Eleitores de Trump não mudaram de ideia uma semana após condenação
Donald Trump (foto) se tornou, na última quinta-feira, 30, o primeiro presidente americano a ser condenado por um crime. Analistas e pesquisas de opinião indicavam que isso poderia ser desastroso ao virtual candidato republicano nas eleições deste ano, já que a maioria dos republicanos entende que um condenado não poderia assumir o cargo. Trump parece...
Donald Trump (foto) se tornou, na última quinta-feira, 30, o primeiro presidente americano a ser condenado por um crime. Analistas e pesquisas de opinião indicavam que isso poderia ser desastroso ao virtual candidato republicano nas eleições deste ano, já que a maioria dos republicanos entende que um condenado não poderia assumir o cargo.
Trump parece estar driblando esta regra até o momento: os principais agregadores de pesquisas eleitorais no país não indicaram uma queda de Trump, ou uma subida no voto em favor de Joe Biden. Em todas, o republicano ainda lidera.
No agregador do site FiveThirtyEight, a vantagem de Trump variou 0.2 ponto percentual para baixo, passando de uma vantagem de 1.7 para uma vantagem de 1.5 ponto percentual.
Essa diferença não significa necessariamente uma mudança do eleitorado, mas sim a inserção de diferentes pesquisas, se valendo de diferentes métodos de análise dos dados. Em uma publicada nesta quarta-feira, 5, pelo Emmerson College, Trump tinha uma vantagem de 44% contra 38% de Joe Biden — no fim de maio, a diferença era ligeiramente menor, de 44% contra 39% para o democrata.
A plataforma ArcGIS tem um mapeamento semelhante — e nele o republicano até recuperou uma vantagem que Biden havia garantido na data de julgamento. Hoje, pelas contas da plataforma, a vantagem de Trump seria mínima: de 45,8% contra 45,7% de Biden.
A sentença contra Donald Trump deve ser tornada pública pelo juiz Juan Merchan apenas em 11 de julho. As chances de prisão são reais, mas pequenas: isso porque o crime cometido pelo ex-presidente, de fraude no pagamento para o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, não foi com violência. Por não ser reincidente, as chances de prisão são ainda mais reduzidas, e poderá ser convertida em serviços comunitários ou prisão domiciliar.
Outras condenações de julgamentos em aberto contra Trump não devem acontecer antes da eleição — apenas a Suprema Corte deve decidir, até o mês que vem, se Trump pode alegar imunidade pela sua ação durante invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021. Até lá, ele deve manter sua campanha, prometendo vingar-se de quem o condenou.
Leia mais em Crusoé: Após o julgamento de Trump, republicanos pedem vingança
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)