A saúde de Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump, rebate especulações de seu estado físico e mental após novos exames médicos
No ano em que Donald Trump, completa 80 anos, não tem sido poucos os questionamentos acerca da sua saúde física e cognitiva.
Sabendo disso, o presidente americano começou o ano reafirmando que sua saúde está perfeita. Ele enfrenta atenção da mídia e do público sobre sinais visíveis de envelhecimento, como mãos frequentemente apresentando hematomas e aparentes momentos de sonolência em eventos públicos, mas ele rejeita todas essas preocupações, dizendo que continua em grande forma para exercer suas funções.
Em uma mensagem no Truth Social ele disse que os médicos da Casa Branca o declararam com ótima saúde e se vangloriou de ter gabaritado seu exame cognitivo por três vezes consecutivas, algo que nenhum outro presidente ou teria conseguido.
A declaração veio depois de um relatório e uma entrevista no Wall Street Journal em que Trump discutiu detalhes de exames realizados no final de 2025, incluindo um exame de imagem que foi inicialmente descrito como uma ressonância magnética, mas depois, segundo ele mesmo, como um escaneamento preventivo para verificar o estado de seu coração e abdômen.
As dúvidas sobre esse tema surgem em decorrência da sua idade e sinais aparentes de desgaste físico.
Trump já é o presidente mais velho a assumir o cargo nos Estados Unidos e até o fim do mandato, terá 82 anos, mais do que seu antecessor, Joe Biden, cuja deterioração física e mental se tornaram perceptíveis.
Ao longo de 2025, fotos e vídeos circulando nas redes mostraram mãos de Trump com manchas e tornozelos inchados, o que alimentou especulações sobre sua saúde.
A equipe médica explicou que esses sinais se devem a uma condição relativamente comum em pessoas mais velhas chamada insuficiência venosa crônica e ao uso diário de aspirina em dose maior do que a recomendada, prática que ele mesmo admitiu por acreditar que ajuda a “afinar” o sangue.
Trump também reagiu a rumores de que adormecia em eventos públicos, negando que tenha cochilado e atribuindo as imagens a momentos em que olhou para baixo, piscou ou fechou os olhos brevemente.
A insistência na narrativa de excelência física e mental o acompanha sua primeira presidência.
Enquanto Trump deverá seguir enfrentando perguntas e boatos em torno de seu vigor até o fim do seu mandato, em janeiro de 2029, por aqui o presidente Lula, que ao tudo indica deverá tentar a reeleição aos 81 anos, também prega que está em grande forma e que sua saúde e capacidade mental são de ferro.
Se Lula conseguir ser reeleito, entregaria o poder aos 85 anos, em 2030.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Flavio marega
2026-01-02 13:17:43O bufão alaranjado de manchas roxas...