Crusoé
23.07.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Diários

Janja, a blogueirinha do Putin

Ao passear por Moscou e por São Petersburgo, a primeira-dama se converte em mais uma agente de desinformação russa

avatar
Duda Teixeira
4 minutos de leitura 05.05.2025 10:21 comentários 5
Janja, a blogueirinha do Putin
Janja na Rússia. Reprodução/redes sociais
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A primeira-dama Janja viajou para a Rússia na sexta, 2, para participar das comemorações do Dia da Vitória, na próxima sexta, dia 9.

Ela chegou seis dias antes do evento, que contará ainda com a participação do presidente Lula.

Assim que botou os pés no país, Janja foi visitar o Kremlin, a sede do poder Executivo.

Nesta segunda, 5, ela visitou o Bolshoi e propôs "ampliar a parceria do governo brasileiro com o governo russo, para que muitos talentos do nosso país possam viver o sonho de pisar nesse solo sagrado que é o Teatro Bolshoi".

Também estão na agenda Museu Hermitage, Catedral do Sangue Derramado e Fábrica de Porcelana Imperial.

Mas a Rússia é um país que segue massacrando a Ucrânia, que por sua vez tenta se defender o melhor que pode.

Cinismo de alto nível

No mesmo dia em que Janja embarcou para Moscou, a Rússia atacou Kharkiv, na Ucrânia, com drones. Cerca de 40 pessoas ficaram feridas.

Na noite de sábado, 3, os russos lançaram 165 drones iranianos Shaked contra as regiões de Kharkiv, Mykolaiv e Kiev.

No domingo, 4, ocorreram ataques massivos com drones e mísseis a nove regiões da Ucrânia. Em Kiev, equipes de emergência combateram incêndios em prédios residenciais e carros. Adultos e crianças ficaram feridos.

"Os russos pedem um cessar-fogo em 9 de maio, enquanto atacam a Ucrânia todos os dias. Isso é cinismo de alto nível: só nesta semana, a Rússia usou mais de 1.180 drones de ataque, 1.360 bombas aéreas guiadas e 10 mísseis de vários tipos contra a Ucrânia", afirmou o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.

Influenciadora experiente

Como influenciadora experiente que é, Janja sabe que não pode falar mal dos seus anfitriões.

Na sua conta do Instagram, Janja diz que viajou "a convite do governo russo".

Mas a primeira-dama, que representa o Estado brasileiro, tem ido muito além de uma presença protocolar, pois tem adotado e divulgado a narrativa do ditador Vladimir Putin.

"Orgulho do povo russo"

Em primeiro lugar, Janja tem enaltecido a história russa, seguindo o revisionismo de Putin.

Depois de ir ao Kremlin, ela escreveu: "A fortaleza é um dos locais mais conhecidos da Rússia e guarda momentos importantíssimos da história de luta e construção da nação russa, tendo sido a morada de czares e hoje do presidente".

"Durante a visita, pude perceber o orgulho com que o povo russo se prepara para as comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória", escreveu.

Falar em "orgulho do povo russo" antes de assistir a uma parada militar, no meio de uma guerra, demonstra não apenas desprezo com o povo ucraniano, mas também descaso com a população russa, que é vítima do seu ditador e é obrigada a mandar seus jovens para um moedor de carne humana na Ucrânia.

"Forças extremistas"

Em seguida no seu texto para as redes sociais, Janja cria uma oposição entre aqueles que defendem a história e "forças extremistas", sem especificá-las.

Também fala em "conflitos", sem mencionar a Ucrânia.

Mas não é difícil juntar os pontos na sua frase, publicada no Instagram.

"Em tempos tão difíceis como os que vivemos hoje, com conflitos se espalhando e se intensificando, e a retomada de forças extremistas, é necessário e importante preservarmos a memória, aprendermos com a história e, juntos, construirmos um futuro de paz e fraternidade para os povos", escreveu a primeira-dama.

Estaria Janja insinuando que a invasão russa na Ucrânia seria contra forças extremistas?

Suponho que sim.

Agente de desinformação

A mera presença de Janja em Moscou, aliás, já traz uma mensagem.

Não há qualquer liberdade de expressão ou de imprensa em Moscou. Qualquer manifestação pró-ucraniana na rua pode levar uma pessoa à prisão.

