60, quando a liturgia católica incorporou elemento protestantes foi o início da diáspora de católicos rumo a outras religiões e rumo ao ateísmo. A desculpa é sempre a mesma: "a aproximação com o mundo atrairá fiéis". Não deu certo no CV II, não deu certo ao longo dos últimos 60 anos e não dará certo de novo. Isso é o que dá colocar um articulista que não tem um mínimo conhecimento sobre a Igreja.


MarcoA

2019-10-16 10:30:28

Muito comentario aqui mostrando os "interesses $$$$$"da igreja na amazonia mas nenhuma, repetindo, "NENHUMA" referencia as avanco evangelico por lá, eles querem o que???? evangelizar silvicolas???? entenddo que o interesse é no minimo $$$$$ (10%??), ou estou errado?,,,,,,e os edirs, valdomiros, malafaias, hernadez, rsoares, sonias,,,essa turma toda, quer o que por lá ??? e com aval da presidencia!!!! ou náo?


VITOR

2019-10-16 10:17:05

A Igreja Católica insiste em defender as idéias e toda a agenda da esquerda, inclusive esse ecoterrorismo ridículo, ignorante e anticientífico, além de se colocar publicamente contra o capitalismo. Não é à toa que os países mais atrasados da Europa, economicamente falando, são os católicos - e não é de hoje. Este papa atual é uma vergonha. Com esse tipo de postura, a Igreja Católica só vai perder mais e mais credibilidade e respeito. Ou eles acordam, ou...


AMELIA

2019-10-16 09:43:15

a IGREJA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM O AVANÇO DOS EVANGELICOS! ESTE PAPA "ESQUERDOPATA" QUER MANTER INTACTOS OS RECURSOS MINERAIS DO SUB-SOLO DA AMAZONIA PARA OS JUDEUS BOLCHEVISTAS EXPLORAREM FUTURAMENTE !! QUE NOSSO EXERCITO FIQUE ATENTO A ESTES QUE SE AUTO INTITULAM EVANGELIZADORES MAS SÃO "ESPIOES" INFILTRADOS TAMBÉM NAS ONGs "ECO -EVANGELIZADORAS-INDIGENISTAS"! INDIO QUE PEDRAS PRECIOSAS PARA VENDÊ-LAS AOS JUDEUS !!!


Barros

2019-10-16 09:08:57

Há muito não frequento mais a Igreja Católica. Tornou-se o antro do que de pior existe no esquerdismo.


Marcelo

2019-10-16 09:06:44

Caros, já foram 12 apóstolos. Entretanto 12 verdadeiramente fiéis . A igreja católica deveria se preocupar com a fé e não agir como uma empresa em busca de um nicho de mercado.


CARLOS

2019-10-16 09:03:13

A igreja católica perdeu adeptos por ter abandonado a classe média e se ligado aos esquerdistas. E vão perder muito mais com esse papa.


Fernando

2019-10-16 08:25:42

CATOLICOS ESTAO ENVERGONHADOS COM POSIÇAO DO PAPA E CNBB....IGREJA PERDE CREDIBILIDADE...REVOLTA


Catilinário

2019-10-15 22:54:26

C.A.R. A ala progressista, mais propriamente da Teologia da Libertação (agora eco-libertária) não está interessada na administração dis Sacramentos. Há declarações de missionários dessa ala da TL que não costumam nem batizar os indígenas contatados. E algins são só elogios à vida tribal e aos costumes ancestrais indígenas. São "tradicionalistas" da taba. Vários sites, revistas e jornais têm divulgado isto.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Ivan

2019-10-16 12:06:38

A igreja católica perde seus fiéis diariamente pela tendência esquerdista de grande parte dos sacerdotes.Sou católico mas não mais frequento as missas.Ela vai continuar perdendo cada vez mais fiéis principalmente depois de pronunciamentos irresponsáveis como o do Arcebispo de Aparecida. Aliás,as profecias são bastante claras a esse respeito.


Antonio

2019-10-16 10:31:35

Que lixo de matéria. O que acontece é justamente o contrário. A partir dos anos 60, quando a liturgia católica incorporou elemento protestantes foi o início da diáspora de católicos rumo a outras religiões e rumo ao ateísmo. A desculpa é sempre a mesma: "a aproximação com o mundo atrairá fiéis". Não deu certo no CV II, não deu certo ao longo dos últimos 60 anos e não dará certo de novo. Isso é o que dá colocar um articulista que não tem um mínimo conhecimento sobre a Igreja.


