Não dá para tirar Trump da eleição no Canadá
Líder conservador que era tratado como o Trump canadense hoje tenta se desvencilhar do americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá uma participação determinante nas eleições do Canadá nesta segunda, 28.
Com as urnas já abertas, o candidato do Partido Conservador, de direita, Pierre Poilievre (foto), publicou uma mensagem na rede X pedindo ao americano não se meter na votação.
"Presidente Trump, fique fora da nossa eleição. As únicas pessoas que decidirão o futuro do Canadá são os canadenses nas urnas. O Canadá sempre será orgulhoso, soberano e independente e NUNCA seremos o 51º estado [americano]. Hoje, os canadenses podem votar pela mudança para que possamos fortalecer nosso país, nos mantermos firmes e enfrentar a América com uma posição de força", escreveu Poilievre.
O problema para Poilievre é que durante boa parte da campanha ele foi comparado a Trump, e as semelhanças entre os dois são evidentes.
Poilievre se aproveitou da proximidade enquanto ela lhe rendia apoiadores, mas agora tenta mudar de curso quando percebeu que as posições de Trump tiveram um efeito negativo em sua campanha.
No início do ano, o partido de Poilievre estava vinte pontos à frente dos rivais liberais.
As últimas pesquisas, porém, mostravam o liberal Mark Carney cinco pontos à frente (no Canadá e nos Estados Unidos, a expressão "liberal" denomina a esquerda).
Similaridades
O conservador Pierre Poilievre manteve durante a maior parte da sua campanha bandeiras semelhantes às de Trump.
Defendeu os valores da família, a liberdade de expressão e o protecionismo no estilo "Canadá primeiro".
Criticou o identitarismo woke e o multiculturalismo, que são muito fortes no Partido Liberal.
Poilievre é a favor das criptomoedas e da exploração de petróleo.
Além disso, ele ataca a imprensa tradicional e promete retirar os recursos da Canadian Broadcast Corporation, CBC, uma emissora pública.
Poilievre mantém um discurso populista, em que ele se coloca como o representante da classe trabalhadora contra uma elite de esquerda.
Trump canadense
É, assim, um Trump com sotaque diferente.
Tanto é assim que ele foi elogiado por Trump e por Elon Musk.
Quando Poilievre percebeu que os canadenses ficaram incomodados com o tarifaço e as zombarias constantes de Trump, ele passou a se opor ao republicano na Casa Branca.
Seu desafio hoje é fazer com que os canadenses acreditem que ele é "cara durão" para se opor a Trump.
"Sou um líder forte, sou um cara durão. Sou firme nas minhas convicções e sempre colocarei o Canadá em primeiro lugar", disse Poilievre.
Com as pesquisas mostrando uma diferença pequena entre os dois partidos, é difícil prever o resultado, mas o modelo da The Economist prevê uma chance de 88% de vitória da esquerda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)