Para 42% dos brasileiros, eleição de Lula não teve impacto na democracia
A diferença entre os que veem Lula como um fator democrático e os que acham o contrário é muito pequena, de onze pontos percentuais
Uma pesquisa do instituto Pew Research publicada nesta segunda, 23, mostra que 42% brasileiros acreditam que a eleição de Lula, em 2022, não teve um impacto na democracia.
O achado desfaz a crença divulgada pelo petista, que se diz o grande defensor da democracia no Brasil.
Segundo o Pew Research, 32% dos brasileiros acham que o país se tornou mais democrático com a eleição do petista.
E 21% acham que ele se tornou menos democrático.
A diferença entre os que veem Lula como uma fator democrático e os que acham o contrário é de apenas onze pontos percentuais.
O grupo de brasileiros que mais enxerga uma contribuição democrática de Lula é aquele que apoia os partidos do governo. Cerca de 60% deles acham que o petista melhorou a democracia no país.
Entre os que não apoiam partidos do governo, esse índice é de 22%.
Ameaça à democracia nos Estados Unidos
O fenômeno é parecido com o que ocorre nos Estados Unidos, onde os membros do Partido Democrata, após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro em 2021, passaram a definir os rivais do Partido Republicano como uma ameaça à democracia.
Uma pesquisa divulgada em março pela Universidade Quinnipiac mostrava que 48% dos entrevistados acreditavam que o presidente Joe Biden estava mais bem posicionado para preservar a democracia nos Estados Unidos, enquanto 44% achavam que seria Donald Trump.
Muitos republicanos acreditam que a entrada de imigrantes ilegais da América Latina pela fronteira com o México e as medidas para expandir o direito ao voto ameaçam a democracia no país.
Judiciário
O Pew Research também perguntou o que os brasileiros achavam das instituições.
O Judiciário foi a instituição mais mal avaliada: 47% acham que esse poder exerce uma má influência, enquanto 45% acreditam que essa influência é positiva.
As grandes companhias de outros países foram as instituições mais bem avaliadas: 67% acham que elas exercem um papel positivo e 23% são críticos em relação a elas.
Lula X Bolsonaro
O Pew Research também detectou que 48% dos brasileiros têm uma visão positiva de Lula e outros 40% têm visão positiva de Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)