OAB divulga nota de repúdio a ataque de Bolsonaro contra presidente da entidade
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou na tarde desta segunda-feira, 29, uma nota de repúdio aos ataques ao presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (foto), na manhã de hoje. Bolsonaro também criticou a própria OAB pela atuação na investigação sobre Adélio Bispo, que o esfaqueou na campanha eleitoral do...
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou na tarde desta segunda-feira, 29, uma nota de repúdio aos ataques ao presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (foto), na manhã de hoje.
Bolsonaro também criticou a própria OAB pela atuação na investigação sobre Adélio Bispo, que o esfaqueou na campanha eleitoral do ano passado. E disse que, se Santa Cruz quisesse, contava como o pai do presidente da OAB desapareceu na ditadura militar.
A ordem lembra que o presidente da República deve obediência à Constituição, que "tem entre seus fundamentos a dignidade da pessoa humana, na qual se inclui o direito ao respeito da memória dos mortos".
A íntegra da nota segue abaixo:
A OAB, através da sua Diretoria, do seu Conselho Pleno e do Colégio de Presidentes de Seccionais, tendo em vista manifestação do senhor presidente da República, na data de hoje, 29 de julho de 2019, vem a público, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 44, da Lei nº 8.906/1994, dirigir-se à advocacia e à sociedade brasileira para afirmar o que segue:
1. Todas as autoridades do País, inclusive o senhor presidente da República, devem obediência à Constituição Federal, que instituiu nosso país como estado democrático de direito e tem entre seus fundamentos a dignidade da pessoa humana, na qual se inclui o direito ao respeito da memória dos mortos.
2. O cargo de mandatário da chefia do Poder Executivo exige que seja exercido com equilíbrio e respeito aos valores constitucionais, sendo-lhe vedado atentar contra os direitos humanos, entre os quais os direitos políticos, individuais e sociais, bem assim contra o cumprimento das leis.
3. Apresentamos nossa solidariedade a todas as famílias daqueles que foram mortos, torturados ou desaparecidos, ao longo de nossa história, especialmente durante o Golpe Militar de 1964, inclusive a família de Fernando Santa Cruz, pai de Felipe Santa Cruz, atingidos por manifestações excessivas e de frivolidade extrema do senhor presidente da República.
4. A Ordem dos Advogados do Brasil, órgão máximo da advocacia brasileira, vai se manter firme no compromisso supremo de defender a Constituição, a ordem jurídica do estado democrático, e os direitos humanos, bem assim a defesa da advocacia, especialmente, de seus direitos e prerrogativas, violados por autoridades que não conhecem as regras que garantem a existência de advogados e advogadas livres e independentes.
5. A diretoria, o Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB e o Colégio de Presidentes das 27 Seccionais da OAB repudiam as declarações do Senhor Presidente da República e permanecerão se posicionando contra qualquer tipo de retrocesso, na luta pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária, e contra a violação das prerrogativas profissionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
NELSON
2019-07-30 14:30:28Infelizmente é o que podemos esperar dessa organização a favor do crime organizado ORDEM A FAVOR DE BANDIDOS
Francisco
2019-07-30 11:58:00Não há como afirmar ou infirmar a causa da morte. Em Medicina Legal e no bom direito, não se supõe. Prova-se. Quanto ao atual presidente da OAB, se trata de pessoa da qual se dispensa maiores comentários e o indicado pai, era um guerrilheiro da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) organização comunista que participou da luta armada e inclusive planejou o assassinato de militares.
Alvaro
2019-07-30 11:54:20O rganização A migos de B andidos
Amauri
2019-07-30 11:11:54A oab pode externar o ponto de vista que desejar, mas nunca, repito, NUNCA, achar que fala pela sociedade; caso imagine tal, repito mais uma vez, procura usurpar papel que não lhe conferimos!
Geraldo
2019-07-30 10:12:31Quanta hipocrisia!!! E o próprio Santa Cruz, que de santo nada tem, como chegou à presidência desta defensoria da bandidagem? Teria sido por eleições democráticas da classe que dizem representar? Minha filha, advogada, aprovada pela OAB, não votou no cara! Como teria chegado onde chegou?
JAMES
2019-07-30 09:39:37O presidente OAB, esse canalha jogou o órgão da classe dos advogados no lixo por suas diversas declarações e criticas maldosas contra o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Sergio Moro, e agora vem se fazer de vitima com esse mi mi mi, que vá se lascar esse esquerdo-pata!
Antônio
2019-07-30 09:20:41Momento triste. O pai do corrupto presidente da OAB era comunista super ativista. O presidente da OAB decente Lula e demais corruptos e todos os dias bate no governo. Triste
Rui de Melo
2019-07-30 08:46:26Estão a dar muito atenção à este fulano da OAB!
Jose
2019-07-30 08:38:20a OAB - que deveria ser um exemplo para o Brasil - se tornou um sindicato que protegem os seus membros...é omisso ao crime de colarinho branco...enquanto os pobres desse pais, são encarcerados sem um devido julgamento....chega de tanta patifaria e protecionismo de classe. O Brasileiro de bem não aguenta tantos desmandos.
Jurema
2019-07-30 02:53:52Essa OAB não foi extinta em 1991, acho que nem Imposto de renda eles fazem?