A economia toda foi para virar uma máquina de guerra, voltada à produção de mísseis e drones.

O país está sob fortes sanções ocidentais.

Quando Janja passeia por Moscou e por São Petersburgo, ela ajuda Putin a difundir a ideia de que está tudo bem com o seu país, que não sofreu nenhum arranhão até agora com a guerra e, portanto, pode continuar com a sua "operação especial" na Ucrânia.

Ao se prestar a esse triste papel de influenciadora de Putin, Janja se transforma em mais um agente de desinformação russa no mundo.

Diários

PT surfa em tarifaço e lança campanha "O Brasil não se entrega"

Redação Crusoé Visualizar

Petista lidera todos os cenários para o governo do RN, aponta AtlasIntel

Redação Crusoé Visualizar

Missão esclarece dúvidas sobre seu plano de governo

Duda Teixeira Visualizar

Julgamento de Maduro é marcado para junho de 2027

Redação Crusoé Visualizar

Caiado alfineta encontro de Flávio com embaixadores

Redação Crusoé Visualizar

Trump quer o presidente da Fifa como chefe da ONU?

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A guerra cada vez mais cara de Trump

A guerra cada vez mais cara de Trump

Visualizar notícia
A saga do banqueiro progressista amigo de Lula

A saga do banqueiro progressista amigo de Lula

Visualizar notícia
As esquisitices do plano de Renan Santos

As esquisitices do plano de Renan Santos

Visualizar notícia
Biden brasileiro tem medo de debate

Biden brasileiro tem medo de debate

Visualizar notícia
Caiado alfineta encontro de Flávio com embaixadores

Caiado alfineta encontro de Flávio com embaixadores

Visualizar notícia
É possível aplicar o 'Direito Penal do Inimigo' no Brasil?

É possível aplicar o 'Direito Penal do Inimigo' no Brasil?

Visualizar notícia
Flávio opta pela radicalização

Flávio opta pela radicalização

Visualizar notícia
Mais uma pesquisa indica a debandada de Flávio

Mais uma pesquisa indica a debandada de Flávio

Visualizar notícia
Missão esclarece dúvidas sobre seu plano de governo

Missão esclarece dúvidas sobre seu plano de governo

Visualizar notícia
Petista lidera todos os cenários para o governo do RN, aponta AtlasIntel

Petista lidera todos os cenários para o governo do RN, aponta AtlasIntel

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Guerra

Invasão da Ucrânia

Janja

Vladimir Putin

< Notícia Anterior

Fissuras na Igreja e incertezas em torno do Conclave

05.05.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

O vaivém de Trump sobre terceiro mandato

05.05.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Duda Teixeira

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

Jorge Irineu Hosang

2025-05-05 22:26:29

Ela é literalmente, uma Puta Desvairada!! Acha (porque dizer que pensa seria elogio) que move montanhas e causa tsunamis com sua atuação, mas paga o maior mico!! Se presta a qualquer papel, desde que lhe joguem um tapete vermelho e palmas lhe sejam dadas. Típico dessa gentinha que vive de olho na validação e lacração em redes sociais!! Não lê, não se instrui, se alimenta do extremismo (... e que sejamos claros, não é exclusivo da extrema esquerda, mas também da extrema direita, e sabe-se que todo extremismo é burro, por natureza) da sua trupe de militantes. O Brasil só patina nas mãos de gente assim, aliás, estamos vendo o resultado do fraco ensino, da má educação do Brasileiro, da ética rasa que se ensina (...se é que se ensina) nos lares Brasileiros, cultura, decoro e educação, se tornou brega neste País. Estamos passando recibo mundo afora, de palhaços de circo sem graça, que fazem de tudo por um aplauso. Parem o mundo, porque, definitivamente, eu quero descer!!


Andre Luis Dos Santos

2025-05-05 22:01:13

Da pra esperar algo mais dessa marmita de presidiário? É lamentável o que se passa no Brasil.


Maria Alice da Gama d'Eça de Oliveira

2025-05-05 20:42:29

Que orgulho assistir a deslumbrada desinformada, representante do Brasil sem cargo, ministério ou eleição, gastando nosso dinheiro em luxos e para bostejar completo desconhecimento histórico.


