Crusoé 352: Isenção camarada
O brasileiro médio, o trabalhador informal que precisa ganhar a vida dia a dia, temeu nas últimas semanas ver suas contas devassadas pela Receita Federal, por conta da já cancelada Instrução Normativa que autorizava o patrulhamento do Pix para valores acima de 5 mil reais por mês. Ao mesmo tempo em que os auditores conseguiam...
O brasileiro médio, o trabalhador informal que precisa ganhar a vida dia a dia, temeu nas últimas semanas ver suas contas devassadas pela Receita Federal, por conta da já cancelada Instrução Normativa que autorizava o patrulhamento do Pix para valores acima de 5 mil reais por mês.
Ao mesmo tempo em que os auditores conseguiam uma brecha para ficar de olho nas transações de alguns milhares de reais, quatro empresas receberam um perdão de milhões de reais do governo Lula. Aliás, de centenas de milhões de reais. Duas delas, em um passado não muito distante, foram ligadas ao ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão.
Em 2 dezembro de 2024, o complexo formado por Maity Energia, Maity Agrícola, Aimar Agroindustrial e a Coopergraças – Cooperativa Nossa Senhora das Graças – fechou um acordo com o governo federal para encerrar pouco mais de 700 ações judiciais e administrativas impetradas pela União pelo não pagamento de dívidas com a Receita Federal e com a Previdência e conseguiu um desconto de 284 milhões de reais nesse passivo com o governo federal.
Até novembro do ano passado, o complexo devia à União 375 milhões de reais. Agora, com o acordo, o débito caiu para 91 milhões de reais. Um desconto de 75% (incluindo-se aqui o uso de créditos remanescentes das empresas com a União), revela, com exclusividade, a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Wilson Lima.
Outros destaques de Crusoé
A matéria "Para além de Bolsonaro", assinada por Wilson Lima, mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível e enfraquecido por investigações, luta contra desembarque diante de uma série de alternativas à direita.
A reportagem "O caminho do impeachment", assinada por Rodolfo Borges e Wilson Lima, aponta que a decisão do TCU de bloquear recursos para o Pé-de-Meia reforça acusação de crime de responsabilidade. A oposição, no entanto, depende das ruas.
Em "DeepSeek AI: revolução real ou 'Xing Ling'?", Alexandre Borges conta que, por trás do hype da inteligência artificial chinesa, há perguntas incômodas sobre a real capacidade da DeepSeek em ser o que diz que é.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Leonardo Barreto, Jerônimo Teixeira, Josias Teófilo, Alexandre Soares Silva e Rodolfo Borges.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)