Por que terroristas do Hamas aparecem em armazéns da ONU em Gaza
Vídeos e fotos divulgados pela Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios (Cogat, na sigla em inglês) nesta terça, 14, mostram terroristas armados do Hamas ao lado de carros da ONU e saindo de edifícios da organização ao leste de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. "O que os terroristas estavam fazendo dentro de um...
Vídeos e fotos divulgados pela Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios (Cogat, na sigla em inglês) nesta terça, 14, mostram terroristas armados do Hamas ao lado de carros da ONU e saindo de edifícios da organização ao leste de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
"O que os terroristas estavam fazendo dentro de um armazém logístico da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) e em volta de veículos da ONU?", pergunta uma mensagem da Cogat nas redes sociais.
"O armazém logístico da UNRWA no leste de Rafah é um ponto central para a distribuição de ajuda da UNRWA em Gaza. Terroristas são vistos armados dentro do complexo, ao lado de veículos da ONU e atirando em civis do lado de fora", diz as mensagens da Cogat.
What were terrorists doing INSIDE an UNRWA logistics compound and alongside UN vehicles?
The UNRWA's logistics warehouse compound in eastern Rafah, is a central point for UNRWA's aid distribution in Gaza.
Terrorists are seen armed inside the compound, alongside UN vehicles and… pic.twitter.com/0IAbQyHSS4
— COGAT (@cogatonline) May 14, 2024
São três os vídeos, gravados provavelmente com drones. Neles, é possível ver homens armados do Hamas falando com pessoas vestindo coletes azuis da ONU, saindo dos carros da organização. Em outro vídeo, homens com rifles saem caminhando de um armazém da ONU. Em um terceiro, um deles atira para espantar vários civis que estavam no interior de um prédio branco e azul.
As imagens parecem confirmar que a distribuição de alimentos e remédios dentro da Faixa de Gaza pela UNRWA ocorre sob a permissão e a supervisão do grupo terrorista, que lucra com a ação.
"O Hamas consolidou seu poder se infiltrando em todas as ONGs que operam na Faixa de Gaza e trabalhando com os doadores no exterior que financiam as maiores ONGs. Nós temos de entender que as negociações para entregar doações pelo ar ou pelo mar ou por outros meios são sempre coordenadas pelo Hamas ou por seus representantes", escreveu o analista de segurança do Oriente Médio Seth Frantzman, em março.
Segundo Frantzman, uma operação militar em Rafah, como que a que teve início na semana passada, tornaria mais difícil para o Hamas controlar e vender ajuda. "Nunca na história ocorreu uma parceria tão forte entre grupos extremistas e grandes organizações como ocorre na Faixa de Gaza", escreveu o analista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
100413CAIO02
2024-05-15 11:01:37O Hamas domina toda a faixa de Gaza, ongs, instituições de ajuda humanitária, o escritório da ONU, tudo mesmo e ainda querem que Israel deixe de combater esse grupo terrorista até a sua eliminação total. Não há como abandonar as ações militares nesta altura dos acontecimentos. Esses vídeos são a prova inconteste do domínio dos terroristas sobre o enclave.
Franco
2024-05-14 18:14:09ONU e bastante. Desprezível ONU. USRAEL, VAI PARA O TUDO OU NADA: DUAS BOMBAS ATOMICAS E GAZA, 4 NO IAN UMA NO HESBOLAH, PARA PRRSERVAR O QUERIDO PO O LIBANES QUE ESTA COM ESSE CANCER EM SEU ORGANISMO. QUEM MAIS SE INSURGIR, MAIS BOMBAS. OCUPA O IRA PARA SEMPRE. PONTO.