Mariana Camacho

2025-05-05 17:34:15

Perfeito, Duda! Texto espetacular e necessário! Adorei também a sua fala direcionada especialmente para a blogueirinha do Putin durante o "Meio-dia em Brasilia"! 👏🏻


Luis Luz

2025-05-05 15:48:28

O Zelenski poderia ajudar muito o Brasil! Que tal esperar o Lula chegar por lá nesta semana e mandar um drone na cabeça do casal?


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

Jorge Irineu Hosang

2025-05-05 22:26:29

Ela é literalmente, uma Puta Desvairada!! Acha (porque dizer que pensa seria elogio) que move montanhas e causa tsunamis com sua atuação, mas paga o maior mico!! Se presta a qualquer papel, desde que lhe joguem um tapete vermelho e palmas lhe sejam dadas. Típico dessa gentinha que vive de olho na validação e lacração em redes sociais!! Não lê, não se instrui, se alimenta do extremismo (... e que sejamos claros, não é exclusivo da extrema esquerda, mas também da extrema direita, e sabe-se que todo extremismo é burro, por natureza) da sua trupe de militantes. O Brasil só patina nas mãos de gente assim, aliás, estamos vendo o resultado do fraco ensino, da má educação do Brasileiro, da ética rasa que se ensina (...se é que se ensina) nos lares Brasileiros, cultura, decoro e educação, se tornou brega neste País. Estamos passando recibo mundo afora, de palhaços de circo sem graça, que fazem de tudo por um aplauso. Parem o mundo, porque, definitivamente, eu quero descer!!


Andre Luis Dos Santos

2025-05-05 22:01:13

Da pra esperar algo mais dessa marmita de presidiário? É lamentável o que se passa no Brasil.


Maria Alice da Gama d'Eça de Oliveira

2025-05-05 20:42:29

Que orgulho assistir a deslumbrada desinformada, representante do Brasil sem cargo, ministério ou eleição, gastando nosso dinheiro em luxos e para bostejar completo desconhecimento histórico.


Mariana Camacho

2025-05-05 17:34:15

Perfeito, Duda! Texto espetacular e necessário! Adorei também a sua fala direcionada especialmente para a blogueirinha do Putin durante o "Meio-dia em Brasilia"! 👏🏻


Luis Luz

2025-05-05 15:48:28

O Zelenski poderia ajudar muito o Brasil! Que tal esperar o Lula chegar por lá nesta semana e mandar um drone na cabeça do casal?



Notícias relacionadas

PT surfa em tarifaço e lança campanha "O Brasil não se entrega"

PT surfa em tarifaço e lança campanha "O Brasil não se entrega"

Redação Crusoé
22.07.2026 18:56 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Petista lidera todos os cenários para o governo do RN, aponta AtlasIntel

Petista lidera todos os cenários para o governo do RN, aponta AtlasIntel

Redação Crusoé
22.07.2026 15:02 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Missão esclarece dúvidas sobre seu plano de governo

Missão esclarece dúvidas sobre seu plano de governo

Duda Teixeira
22.07.2026 14:57 15 minutos de leitura
Visualizar notícia
Julgamento de Maduro é marcado para junho de 2027

Julgamento de Maduro é marcado para junho de 2027

Redação Crusoé
22.07.2026 14:44 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Com artilheiro da Copa do Mundo em destaque, novo jogo de futebol virtual é lançado

Com artilheiro da Copa do Mundo em destaque, novo jogo de futebol virtual é lançado

Visualizar notícia
Cristiano Ronaldo deixa escapar o que pensa sobre Fifa ajudar Messi

Cristiano Ronaldo deixa escapar o que pensa sobre Fifa ajudar Messi

Visualizar notícia
Funcionária demitida após gravar vídeo criticando empresa é informada sobre decisão da justiça

Funcionária demitida após gravar vídeo criticando empresa é informada sobre decisão da justiça

Visualizar notícia
Maju Coutinho deve deixar apresentação do Fantástico por decisão da Globo

Maju Coutinho deve deixar apresentação do Fantástico por decisão da Globo

Visualizar notícia
Fim de uma geração: Copa do Mundo marcou a despedida de craques históricos

Fim de uma geração: Copa do Mundo marcou a despedida de craques históricos

Visualizar notícia
Mounjaro enfrenta processo por divulgar dados ultrapassados e propaganda enganosa

Mounjaro enfrenta processo por divulgar dados ultrapassados e propaganda enganosa

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso