Filme do Lula ou Dark Horse? Qual o mais sujo?
Em tentativa de delação, Daniel Vorcaro afirmou que mandou dinheiro para documentário sobre o presidente: "Só que o do Lula foi por fora, foi errado"
Daniel Vorcaro também deu dinheiro para um documentário sobre o presidente Lula, feito pelo cineasta Oliver Stone.
Reportagem da revista Veja publicada nesta sexta, 9, traz uma tentativa de delação premiada de Vorcaro, em que banqueiro admite ter mandado dinheiro a um documentário sobre o petista.
Como estamos em plena campanha para o segundo turno, naturalmente serão feitas comparações entre esse ato e o envio de dinheiro para bancar o filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro.
A comparação mais relevante entre as duas situações foi feita pelo próprio Vorcaro.
"E aí tem o negócio do filme também. O cara pede para colocar dinheiro no filme do Lula. Tudo no… (inaudível) O filme do Lula eu coloquei acho que até mais, eu acho que dá até mais. Só que o do Lula foi por fora, foi errado. O do Flávio não foi porque foi patrocínio, foi patrocínio normal", afirmou Vorcaro na tentativa de delação.
A afirmação está de acordo com o que sempre defendeu Flávio, de que "o que aconteceu foi um filho, procurando patrocínio privado para um filme privado sobre a história do próprio pai".
No caso Dark Horse, Vorcaro provavelmente fez o desembolso financeiro pensando em obter alguma contrapartida do senador, cuja família sempre teve chances de retornar ao poder.
Mas essa contrapartida até agora não apareceu no caso de Flávio.
Com Lula, esse tema pode esquentar.
Vorcaro se relacionou com diversas pessoas que estavam no Executivo e com poder para tomar decisões importantes.
Com ajuda do governo Lula, a equipe de Vorcaro conseguiu incluir o banco Master na "lista exaustiva", um documento oficial que inclui as instituições financeiras autorizadas a receber recursos dos fundos de previdência estatais.
"Nesse primeiro encontro ficou aventado que, para que houvessem votos suficientes para o nosso credenciamento junto aos fundos de pensão do Banco do Brasil, Caixa Asset e Previ, deveríamos fazer os seguintes adiantamentos: um pagamento por fora, ou seja, por espécie, na ordem de aproximadamente 30 milhões de reais para cobrir despesas de um documentário no exterior que estava sendo gravado sobr eo Lula, e pagamento de valores ao Instituto Lula", afirmou Vorcaro.
O dinheiro da Caixa Asset só não jorrou para o banco de Vorcaro porque dois funcionários da estatal foram contra e a notícia vazou para O Globo.
Mesmo assim, segundo a Veja, "os petistas e o banqueiro continuaram em contato, e Vorcaro relata ter conseguido captar recursos em fundos municipais em que o operador de [Alexandre] Padilha tinha influência".
Vorcaro, assim, teria mandado recursos para o filme e para o Instituto Lula, e teria recebido benefícios em troca.
Padilha, hoje ministro da Saúde, ainda atuava como ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.
O documentário de Oliver Stone, portanto, tem potencial para ser mais danoso para Lula do que o filme Dark Horse para Flávio Bolsonaro.
É imperativo investigar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)