Secom confirma encontro entre Lula e empresário José Seripieri Filho
Dono da Amil esteve com o presidente na segunda, quando o presidente se sentiu mal, mas reunião não foi divulgada na agenda oficial
![](https://cdn.crusoe.com.br/uploads/2020/07/Seripieri.png)
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Secom, confirmou nesta quinta, 12, o encontro entre o presidente Lula e o empresário José Seripieri Filho na segunda, 9, dia em que o presidente passou mal.
"Foi um encontro rápido, de cumprimentos, pouco antes do presidente sair para o almoço, não classificado como reunião oficial", afirmou a Secom em email enviado para Crusoé.
De acordo com o site Metrópoles, Seripieri, que é dono da Amil, percebeu que Lula não estava bem de saúde e entrou em contato com o médico Roberto Kalil, que está tratando do presidente no Hospital Sírio Libanês, em são Paulo.
Por não estar na agenda oficial, o encontro com o empresário só se tornou notícia porque o presidente precisou de ajuda.
Júnior da Qualicorp
Em 2020, Seripieri, fundador da Qualicorp, assinou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República no qual revelava pagamentos ilícitos a políticos do MDB, PSDB e PT. Entre os delatados estava os senadores José Serra e Renan Calheiros, o deputado Aécio Neves, e os ex-ministros Romero Jucá e Antonio Palocci.
As negociações de Seriperi com a PGR começaram após o empresário, que também é conhecido como Júnior, ter sido preso em julho em uma operação da Polícia Federal que investigou suposto pagamento de 5 milhões de reais da Qualicorp, via caixa dois, para a campanha Serra ao Senado, em 2014. Na ocasião, a PF fez buscas em endereços ligados ao tucano.
Amigo de Lula
Seripieri também se declara amigo de Lula.
No final de 2022, após o petista vencer a eleição presidencial, ele viajou para o Egito no jatinho Gulfstream G600 de Seripieri para participar da COP27, sobre mudanças climáticas.
Em dezembro de 2023, Seripieri comprou a Amil, do setor de saúde, por 11 bilhões de reais.
Logo após fechar o negócio, Seripieri agradeceu a Lula, que segundo ele seria uma "meu eterno inspirador".
Transparência
Encontros com empresários, contudo, deveriam ser divulgados sobre os princípios da transparência, para eliminar qualquer suspeita de favorecimento ou da atuação de lobbies.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)