EUA impõe sanção a espião norte-coreano por recrutar falsos profissionais de TI
Song Kum Hyok foi acusado de liderar um esquema para infiltrar falsos funcionários em empresas globais

O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos sancionou nesta terça-feira, 8, Song Kum Hyok, acusado de facilitar um esquema internacional para a prática de hacking.
Song deu início à operação em 2022, quando roubou informações pessoais de cidadãos americanos para criar pseudônimos para supostos candidatos.
Esses falsos trabalhadores norte-coreanos buscavam emprego remoto em empresas americanas e, quando eram contratados, dividiam o lucro com Song.
"Em 2022 e 2023, Song utilizou informações de cidadãos americanos, incluindo nomes, números de previdência social e endereços, para criar pseudônimos para os trabalhadores estrangeiros contratados. Os trabalhadores então usaram as contas para se passarem por cidadãos americanos em busca de empregos remotos em empresas americanas", destaca o Departamento do Tesouro.
As investigações apontaram que alguns deles chegaram a introduzir vírus em redes corporativas de empresas dos EUA.
"Em alguns casos, esses trabalhadores de TI da RPDC são conhecidos por introduzir malware em redes empresariais para fins de exploração adicional. O OFAC também está sancionando um indivíduo e quatro entidades envolvidas em um esquema envolvendo trabalhadores de TI com sede na Rússia que gerou receita para a RPDC", diz trecho da nota.
Eles operavam principalmente na China e na Rússia, onde recebiam salários significativos que eram posteriormente desviados para o regime de Kim Jong-un.
“A ação de hoje ressalta a importância da vigilância sobre os esforços contínuos da RPDC para financiar clandestinamente seus programas de armas de destruição em massa e mísseis balísticos”, disse o secretário adjunto do Tesouro, Michael Faulkender.
"O Tesouro continua comprometido em usar todas as ferramentas disponíveis para interromper os esforços do regime de Kim para contornar as sanções por meio de roubo de ativos digitais, tentativas de se passar por cidadãos americanos e ataques cibernéticos maliciosos", acrescentou.
Como resultado da ação, todos os bens de Song e de outras pessoas sancionadas ficarão bloqueados e devem ser reportados à lista OFAC.
"Além disso, quaisquer entidades que sejam de propriedade, direta ou indiretamente, individual ou coletivamente, em 50% ou mais, de uma ou mais pessoas bloqueadas também estão bloqueadas. A menos que autorizado por uma licença geral ou específica emitida pelo OFAC, ou isento, os regulamentos do OFAC geralmente proíbem todas as transações por cidadãos norte-americanos ou dentro (ou em trânsito) dos Estados Unidos que envolvam quaisquer bens ou interesses em bens de pessoas bloqueadas."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)