Realtime aponta Perillo no páreo para o governo de Goiás
Caiado deve conseguir eleger a esposa Gracinha ao Senado, mas corrida pelo governo é mais acirrada, aponta pesquisa Realtime Big Data
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB, à direita na foto) está no páreo na disputa para voltar a governar Goiás, indica pesquisa Realtime Big Data divulgada nesta sexta-feira, 5.
O vice-governador Daniel Vilela (MDB) aparece liderando o principal cenário de disputa, com 30% das intenções de voto, mas Perillo tem 26%, o que os coloca em empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
O senador Wilder Morais (PL) aparece na sequência, com 14%, à frente da deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 12%.
No cenário sem a petista, Vilela marca 32%, e Perillo, 29%. Há ainda um terceiro cenário, com apenas três candidatos, no qual Vilela aparece com 38% e Perillo com 30%.
Sem Vilela na disputa, Perillo aparece em primeiro, com 32%, à frente de Wilder, com 23%.
O instituto ouviu 1.200 pessoas em 3 e 4 de dezembro e o índice de confiança é de 95%.
Rejeição
Perillo é o pré-candidato a governador mais rejeitado, por 41% dos eleitores goianos, junto com a petista Accorsi.
O ex-governador de Goiás foi preso durante a campanha eleitoral de 2018, quando não conseguiu se eleger senador, no âmbito da Operação Cash Delivery, sob a suspeita de ter recebido propina da Odebrecht nas campanhas de 2010 e 2014.
O inquérito do caso foi arquivado por prescrição e excesso de prazo em 2024, quando Perillo classificou a prisão de 2018 como "uma perniciosa perseguição ao candidato que estava em primeiro lugar nas pesquisas de campanha para as eleições de 2018 e, de forma rasteira, teve contra si uma estranha e funesta ação policial a 9 dias das eleições e com a mais absurda restrição de sua liberdade”.
O ex-governador assumiu nesta semana a presidência do Instituto Teotônio Vilela, braço acadêmico do PSDB, após entregar a presidência nacional do partido ao deputado federal Aécio Neves (MG).
Caiado e o Senado
Na disputa pelo Senado, a influência do governador Ronaldo Caiado (União) é sentida de forma ainda mais intensa. Sua mulher, Gracinha (União), lidera a corrida, com 30% das intenções de voto, bem à frente do deputado federal Gustavo Gayer (PL), que marca 18%.
Para 44% dos goianos, o estado está melhor do que o resto do Brasil, e apenas 9% o enxergam em pior situação. Além disso, Caiado é visto por 61% do eleitorado local como o melhor dos três últimos governadores do estado, à frente de Perillo (30%) e Alcides Rodrigues (1%).
Leia mais: Ciro ameaça reeleição de petista no Ceará, indica pesquisa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)