A Alemanha foi desnazificada; só Flávio Dino não sabe
O ministro do STF Flávio Dino votou nesta quarta, 5, em um julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal que debate a aceitação ou não de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República, a PGR. Em sua fala, Dino considerou que não se deve considerar as palavras "fascista" e "nazista" como crime de calúnia, injúria...
O ministro do STF Flávio Dino votou nesta quarta, 5, em um julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal que debate a aceitação ou não de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República, a PGR.
Em sua fala, Dino considerou que não se deve considerar as palavras "fascista" e "nazista" como crime de calúnia, injúria ou difamação. Isso porque, segundo ele, o nazismo e o fascismo seriam correntes políticas que hoje estariam em vigor no planeta, inclusive na Alemanha.
Disse o ministro do STF: "Eu considero que a palavra 'nazista', 'fascista', não possui o caráter de ofensa pessoal ao ponto de caracterizar calúnia, injúria ou difamação. É uma corrente política estruturada na sociedade, no planeta, basta examinar as eleições da Alemanha em curso, em que há um partido formado, basicamente por herdeiros dessa corrente política".
Assista ao Papo Antagonista: A hipocrisia de Dino
Pois bem. Não há uma "corrente política estruturada" nazista na Alemanha.
Logo após a Segunda Guerra Mundial e a morte de 6 milhões de judeus no Holocausto, a Alemanha passou por um processo de desnazificação.
Nazistas foram condenados pelo Tribunal de Nuremberg e os currículos das escolas foram modificados. Não se fala mais em superioridade da raça ariana ou no extermínio de judeus.
As leis alemãs proíbem a suástica, a adoração a Adolf Hitler ou o uso do termo nazismo.
Se um turista desavisado fizer a saudação nazista "Heil Hitler" em frente ao Parlamento alemão, é preso na mesma hora.
O Código Penal alemão proíbe a negação pública do Holocausto ou qualquer propaganda nazista.
Vigilância constante
Aqui, vale uma ressalva. Esse processo de desnazificação não permite concluir que não existam nazistas ou pessoas com essa mentalidade. Elas existem na Alemanha e em outros lugares, até mesmo no Brasil.
Mas qualquer um que tente reviver esse passado na Alemanha precisa enfrentar o rigor da lei, de forma que não se pode falar em uma "corrente política estruturada" nazista.
Alternativa para a Alemanha
Quando Flávio Dino fala que há um "partido formado, basicamente por herdeiros dessa corrente política", ele provavelmente está falando do Alternativa para a Alemanha, AfD.
Mas o AfD não é nazista, nem poderia sê-lo.
Esse partido mantém um discurso forte contra a imigração, o que está muito distante de pedir o extermínio das minorias.
Qualquer um de seus integrantes que flerte com o passado entra na mira da Justiça ou dos serviços de inteligência. Há, portanto, uma vigilância constante justamente para impedir um ressurgimento do nazismo.
"Embora a Alemanha tenha sido desnazificada, alguns líderes do partido AfD seguramente podem ser chamados de fascistas. Aliás, há um processo judicial de 2019 que concluiu que Bjoern Hoecke, lider do partido no estado de Turingia, pode ser chamado exatamente isso", diz o professor da USP Kai Enno Lehmann, professor de relações internacionais. "Parte do partido de Hoecke está sob observação pelo serviço de inteligência interna do Estado e há um debate se ele poderia mesmo se candidatar."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
KEDMA
2024-06-07 17:23:54Mais um Ministro que não sabe o mínimo do mínimo da história mundial. Só retrocesso…
Caleidoscópio
2024-06-07 15:57:11O Sr Dino adora decorar frases e citações de filósofos e pensadores e os verbaliza achando que será "comprado" como ERUDITO. Vou te contar...
Amyr G Feitosa
2024-06-07 14:13:48A mentira dita mil vezes se torna "verdade" para os ignorantes ensinou o nacional-socialista Giebells ... só náo faz aoatecer videos comprometefores que tiraria 1.500 manés das garras dos ditadores.
Renata
2024-06-07 12:46:40Do jeito que as pessoas usam e abusam dos termos fascista e nazista, eles perderam até o sentido. Coisa de gente ignorante que não conhece história e não sabe o que realmente foi tudo aquilo. Inclusive eram estatizantes. Sinceramente, quando me chamam de fascista eu simplesmente dou de ombros.
F-35 - Hellfire
2024-06-06 22:58:22Sim, infelizmente para a humanidade, nazistas existem no mundo inteiro. No Brasil, Lula é nazista e admirador de Hitler. No Irã, o governo com seus ayatolás e hamadinejahs é nazista, em Israel, o Hamas é nazista e, infelizmente, muitos outros existem.
John
2024-06-06 18:36:05A corrente politica responsável por mais de 130 milhões de mortes na China , URSS, Camboja e outros, também está vivíssima, estruturada e inclusive, com ministros no STF! … mas esse tal ministro orgulha-se de ser chamado pelo nome de quem professa essa ideologia .. um tremendo de um canalha.
Thomas
2024-06-06 13:13:46Só sabem criar narrativas. Só perdem tempo debatendo bobagens. Esse governo e seus ministros são muito piores do que os da era Bolsonaro. O Brasil sempre acha um jeito de se superar quando o assunto é mediocridade. Quanto ao termo nazista, va chamar um Alemão ou Austríaco de nazista lá para ver o que acontece?
�ngelo Comisso
2024-06-06 12:21:42Esse é mais um que está de prontidão aguardando para julgar ações que favoreçam a Máfia Petista. Nossa incapacidade na escolha dos políticos para dirigir nosso País, é responsável para que o Judiciário seja invadido por esses companheiros.
Clayton De Souza pontes
2024-06-06 11:44:52O Dino está defendendo a narrativa adotada pelo Lula e sendo político , em vez de atuar como ministro do STF, que hoje nada mais é do que uma corte aparelhada pra blindar políticos corruptos