Islândia busca dois desaparecidos em caverna de gelo
Grupo de 25 turistas foi pego de surpresa por desabamento em geleira neste domingio. Um morreu e grupo de resgate ainda tenta encontrar duas pessoas
Uma caverna na geleira Breiðamerkurjökull, na Islândia, desabou neste domingo, 25, enquanto um grupo de 25 turistas de várias nacionalidades visitava o local. Quatro membros do grupo ficaram presos sob o gelo.
Socorristas encontraram dois deles no próprio domingo. Um morreu devido aos ferimentos e outro foi levado ao hospital e está em condição estável, segundo as autoridades islandesas.
Os esforços para localizar os outros dois turistas tiveram de ser interrompidos com o anoitecer e foram retomados na manhã desta segunda, mas as condições na geleira são instáveis, o que está dificultando o trabalho.
A geleira Breiðamerkurjökull, localizada no sudeste da Islândia, é uma das atrações turísticas mais visitadas do país.
Sendo uma das línguas glaciais (projeções estreitas de gelo que se formam quando uma geleira se move lentamente, por vales ou terrenos inclinados, para fora de uma área montanhosa) que se estendem da Vatnajökull, a maior geleira da Islândia, Breiðamerkurjökull é conhecida por suas "cavernas de cristal azul".
São cavernas de gelo que ganham diversas colorações de azul quando a luz do sol penetra nelas. As cavernas mudam de forma e aparência a cada ano devido ao movimento da geleira, tornando cada visita única.
Na semana passada, também no sudoeste da Islândia, um vulcão entrou em erupção, espalhando lava incandescente e fumaça pela região.
Segundo o serviço geológico da Islândia, contudo, o desabamento da caverna não estaria relacionado à erupção, que ocorreu a cerca de 300 quilômetros da geleira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)