Crusoé n° 395: Bancada Master
Conexões de Daniel Vorcaro perturbam políticos graúdos em Brasília. E mais: O ‘true crime’ compensa e Virada Azul
Quando a Polícia Federal desencadeou, em 17 de março de 2014, a primeira fase da operação Lava Jato, para cumprir mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e temporária, e condução coercitiva de membros de quatro organizações criminosas, imaginava-se que o órgão estava diante de apenas uma corriqueira ação contra um doleiro — Alberto Yousseff — e alguns de seus comparsas.
Afinal de contas, Yousseff era figurinha carimbada no Paraná e pivô de outro escândalo local.
Com o tempo, a Lava Jato cresceu, gerou frutos, deu esperança ao brasileiro. De delação em delação, de quebra de sigilo em quebra de sigilo, a Lava Jato trouxe à luz as falcatruas perpetradas por grandes figuras da República. Deputados, senadores e até um ex-presidente foram parar na prisão. E isso em um país que tinha se acostumado com a impunidade.
Por essa razão, a Lava Jato é vista, até hoje, como um marco no combate à corrupção no país — por mais que ela tenha sido extinta por ação do Congresso e do próprio Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, quase 12 anos depois, o Brasil ganha uma nova chance para fazer uma espécie de uma nova limpeza ética.
O desencadeamento da operação Compliance Zero, que culminou com a prisão do criador e controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, não é visto por integrantes da Polícia Federal como uma mera operação de combate a fraudes fiscais.
Na visão de alguns investigadores, a Compliance Zero teria o poder de chegar a alguns políticos graúdos em Brasília, diz Wilson Lima em "Bancada Master", a reportagem de capa da edição desta semana de Crusoé.
Outros destaques de Crusoé
A matéria "O ‘true crime’ compensa", de Gustavo Nogy, mostra que o sucesso da série Tremembé reascende o debate sobre por que gostamos tanto de relatos sobre crimes.
Protagonizada por Marina Ruy Barbosa, que interpreta Suzane von Richthofen, Felipe Simas e Kelner Macêdo, que representam Daniel e Cristian Cravinhos, Tremembé estreou no dia 31 de outubro e já é a série mais vista da história do Amazon Prime Video desde que foi lançado no Brasil em 2016.
Em "Virada azul", João Pedro Farah aborda o segundo turno das eleições presidenciais no Chile, que será disputado entre a comunista Jeannette Jara e o direitista José Antônio Kast.
Impulsionado pela 'maré azul', Kast desponta como favorito em uma eleição dominada pela pauta da segurança.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas.
Nesta edição, escrevem Leonardo Barreto (Pacheco humilhado é risco institucional), Izabela Patriota (O Brazil não conhece o Brasil), Márcio Coimbra (A sombra de Teerã), Dennys Xavier (Lula, Belém e a fantasia boteco-desenvolvimentista), Wilson Pedroso (COP30: uma piada sem graça contada ao mundo pelo Brasil), Josias Teófilo (Veneza como metáfora), Roberto Ellery (O difícil ajuste fiscal) e Rodolfo Borges (Na medida para Bruno Henrique).
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)