“Última chance da Argentina de romper com décadas de má gestão econômica”
O secretário americano do Tesouro Nacional, Scott Bessent, parabenizou Javier Milei pela "monumental vitória" do partido La Libertad Avanza nas eleições legislativas
O presidente da Argentina, Javier Milei, e o governo Trump continuam trocando afagos nas redes sociais.
Durante a madrugada desta quinta-feira, 30, o secretário americano do Tesouro Nacional, Scott Bessent, falou sobre a conversa que teve com o líder argentino ao parabenizá-lo pela "monumental vitória" do partido La Libertad Avanza nas eleições legislativas de domingo, 26.
Segundo Bessent, esta é a "última chance" que a Argentina tem "de romper com décadas de má gestão econômica".
"Ontem, da Coreia do Sul, conversei com o Presidente Javier Milei para parabenizá-lo pela monumental vitória do La Libertad Avanza nas eleições de meio de mandato. Sua força e visão trazem esperança para uma nova geração de argentinos.
Seguindo a liderança de Donald Trump, a mensagem de liberdade econômica do presidente Milei está repercutindo em todo o Hemisfério Ocidental e abrindo caminho na América Latina. Os mercados devem atender com facilidade e entusiasmo às necessidades de financiamento da República para 2026.
Fiquei especialmente satisfeito ao saber que os jovens e os segmentos mais pobres da população argentina votaram maciçamente no presidente Milei. Eles sabem que esta é a última chance da Argentina de romper com décadas de má gestão econômica.
A política de paz através da força econômica do presidente Trump vai transformar a América Latina, e espero visitar a Argentina novamente em breve."
Crescimento "sem precedentes"
Ao agradecer, Milei disse aguardar com expectativa a continuidade do trabalho conjunto entre EUA e Argentina para fomentar um crescimento "sem precedentes".
"Obrigado, Secretário Bessent, por suas amáveis palavras e apoio inabalável. O povo argentino se manifestou decisivamente em favor da liberdade econômica e da prosperidade, e somos gratos por esse reconhecimento. Aguardamos com expectativa a continuidade do nosso trabalho conjunto, guiados pelos princípios da liberdade, para fomentar um crescimento sem precedentes em nosso hemisfério.
Fico feliz em saber que você visitará a Argentina novamente em breve. Aguardamos ansiosamente sua chegada e o receberemos de braços abertos. MAGA!"
Leia também: “Um candidato maravilhoso apoiado por Trump”, diz Trump sobre Milei
O apoio “total e completo” de Trump a Milei
Quando recebeu Milei na Casa Branca em 14 de outubro, Trump declarou seu apoio “total e completo” ao presidente argentino.
“Ótimo encontro hoje com Javier Milei! Ele está fazendo a coisa certa pelo seu país. Espero que o povo argentino entenda o excelente trabalho que ele está fazendo e apoie seu trabalho durante as próximas eleições de meio de mandato, para que possamos continuar a ajudá-lo a alcançar o incrível potencial da Argentina. Javier Milei tem meu apoio total e completo — ele não vai decepcionar vocês. FAÇAM A ARGENTINA GRANDE NOVAMENTE!.”
Dias antes, em 9 de outubro, os EUA anunciaram um acordo de swap de 20 bilhões de dólares com o Banco Central da Argentina e iniciaram compras diretas de pesos, numa operação articulada para conter a desvalorização da moeda local e sustentar o plano econômico do presidente Javier Milei.
Trump chegou a sugerir que a continuidade do acordo dependia da vitória do grupo eleitoral de Milei.
“Se ele não vencer, não estaremos do lado dele. Se ele perder, não seremos generosos com a Argentina”, disse o presidente americano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)