Um 'botão silenciador' para a imprensa na Argentina?
Projeto que envolve a seleção de jornalistas por voto popular para participar das coletivas de imprensa está sendo avaliado pelo governo Milei

O porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni (foto), afirmou na quarta-feira, 5, que o governo Milei avalia implementar um "botão silenciador” para jornalistas que participam de coletivas de imprensa na sede do Executivo.
O projeto envolveria uma seleção de jornalistas por voto popular.
"Estamos pensando em algum esquema em que os jornalistas são eleitos pelo povo. Quem está lá e quem não está. Para que as pessoas se sintam representadas, se sintam informadas e que vocês [jornalistas que participam das coletivas de imprensa na Casa Rosada] sintam que podem fazer o melhor trabalho para o seu veículo e, em última análise, para as pessoas, porque vocês não estão aqui por nenhuma outra razão senão porque do outro lado há alguém que os lê ou os ouve", disse o porta-voz.
"Queremos fazer uma grande mudança", continuou. "Minha ideia é que a sala de imprensa se torne mais profissional, que as pessoas se sintam mais confortáveis, que sejam ouvidas. A liberdade de expressão deve ser incluída nisso. Estou prestes a emitir uma resolução com algumas mudanças na casa."
Atualmente, a área de comunicação da Casa Rosada promove um sorteio entre os meios de comunicação credenciados presentes para definir quem participa da coletiva.
Cada um dos sorteados tem direito a uma pergunta.
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O "vai e vem do jornalismo"
Para Adorni, o "botão silenciador" vai evitar que "o microfone seja arrancado das mãos das pessoas que trabalham na Casa Rosada" aconteça novamente.
Ele alegou que a intenção é evitar que jornalistas continuem fazendo perguntas após a palavra ser passada a outra pessoa.
"O importante é a informação, não o vai e vem do jornalismo", completou.
Manuel Adorni é responsável pela área de Mídia e Comunicação da Casa Rosada.
Segundo o jornal La Nacion, o governo argentino também está elaborando medidas para tornar as coletivas de imprensa abertas a personalidades das redes sociais, como youtubers e influenciadores digitais.
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Comentários (3)
Marcos
2025-03-06 14:59:19verdade
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2025-03-06 14:09:55Péssima ideia. Um governo tem obrigação de estar aberto ao escrutínio de qualquer veículo de imprensa, mesmo os declaradamente hostis a ele.
Amaury G Feitosa
2025-03-06 10:13:51Mais pro Millei fazer com no Brasil e comprar os que se rendem e se vendem.