Para Deltan, Lula não pode decidir sobre regime de prisão
O coordenador da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol (foto), replicou na noite desta segunda-feira, 30, no Twitter, uma entrevista concedida pela manhã em que avisou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderia se recusar a ir para o regime semiaberto, se a Justiça assim decidir. "O ex-presidente Lula, como os demais,...
O coordenador da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol (foto), replicou na noite desta segunda-feira, 30, no Twitter, uma entrevista concedida pela manhã em que avisou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderia se recusar a ir para o regime semiaberto, se a Justiça assim decidir.
"O ex-presidente Lula, como os demais, deve cumprir a pena, nem mais, nem menos, nem mais pesado, nem mais leve", publicou Deltan, depois de Lula ter informado, no fim da tarde, por uma carta lida por seu advogado, que não aceita deixar a prisão em regime fechado para o regime semiaberto, como pediu na sexta-feira, 27, a força-tarefa da Lava Jato.
Na entrevista à Rádio Jovem Pan, Dallagnol declarou que uma pessoa não pode pedir para continuar presa, pois isso contraria a “exata medida da lei” e seria um excesso do poder de prisão do estado.
A leitura de Thiago Bottino, professor da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, é diferente. Para ele, o desejo de Lula deve ser levado em conta. "Em princípio, você não pode obrigar alguém a exercer um direito", afirmou, em relação à mudança para o regime semiaberto. "Vai contra o próprio direito da pessoa", ponderou Bottino.
O caso do ex-presidente tem um precedente no caso de Suzane von Richtoften, condenada pelo assassinato dos pais a 39 anos de prisão em 2002. Em 2014, Suzane conseguiu revogar na Justiça uma decisão que autorizava a transferência para o regime semiaberto. Ela dizia ter preocupações com a própria segurança e sustentava que o pedido tinha sido feito pelos advogados contra a vontade dela. Um ano depois, no entanto, Suzane pediu e obteve o regime semiaberto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rosane
2019-10-01 21:44:45mandem o molusco pra cadeia comum, quero ver continuar cantando de galo. e tem que devolver toda a grana desviada por ele e sua familia.
Elcir
2019-10-01 20:35:48Eu não sei nada, mas o que ocaso da Suzane te haver com o Lula? Não temmais almoço, chega de pagar para este folgado ficar sem fazer nada.
José
2019-10-01 16:59:19Como se vê no caso da Suzane a lei é uma merda. O preso é que decide para onde quer ir e quando. Assim são as leis que saem do covil de malfeitores.
Wilson
2019-10-01 16:50:22Minha opinião é que, considerando todos os crimes por ele cometidos, deveria ficar na cadeia pelo resto de sua vida. Porem, numa cadeia onde ficam todos os presos que cometem crimes. Não numa cela especial com tantas mordomias.
Carlos
2019-10-01 15:42:23Desta feita, por uma questão de lógica, sou obrigado a concordar com o Luis Inácio. O lugar dele é lá aonde está, pois, lugar de marginal condenado é na cadeia mesmo. Agora, cá pra nós, esse canalha sabe ocupar um palco (ou picadeiro) como ninguém. Vai continuar nessa atuação de vítima injustiçada, fazendo o possível e o impossível para que todos os holofotes se voltem para ele.
Nelson
2019-10-01 15:39:09Que aberracao, comparar Lula co Sérgio e Deltam.
GILMAR
2019-10-01 14:54:40Lula, agora começa a saborear o gosto da vingança, busca somente sair da cela quando estiver vendo Moro e Deltan entrando, ele saindo como vítima ao passo que a outra parte como vilã, não duvidem, pois do jeito que a coisa anda com a lava jato, tudo é possível.
Francisco
2019-10-01 14:48:22ele é tudo que vc quiser mas uma aguia em manipulação popular. perder há condição de coitado tão a gosto do povo esse palco e dele não vai entregar não
Maria
2019-10-01 13:45:49Se ele sair perde o palco e deixa de ser a “vítima”
Ricardo
2019-10-01 13:03:10país de canalhas. o presidiário faz o que quer! É um absurdo isso. Tem que colocar é na solitária de uma vez por todas e tratar igual a um baby beef. cela de 1 metro quadrado e sem luz