'Raoni não fala pelos índios', diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (foto) voltou a questionar na manhã desta quinta-feira, 26, a representatividade do cacique Raoni Metuktire como liderança indígena, o que havia feito anteriormente no discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O questionamento foi feito na saída do Palacio da Alvorada, antes de Bolsonaro seguir para exames médicos no...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) voltou a questionar na manhã desta quinta-feira, 26, a representatividade do cacique Raoni Metuktire como liderança indígena, o que havia feito anteriormente no discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
O questionamento foi feito na saída do Palacio da Alvorada, antes de Bolsonaro seguir para exames médicos no Hospital da Força Aérea. "Levei uma índia lá, a Ysani Kalapalo, não existe mais o monopólio do Raoni", afirmou Bolsonaro sobre seu pronunciamento na Assembleia da ONU, em que leu uma carta de agricultores indígenas em apoio a Ysani.
"Raoni fala outra língua, não fala a nossa língua", declarou. "É uma pessoa que está com uma certa idade avançada, vamos respeitá-lo com cidadão. Mas ele não fala pelos índios. Cada tribo tem um cacique", lembrou o presidente.
Bolsonaro repetiu que os autores da carta que leu na ONU "querem sair da escravidão, esmola de ONG, Bolsa Família e cesta básica".
"E a carta que eu li é muito importante e não foi dado o destaque na mídia", queixou-se o presidente. "É uma carta dos índios produtores rurais".
Na terça-feira, 24, Raoni Metuktire visitou o Congresso e disse que Bolsonaro "não é uma liderança" e "tem que sair" do governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2019-09-26 23:42:28Raoni foi uma liderança indígena inventada pelo Sting. Sem o Sting ninguém saberia quem é Raoni. O Brasil nunca tinha ouvido falar de Raoni até o Sting fazer uma viagem pra Amazônia e descobrir o índio. Podem pesquisar a respeito!
Marco
2019-09-26 21:35:38Quem é esse Raoni???!um pobre coitado sendo enganado por um monte de vagabundo 171...
Drusius
2019-09-26 16:25:16Foi-se o tempo em que índio queria só apito. A esquerdalha,nacional e estrangeira, através das famigeradas ONGs de fachada, acostumaram-nos a "fazer política" e ser sindicalistas de beiço grande. Hoje querem apito, mas também querem Hilux, IPod e os caciques, apê em Paris, que ninguém é de ferro.
Antonio
2019-09-26 14:32:00ENTRE OS INDÍGENAS TAMBÉM TEM GENTE QUE PRESTA E GENTE QUE NÃO PRESTA. É MAIS UM GRANDE EQUÍVOCO ENTRE TANTOS NESSA QUESTÃO INDÍGENA IMAGINAR QUE OS ÍNDIOS SÃO UMA SÓ NAÇÃO, UM SÓ POVO. NA REALIDADE SÃO CENTENAS DE NAÇÕES NÃO RARO ADVERSÁRIAS, DE LÍNGUAS E CULTURAS DIVERSAS. NÃO EXISTE ESSA COISA DE UM ÍNDIO FALAR PELOS ÍNDIOS DO BRASIL. ESSE CACIQUE RAONI É UM EMBUSTE, MASSA DE MANOBRA DE GENTE NEFASTA, ESQUERDISTAS INIMIGOS DO BRASIL E TAMBÉM DOS PRÓPRIOS ÍNDIOS.
João Carlos
2019-09-26 14:23:16O beiçola de madeira, turista internacional, tem de procurar outra tribo pra chamar de sua, se é que vai achar.
Jose
2019-09-26 13:29:51O Messias está certo. O Raoni não fala pelos índios, da mesma forma que ele não fala pelos brasileiros. Afinal de contas, nem todos os brasileiros são tão néscios e apedeutas como os bozistas.
Fábio
2019-09-26 12:46:50O Raoni é empregado de uma ONG Francesa . Ele recebe salário dessa ONG . E defende os interesses dessa ONG . E não os interesses dos índios . 🇧🇷
Jauro
2019-09-26 12:42:11Indio idiota!!! Tal de Raoni, está só defendendo a fortuna que amealhou às custas de seu povo.
João
2019-09-26 11:46:53Raoni é um cacique celebridade. Não vive mais no Brasil e está muitíssimo bem na França. Pesquisem.
Cretino
2019-09-26 11:46:16Sendo Raoni endeusado pelas ONGs e pelas esquerdas, nacionais e estrangeiras, é certo que elas irão usar a figura desse cacique para provocar o governo brasileiro. Um presidente inteligente iria ignorar essa provocação; porém, JB, o machão, atravessa a rua para puxar briga na outra calçada, com essa turma. Gol deles. Mediocridade não tem cura, nem burrice.