Piauí com nota para ter garantia da União a empréstimos
O Piauí que o presidente Jair Bolsonaro (foto) visita na manhã desta quarta-feira, 14, ganhou neste mês o direito de ter a garantia da União para contrair empréstimos. A nota de capacidade de pagamento do Piauí, estipulada pela Secretaria do Tesouro Nacional, passou de C para B, segundo o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais,...
O Piauí que o presidente Jair Bolsonaro (foto) visita na manhã desta quarta-feira, 14, ganhou neste mês o direito de ter a garantia da União para contrair empréstimos.
A nota de capacidade de pagamento do Piauí, estipulada pela Secretaria do Tesouro Nacional, passou de C para B, segundo o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, divulgado hoje. O relatório analisa as contas de estados e municípios.
Apenas estados e municípios com nota de capacidade de pagamento B ou A podem obter garantia da União para empréstimos. Atualmente, há nove estados com B e somente um com A, o Espírito Santo. Rondônia e Amapá passaram de B para C. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro estão em pior situação, com nota D.
O boletim alerta, no entanto, que o B do Piauí pode durar pouco. Assim como Acre, Pará, Paraíba e São Paulo, o estado pode voltar a ter a classificação C em 2020, se não equilibrar a relação entre despesas correntes e receitas correntes, que está perto da margem de 95%. "Faz-se necessário esforço maior em aumentar a receita e cortar gastos", recomenda o boletim.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Domingos
2019-08-14 12:05:42Conheço o Estado do Piauí. É um lindo estado e com muitos recursos naturais. Está empobrecido porque a maioria absoluta dos presidentes esqueceram-se dele. É bom lembrar que o Estado de Minas Gerais já foi governado por um piauense e diga-se da passagem, foi um bom governo. Que o nosso Ministro do Turismo recomende este estado para passeios e turismos.
EDMAR
2019-08-14 11:48:41Certo. Quem não quer trabalhar direito, tem que sofrer consequências.
Daniel
2019-08-14 10:56:02Curioso que uma das recomendações é “aumentar receitas”. Como um ente federativo (subdistrito, distrito, município, estado e União) aumenta a receita? A solução definitiva é cortar gastos e mantê-los baixos, como todo brasileiro mortal precisa saber fazer.
Jose
2019-08-14 10:37:23O mais interessante desta notícia é que os estados em pior colocação são todos do Sul e Sudeste do Brasil. Este dado devasta de vez o argumento de que os políticos nordestinos são os piores do país. Os piores estão no centro-sul. Qual Bozista irá contra estas evidências?
EDERSON
2019-08-14 10:36:56É provável que, aos poucos, os eleitores do Nordeste comecem a enxergar que o populismo/esquerdismo, que muito promete e pouco entrega, que mantém castas privilegiadas e, em vários casos, são mais propensos a corrupção. Não tem nenhum futuro promissor. Mentem, manipulam e mantém os estados na miséria, enquanto uma classe se beneficia das benesses na administração. O exemplo pode ser visto e estudado em relação ao passado, presente e futuro. Daqui 03 anos deverão escolher se mantém isso ou não.
LuisR
2019-08-14 10:31:29Quanto pior é hoje, melhor foi antes. Cabides de empregos pra aumentar o eleitorado, cartões presídio, cartão x, cartão y... e o mais interessante... cartão roubalheira!
CARLOS
2019-08-14 10:26:53Coitado do Piauí. O governador administra o estado buscando se endividar cada vez mais. Tem o mando na Assembleia Legislativa de 27 dos 30 deputados. Recentemente foi autorizado a contrair mais um empréstimo, no valor de 1,5 bilhões de reais. Sempre fala em investimento, no entanto não tem obra acabada em funcionamento.
Fábio
2019-08-14 10:18:52Que país maravilhoso : 27 estados , sendo 10 estados com capacidade de pagamento A e B , e 17 estados falidos . E a esquerdalha não quer os estados na reforma da previdência . 🇧🇷