MarcoA

2019-10-16 10:30:28

Muito comentario aqui mostrando os "interesses $$$$$"da igreja na amazonia mas nenhuma, repetindo, "NENHUMA" referencia as avanco evangelico por lá, eles querem o que???? evangelizar silvicolas???? entenddo que o interesse é no minimo $$$$$ (10%??), ou estou errado?,,,,,,e os edirs, valdomiros, malafaias, hernadez, rsoares, sonias,,,essa turma toda, quer o que por lá ??? e com aval da presidencia!!!! ou náo?


VITOR

2019-10-16 10:17:05

A Igreja Católica insiste em defender as idéias e toda a agenda da esquerda, inclusive esse ecoterrorismo ridículo, ignorante e anticientífico, além de se colocar publicamente contra o capitalismo. Não é à toa que os países mais atrasados da Europa, economicamente falando, são os católicos - e não é de hoje. Este papa atual é uma vergonha. Com esse tipo de postura, a Igreja Católica só vai perder mais e mais credibilidade e respeito. Ou eles acordam, ou...


AMELIA

2019-10-16 09:43:15

a IGREJA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM O AVANÇO DOS EVANGELICOS! ESTE PAPA "ESQUERDOPATA" QUER MANTER INTACTOS OS RECURSOS MINERAIS DO SUB-SOLO DA AMAZONIA PARA OS JUDEUS BOLCHEVISTAS EXPLORAREM FUTURAMENTE !! QUE NOSSO EXERCITO FIQUE ATENTO A ESTES QUE SE AUTO INTITULAM EVANGELIZADORES MAS SÃO "ESPIOES" INFILTRADOS TAMBÉM NAS ONGs "ECO -EVANGELIZADORAS-INDIGENISTAS"! INDIO QUE PEDRAS PRECIOSAS PARA VENDÊ-LAS AOS JUDEUS !!!


Barros

2019-10-16 09:08:57

Há muito não frequento mais a Igreja Católica. Tornou-se o antro do que de pior existe no esquerdismo.


Marcelo

2019-10-16 09:06:44

Caros, já foram 12 apóstolos. Entretanto 12 verdadeiramente fiéis . A igreja católica deveria se preocupar com a fé e não agir como uma empresa em busca de um nicho de mercado.


CARLOS

2019-10-16 09:03:13

A igreja católica perdeu adeptos por ter abandonado a classe média e se ligado aos esquerdistas. E vão perder muito mais com esse papa.


Fernando

2019-10-16 08:25:42

CATOLICOS ESTAO ENVERGONHADOS COM POSIÇAO DO PAPA E CNBB....IGREJA PERDE CREDIBILIDADE...REVOLTA


Catilinário

2019-10-15 22:54:26

C.A.R. A ala progressista, mais propriamente da Teologia da Libertação (agora eco-libertária) não está interessada na administração dis Sacramentos. Há declarações de missionários dessa ala da TL que não costumam nem batizar os indígenas contatados. E algins são só elogios à vida tribal e aos costumes ancestrais indígenas. São "tradicionalistas" da taba. Vários sites, revistas e jornais têm divulgado isto.



Notícias relacionadas

A alternativa Barbosa e a falência da política brasileira

A alternativa Barbosa e a falência da política brasileira

Wilson Lima
17.05.2026 17:55 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula vai insistir com indicação de Messias ao STF

Lula vai insistir com indicação de Messias ao STF

Wilson Lima
17.05.2026 17:25 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé nº 420: Contaminado

Crusoé nº 420: Contaminado

Redação Crusoé
16.05.2026 07:04 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O plano de Eduardo e Mario Frias para lucrar com Dark Horse

O plano de Eduardo e Mario Frias para lucrar com Dark Horse

Redação Crusoé
15.05.2026 17:01 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Fenômeno natural está causando danos irreparáveis em rios e recursos naturais na África

Fenômeno natural está causando danos irreparáveis em rios e recursos naturais na África

Visualizar notícia
Misturar produtos de limpeza não melhora a limpeza e pode causar risco à saúde; entenda

Misturar produtos de limpeza não melhora a limpeza e pode causar risco à saúde; entenda

Visualizar notícia
Com monumento que supera o Big Ben e o Cristo Redentor, cidade brasileira é premiada pela ONU e referência em arborização

Com monumento que supera o Big Ben e o Cristo Redentor, cidade brasileira é premiada pela ONU e referência em arborização

Visualizar notícia
Famosas utilizam essa cor de batom para aparentar estar menos cansada e mais jovem

Famosas utilizam essa cor de batom para aparentar estar menos cansada e mais jovem

Visualizar notícia
Primeiro museu dos Beatles em Londres já tem data para inauguração

Primeiro museu dos Beatles em Londres já tem data para inauguração

Visualizar notícia
Faltam 25 dias para a Copa do Mundo: você conhece todos estádios do Mundial?

Faltam 25 dias para a Copa do Mundo: você conhece todos estádios do Mundial?

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso