Lula não confia em Alckmin?
Mesmo internado em UTI após cirurgia de emergência, petista não passa o cargo para o vice. Médicos disseram que Lula só deve ter alta no início da próxima semana
Lula (à esquerda na foto) só deve ter alta no início da próxima semana, segundo seus médicos, se tudo correr bem na recuperação da cirurgia de emergência à qual foi submetido na madrugada de terça-feira, 10.
Mesmo internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o petista não passou e, ao que consta, não pretende passar o cargo para seu vice, Geraldo Alckmin (à direita na foto).
Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Jorge Messias (AGU) já estão mobilizados para tentar aprovar o pacote fiscal do governo no Congresso Nacional. E o vice-presidente da República, para que serve?
“Em um primeiro momento, estamos trabalhando que não haverá necessidade de afastamento formal do presidente”, disse o ainda ministro da Secom Paulo Pimenta.
Não confia?
A resistência de Lula em ceder lugar a Alckmin, que já ocorreu quando o petista se submeteu a outros procedimentos médicos, como a operação no quadril em setembro de 2023, é eloquente demais para ser ignorada.
O vice-presidente só assumiu a agenda de Lula com o primeiro-ministro da Eslováquia na terça-feira após alguma relutância — a primeira informação era de que Alckmin seguiria com seu compromisso na função de ministro do Desenvolvimento em São Carlos (SP).
Isso mesmo após o vice-presidente passar dois anos bajulando Lula aberta e gratuitamente nas redes sociais, por meio de memes.
Os elogios bem-humorados de Alckmin não parecem ter sido o bastante para espantar a desconfiança dos petistas com quem disse, há não muito tempo, que Lula queria "voltar à cena do crime" ao tentar se eleger presidente de novo.
Conveniência
A resistência de Lula em ceder o cargo, nem que seja por alguns dias, escancara a aliança de conveniência feita com o ex-tucano Alckmin para enfrentar Jair Bolsonaro na eleição de 2022. E deixa claro também que Lula tenta projetar um vigor que não tem mais.
Coube a Alckmin o papel de moderado — que ele vem desempenhando discretamente sempre que identifica como necessário — na chapa lulista, mas a timidez do vice no governo expõe a distância entre ele o presidente, por mais que os dois troquem amabilidades em público.
Aliás, Alckmin ainda não publicou nenhum meme para desejar uma boa e rápida recuperação a Lula, como era de se esperar do Dr. Geraldo numa situação como esta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Andre Luis Dos Santos
2024-12-11 13:02:34A carreira politica de Alckmin já estava acabada antes da eleição de 2022 e, ao se juntar ao Nine, jogou a pa de cal. Sobre se o Nine confia no Alckmin, a resposta é óbvia. Além de não confiar, o Nine e seu ParTido de MERDA, nunca cedem poder pra NINGUÉM.