Tambores da guerra animam dancinha da paz de Maduro
O ditador venezuelano se requebra para relaxar a tensão, mas essa pode ser sua última dança
O governo americano designou oficialmente o Cartel de los Soles como organização terrorista na segunda, 24.
A decisão, que já tinha sido anunciada pelo Departamento do Tesouro em julho, apareceu no Diário Oficial dos Estados Unidos.
"Designo a organização acima mencionada e seus respectivos pseudônimos como Organização Terrorista Estrangeira. (...) A designação entra em vigor após a publicação", escreve o secretário de Estado Marco Rubio no Diário Oficial dos Estados Unidos.
Em todas as comunicações a esse respeito os americanos deixaram claro que a organização é comandada pelo ditador Nicolás Maduro (foto).
Silogismo
Os Estados Unidos já estão bombardeando barcos no Caribe, alegando que se tratam de narcotraficantes, agora também considerados como terroristas.
E o Cartel de los Soles, de Maduro, acaba de ganhar esse rótulo.
Uma ação militar americana contra o regime de Maduro, assim, fica mais próxima.
A ditadura criou uma música com um remix de falas de Maduro pedindo paz: "No crazy war. Just peace. Peace forever" (sem guerra maluca, só paz, paz para sempre).
Maduro fez uma dancinha no domingo, 23, ao som da canção. Nesse mesmo dia, ele completou 63 anos.
Nova fase
No sábado, 22, uma reportagem da agência Reuters, baseada em conversas com quatro membros do governo de Donald Trump, afirmou que as ações americanas na Venezuela devem entrar em uma nova fase.
"Dois funcionários americanos disseram que operações secretas provavelmente seriam a primeira parte da nova ação contra Maduro", afirma a reportagem.
"Dois funcionários americanos disseram à Reuters que as opções em consideração incluíam uma tentativa de derrubar Maduro."
Espaço aéreo
Ao menos seis companhias aéreas suspenderam voos no aeroporto de Maiquetía, perto de Caracas, após um aviso da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
A nota da FAA cita um "agravamento da situação militar na Venezuela e arredores".
"As ameaças podem representar um risco potencial para aeronaves em todas as altitudes, incluindo durante o sobrevoo, as fases de chegada e de partida", diz a FAA.
Os tambores da guerra estão rufando.
Maduro se requebra para relaxar a tensão, mas essa pode ser sua última dança.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcelo Tolaine Paffetti
2025-11-25 10:52:52Acho que já dançou...