As consequências da briga entre EUA e China para o Brasil
O Brasil tem mais a perder do que a ganhar na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, e mesmo uma possível melhora nas relações diplomáticas do Brasil com o governo de Donald Trump (na foto, com Xi Jinping) não será capaz de reverter o cenário. "A disputa entre Estados Unidos e a...
O Brasil tem mais a perder do que a ganhar na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, e mesmo uma possível melhora nas relações diplomáticas do Brasil com o governo de Donald Trump (na foto, com Xi Jinping) não será capaz de reverter o cenário.
"A disputa entre Estados Unidos e a China dificilmente pode ser considerada como uma superoportunidade para o Brasil, seja com o deputado Eduardo Bolsonaro como embaixador em Washington ou não", diz a estrategista de câmbio do Banco Ourinvest, Fernanda Consorte. "Ao final, o Brasil terá de lidar com as consequências disso, pois são nossos dois maiores parceiros comerciais."
Se os Estados Unidos suspenderem as importações da China, que somam 200 bilhões de dólares, o Brasil poderia ocupar parte do vácuo, mas o ganho seria irrisório. "Apenas trinta produtos brasileiros, que representam 3 bilhões de dólares, seriam beneficiados, mas isso não representa muita coisa", diz ela. "Nossa indústria é muito fraca e não é tão competitiva para aproveitar novas oportunidades. México, países da União Europeia e Japão, que possuem melhor infraestrutura e localização, ganhariam de lavada do Brasil."
Caso a China venha a suspender a importação de soja americana, os produtores brasileiros também poderiam levar vantagem, mas por pouco tempo. "Assim que Estados Unidos e China se entenderem, a primeira coisa que os americanos vão fazer é tentar favorecer seus produtores de soja em um futuro acordo", diz Fernanda.
De uma forma ou de outra, o Brasil será impactado pela desaceleração na economia mundial e pela fuga de investidores, que poderiam ficar mais avessos a assumir riscos em países emergentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Waldo
2019-08-11 17:45:50Nós continuaremos a fazer mais do mesmo, vender comodites.
Miguel
2019-08-11 09:30:38Nada entenderam!!! O maior competidor da hegemonia americana no mundo é a China. Deveria ultrapassar logo EUA. O segundo maior competidor é a UE. Golpe de mestre do Sr.Trump: sabote-se o crescimento da China e estimule-se o Brexit. Quem continua o mais forte? O Brasil pode ocupar parte do espaço perdido da China porque não ameaça o poder americano.
Antonio
2019-08-10 14:56:36exercício de futurologia! porque não advinha o resultado da mega?
ROBERTO
2019-08-10 11:43:11Que reportagem sem nexo Sr. Duda Teixeira. Qual a sua profissão? Analista do Apocalipse? Oh dia, oh vida, oh azar!!!!!!!
Cretino
2019-08-09 21:18:13Tem gente desinformada abaixo (Elizabeth). A população estimada da China para 2019 é de 1,39455 bilhões. A comentarista acrescentou a população da Europa, mais a do Canadá e da Austrália nisso. A China se supre de alimentos em vários locais: USA, Brasil, Austrália, Canadá, Argentina, Uruguai, outros países da A. do Sul, da Europa, da África e da Ásia/Oceania. Da mesma forma que o Brasil, a grande exportação de alimentos e minérios da Austrália (grande produtor de carnes) vai para a China, etc...
JOSE RAVE
2019-08-09 20:42:50Se for assim,que os dois se fodam.Simples assim
Jose
2019-08-09 20:23:25Em resumo: a nossa economia entrará em recessão novamente. Bozistas, vocês conseguiram.
Elizabeth
2019-08-09 18:56:06China não tem condições de suspender importações ou exportações. Quais seriam os fornecedores ou clientes que eles teriam como substitutos para impedir o colapso de uma população de 2 bilhões sob tutela total do governo? Todas as análises erram ao desconsiderar isso, a manipulação de moedas e acordos vazios, como a ferrovia transcontinental e as usinas nucleares prometidas respectivamente para Brasil e Índia em 2016, mas cujo dinheiro foi investido em transposição de rio chinês.
Ariovaldo
2019-08-09 15:12:54Sua análise é muito boa! O Brasil de todas as maneiras sai perdedor! Parabéns! Vc deve ser um especulador financeiro! Nunca trabalhou na produção pra encontrar oportunidade nas crises!!!
JOSE
2019-08-09 14:35:52Manda estes adivinhos de plantão jogar na Mega-Sena.