Novo Coaf: presidente do BC demite indicado de Moro e nomeia novo presidente
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, assinou nesta terça-feira, 20, a portaria determinando a saída de Roberto Leonel (foto) da presidência da Unidade de Inteligência Financeira, como passou a se chamar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf. Para a vaga, Campos Neto nomeou Ricardo Liáo, servidor do Banco Central que deixa...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, assinou nesta terça-feira, 20, a portaria determinando a saída de Roberto Leonel (foto) da presidência da Unidade de Inteligência Financeira, como passou a se chamar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf. Para a vaga, Campos Neto nomeou Ricardo Liáo, servidor do Banco Central que deixa o cargo de diretor de Supervisão do Coaf para assumir a UIF.
A portaria será publicada na edição de amanhã no Diário Oficial da União. A edição de hoje do diário trouxe a medida provisória que transferiu o Coaf para o BC e a mudança do nome do órgão.
Leonel foi indicado para o cargo pelo ministro Sergio Moro, quando o Coaf ainda estava sob a jurisdição do Ministério da Justiça, e tem sua carreira ligada à Lava Jato, como o representante da Receita Federal na força-tarefa, no auge das investigações em Curitiba.
O agora ex-presidente do Coaf vinha sendo alvo de ataques de opositores da Lava Jato. E havia desagradado ao presidente Jair Bolsonaro quando alertou para as consequências negativas da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de suspender investigações com dados compartilhados pelo órgão sem prévia autorização da Justiça.
Com a determinação, foi interrompida a investigação feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro sobre lavagem de dinheiro e desvio de verbas públicas envolvendo o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, quando ainda era deputado estadual. Em entrevista a Crusoé, Leonel avisou que a decisão de Toffoli ia na contramão das melhores práticas existentes no mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Diego
2019-08-21 14:23:58Sergio Moro, saia desse governo enquanto a tempo, você pode fazer muito mais como presidente em 2022 do que como ministro do STF..
Luiz
2019-08-21 12:41:02Aí o presidente do Banco Central pisou na bola!
Rachel
2019-08-21 12:02:39Está cheirando a malandragem, informar somente o que não fere suscetibilidades dos amigos e interesses "maiores".
MarcoA
2019-08-21 11:28:58Como diria a musica, "ö principe virou um sapo"......capitáo mostrando os pes de barro,,,,,,e ainda tem fanaticos cegos fundamentalistas de plantáo que váo cair na proxima cenoura tipo "desobrigar o uso do cinto de segurança, capacete,falar no celular dirigindo, e outras imbecilidades"
Mauricio
2019-08-21 11:05:12Éh! Penso que o ministro Sérgio Mouro esta sendo fritado, caso ele caia a reação popular será imprevisível. Começo a desacreditar do governo Bolsonaro pois o preço pela indicação do seu filho para a embaixada está se tornando muito alto. Vê-lo ao lado do Tofoli me embrulha o estômago e se ele não vetar a lei de abuso da autoridade aí então é que a vaca foi pro brejo.
Antonio
2019-08-21 09:20:07Flávio Bolsonaro ferrou tudo. Próxima Witzeu
Edgar
2019-08-21 08:56:09Bolsonaro é mentiroso e traidor,disse a Sérgio moro que o daria carta branca,e agora,está lhe dando as costas.Poxa vida capitão,que decepção,cadê o homem comprometido com o combate a corruptos???Mentiroso,vc é igual a todos os outros.E ainda fica citando versículos,da bíblia.Quer enganar quem???
Jackson
2019-08-21 04:46:52Existe um movimento subterrâneo na RF para derrubar Marcos Cintra. Oriundo da RF e em respeito a hierarquia, Leonel deveria ter expressado suas queixas ao seu chefe Marcos Cintra, ou a Paulo Guedes ou ao próprio Moro. Ao procurar os holofotes da imprensa, Leonel ou foi ingênuo ou estava mesmo pedindo para sair.
Iolanda
2019-08-21 02:02:44Pergunta que não quer calar: "Será que Bolsonaro está se rendendo ao sistema podre em troca da governabilidade?"
Iolanda
2019-08-21 01:51:00Vários indícios que estamos diante de mais um estelionato eleitoral. #QuePena