Escândalo do INSS: PT no Senado requenta narrativa em defesa do governo
Bancada do partido voltou a dizer que Lula "salvou o INSS"

Em meio ao avanço das investigações sobre o escândalo do INSS e à prisão do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, o PT no Senado decidiu requentar a narrativa de que o presidente Lula (foto) teria salvo o Instituto Nacional de Seguridade Social.
"Sabe aquela máxima: quem quer, faz? Pois foi exatamente assim que o governo Lula agiu: descobriu a fraude no INSS, mandou investigar, bandidos estão sendo presos e o povo recebendo o dinheiro de volta. A gente sabe quem é de verdade e quem é de mentira!", afirmou o perfil da bancada no X.
Em vídeo, a legenda resgatou uma série de declarações de Lula e dos ministros Vinícius Carvalho, da Controladoria-Geral da União, e Wolney Queiroz, da Previdência, para mostrar que o governo está agindo para encontrar os responsáveis pelos desvios de pensões e aposentadorias.
Sabe aquela máxima: quem quer, faz? Pois foi exatamente assim que o governo Lula agiu: descobriu a fraude no INSS, mandou investigar, bandidos estão sendo presos e o povo recebendo o dinheiro de volta. A gente sabe quem é de verdade e quem é de mentira! pic.twitter.com/olib5dI5Ae
— PT no Senado (@PTnoSenado) September 16, 2025
Leia mais: Lula está perdendo a batalha dos aposentados, aponta pesquisa
Batalha de narrativas sobre o INSS
Em maio, o PT iniciou uma campanha nas redes sociais, culpando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelas fraudes e irregularidades identificadas no INSS.
Como O Antagonista também mostrou, as responsabilidades sobre essa questão vão além do governo Lula e alcançam, sim, o governo Jair Bolsonaro.
Os casos, no entanto, aumentaram exponencialmente quatro anos depois, sob o governo Lula. No total, 6 milhões de pessoas vinham sendo descontadas mensalmente em seu salário de aposentadoria, a maioria sem consentimento, comprometendo ao todo 6,3 bilhões de reais.
Os descontos só foram alegadamente suspensos em abril de 2025.
Leia mais: Entenda fraudes no INSS, narrativas do governo Lula e papel do jornalismo
O responsável
Pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 4 de junho de 2025, indica que 31% da população enxerga a gestão do petista como o principal responsável pelo escândalo.
O governo Bolsonaro é visto como protagonista nessa história por apenas 8% dos 2.004 consultados em 120 municípios de 29 de maio a 1º de junho.
O próprio INSS é apontado como principal responsável por 14%, em segundo lugar, atrás apenas do governo Lula.
Leia mais: Caça aos culpados
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)