França e Irlanda declaram oposição a acordo com Mercosul
O presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro da República da Irlanda, Leo Varadkar, anunciaram que irão se opor ao acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Macron considera que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, mentiu para ele sobre seu compromisso com o meio ambiente quando os dois conversaram informalmente em Osaka...
O presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro da República da Irlanda, Leo Varadkar, anunciaram que irão se opor ao acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Macron considera que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, mentiu para ele sobre seu compromisso com o meio ambiente quando os dois conversaram informalmente em Osaka durante um encontro do G20 (foto), em junho. "O presidente Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos e não se comprometeu com a biodiversidade. Nessas circunstâncias, a França se opõe ao acordo do Mercosul", diz a presidência francesa.
Varadkar fez uma declaração na manhã desta sexta-feira. "Não há como a Irlanda votar o acordo de livre comércio UE-Mercosul se o Brasil não honrar seus compromissos ambientais", disse o irlandês. "Não há como obrigar os agricultores irlandeses e europeus a usarem menos pesticidas, menos fertilizantes, abraçarem a biodiversidade e plantarem mais nas suas terras se não fizermos acordos comerciais em condições decentes em relação ao meio ambiente e com elevados padrões trabalhistas.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Artur
2019-08-24 15:19:08Como sou mais velhinho ... estou me lembrando da Guerra das Lagostas ...! Os Franceses sempre foram agressivos com o Brasil ... Até porque herdamos de Portugal uma boa relação com a Inglaterra, que deve ser mais incentivada agora com Brexit ... bons negócios a vista ! Os Franceses infelizmente não são e nunca foram bons parceiros, desde que D. João VI deu uma "volta" bem dada no "baixinho" Napoleão ...
Iberê
2019-08-24 13:58:59Acima de tudo, considero Bolsonaro despreparado, no caso da Amazônia isso, mais uma vez, ficou claro, por outro lado, Trump também voltou atrás nos compromissos ambientais e o mandatário francês não foi tão duro, por que será? É ambientalista, porém nem tanto? Covardão.
Francisca
2019-08-23 19:30:16Tenho uma dúvida: qual foi o pais quem entre os anos de 1966 a 1996 (30 anos) realizou 193 testes nucleares na Polinésia Francesa expondo o Taiti, toda fauna e flora, a índices de radiação 500 vezes superiores ao máximo recomendado por agências internacionais?
Fábio
2019-08-23 17:03:03O primeiro ministro da Irlanda é outro oportunista , que não quer o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul , para proteger sua agricultura , e usa o desmatamento como pretexto . 🇧🇷
Bruno
2019-08-23 16:38:48Nem precisava declarar, perdeu tempo fazendo isso.
Bolsodudu
2019-08-23 15:28:05Só tem malandro nesse jogo... E o mais triste é a mídia brasileira apoiando essa sabotagem internacional ao Brasil só pq não gosta do Bolsonaro...
Celso
2019-08-23 14:39:15Eu realmente achava que só aqui no Brasil tinha políticos ladrões e mentirosos... engano total.
MARIA
2019-08-23 14:10:43Que pena, que o nível dos comentaristas da revista esteja descendo ao patamar do esgoto . Ás vezes é preferível cancelar uma assinatura a ter que submeter os demais assinantes a aspirar os odores da latrina!
Paulo
2019-08-23 13:39:54Essas bichas alvoroçadas desta área de comentários, dando chiliques um atrás do outro por aqui, mal sabem que isso aí não passa de pressão para levar vantagem nesse tal acordo do Mercosul/UE. Esses merdas desses europeus vem cozinhando o galo há décadas com esse acordo, para muitos de nós que enfiem esse acordo na bunda deles.
Marcos/MC77
2019-08-23 12:22:28A França, por pressão de seus produtores rurais, sempre se opôs ao acordo Mercosul - União Europeia. Agora, aproveitando-se da enxurrada de bobagens que o JB não para de produzir, Macron vem com essa picaretagem. Lamentável o nível de idiotice desses dois presidentes.