Crusoé
02.10.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Quando o juiz decide o que a lei deveria ser
Palco do debate da Globo. Foto: Divulgação
Diários 02.10.2026 12:01 4 minutos de leitura

Quando o juiz decide o que a lei deveria ser

Cancelamento do debate da Globo expõe uma questão que vai muito além da eleição: quem escreve as regras da democracia?

avatar
Maristela Basso

O cancelamento do debate presidencial da TV Globo, às vésperas do primeiro turno, merece ser examinado para além das conveniências de candidatos e partidos. A questão mais importante é jurídica — e institucional.

Há uma distinção elementar que parece estar se perdendo no direito brasileiro: ao Judiciário cabe dizer o que a lei é, não aquilo que, na opinião do julgador, a lei deveria ser.

A diferença é constitucional.

O artigo 46 da Lei nº 9.504/1997 disciplina os debates eleitorais. A lei estabelece quais candidatos têm participação assegurada e prevê que a participação dos demais é facultativa. Também determina que os debates sejam realizados segundo regras estabelecidas em acordo entre os partidos e a emissora responsável pelo evento.

Pode-se considerar esse modelo inadequado. Pode-se defender maior pluralidade, questionar o critério da representação parlamentar ou propor que todos os candidatos registrados tenham direito de participar.

Tudo isso é legítimo.

Mas pertence, em primeiro lugar, ao debate legislativo.

A questão muda quando o Judiciário transforma aquilo que a lei tornou facultativo em obrigação, ou altera, a poucas horas do evento, regras anteriormente estabelecidas.

Interpretar a lei não é reescrevê-la.

É evidente que nenhum texto legal se aplica sozinho. Juízes interpretam normas, resolvem ambiguidades, compatibilizam leis com a Constituição e podem afastar regras incompatíveis com ela. Esse é o trabalho da jurisdição constitucional.

Mas existe uma fronteira.

Quando a interpretação produz uma regra substancialmente diferente daquela escolhida pelo legislador, já não estamos apenas diante da descoberta do sentido da norma. Aproximamo-nos de sua reconstrução.

E isso se torna particularmente grave em matéria eleitoral.

As regras da competição democrática precisam ser conhecidas antes da competição. Segurança jurídica, nesse campo, não é preciosismo formal. É condição de igualdade entre candidatos e, sobretudo, de liberdade do eleitor.

O episódio do debate da Globo tornou essa tensão especialmente visível.

Em poucas horas, decisões judiciais interferiram tanto na composição quanto no formato de um debate organizado segundo critérios previamente definidos. Independentemente de quem seria beneficiado ou prejudicado politicamente, o resultado institucional foi objetivo: instalou-se uma situação de insegurança que terminou com o cancelamento do encontro.

É esse resultado que deveria nos preocupar.

A Justiça eleitoral tem, naturalmente, o dever de assegurar a legalidade das eleições. Deve impedir abusos, proteger direitos e garantir a observância das regras eleitorais.

Mas fiscalizar um debate não significa organizá-lo.

Garantir direitos não significa assumir sua direção editorial.

E interpretar a legislação eleitoral não significa substituí-la por um modelo que o julgador considere mais democrático.

Há também uma questão temporal que não pode ser ignorada.

Uma decisão judicial proferida em matéria patrimonial pode ser reformada meses ou anos depois, e seus efeitos eventualmente recompostos. No processo eleitoral, o tempo é parte do próprio direito.

O debate que não ocorreu não pode ser restituído ao eleitor depois da eleição.

Por isso, quanto mais próximo o momento da votação, maior deveria ser a preocupação das Cortes com estabilidade, previsibilidade e autocontenção.

Não se trata de defender um Judiciário fraco. Ao contrário.

Tribunais fortes são aqueles capazes de reconhecer também os limites da própria função.

A separação dos Poderes não existe apenas para impedir que o Executivo invada o Legislativo ou que o Legislativo interfira indevidamente no Executivo. Ela também impõe limites ao Poder Judiciário.

Juízes não recebem mandato popular para corrigir todas as escolhas legislativas que considerem imperfeitas.

Se a lei é inconstitucional, deve-se demonstrar sua incompatibilidade com a Constituição.

Se é ruim, deve-se modificá-la pelos mecanismos democráticos apropriados.

O que não deveria existir é uma terceira categoria: a lei que permanece formalmente em vigor, mas deixa de valer porque o julgador prefere a regra que acredita que deveria ter sido escrita.

Essa distinção é antiga, mas continua indispensável.

O desejável pertence ao campo da política legislativa. O juridicamente exigível precisa encontrar fundamento no direito vigente.

Quando essa fronteira desaparece, a pergunta deixa de ser apenas qual é a interpretação correta de uma norma eleitoral.

Passa a ser outra, muito mais séria: quem, afinal, escreve as regras da democracia?

 

Maristela Basso é professora de direito internacional na USP

Instagram: @maristelabasso.adv

Linkedin: Maristela Basso Advogados

 

As opiniões dos colunistas não necessariamente refletem as de Crusoé e O Antagonista


Mais Lidas

A ambição desmedida de Cristiano Ronaldo

A ambição desmedida de Cristiano Ronaldo

Visualizar notícia
A conta bilionária da democracia

A conta bilionária da democracia

Visualizar notícia
Cabo eleitoral supremo

Cabo eleitoral supremo

Visualizar notícia
Gilmar tentou ajudar Lula?

Gilmar tentou ajudar Lula?

Visualizar notícia
Guerra santa

Guerra santa

Visualizar notícia
Israel divulga lista de 170 "terroristas" apresentados como jornalistas

Israel divulga lista de 170 "terroristas" apresentados como jornalistas

Visualizar notícia
Justiça do Trabalho condena lojas por serem assaltadas

Justiça do Trabalho condena lojas por serem assaltadas

Visualizar notícia
Lula, Nikolas e o fim de uma geração

Lula, Nikolas e o fim de uma geração

Visualizar notícia
Os piores sempre chegam ao poder

Os piores sempre chegam ao poder

Visualizar notícia
Tapetão judicial

Tapetão judicial

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Debate presidencial

Eleição de 2026

STF

TSE

< Notícia Anterior

O que os nossos juízes ainda vão aprontar nesta eleição?

02.10.2026 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)


Compartilhar
Whatsapp
Instagram
Facebook
Twitter

Notícias relacionadas

O que os nossos juízes ainda vão aprontar nesta eleição?

O que os nossos juízes ainda vão aprontar nesta eleição?

Duda Teixeira
02.10.2026 10:59 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Ruas cresce 3,8 pontos no RJ, indica Paraná Pesquisas

Ruas cresce 3,8 pontos no RJ, indica Paraná Pesquisas

Redação Crusoé
02.10.2026 09:22 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso