Latitude#76 Teaser: Cogoverno com a guerrilha?
O governo de Gustavo Petro, na Colômbia, tem chamado a atenção internacional nos últimos dias pela onda de protestos contra o presidente. Mais de 400.000 colombianos se mobilizaram em uma dezena de cidades na Colômbia em 21 de abril, segundo estimativas de autoridades locais. O principal motivo é a reforma que o governo tenta implementar...

O governo de Gustavo Petro, na Colômbia, tem chamado a atenção internacional nos últimos dias pela onda de protestos contra o presidente.
Mais de 400.000 colombianos se mobilizaram em uma dezena de cidades na Colômbia em 21 de abril, segundo estimativas de autoridades locais.
O principal motivo é a reforma que o governo tenta implementar sobre o sistema de saúde público, que hoje conta com uma parceria de empresas privadas.
Em paralelo a todo esse cenário, Petro segue em negociações com o Exército de Libertação Nacional (ELN) para pacificar o conflito entre o governo e a guerrilha.
Um eventual acordo pode acabar bem diferente daquele firmado entre o ex-presidente Juan Manuel Santos e as Farc, em 2016, que formalizou os guerrilheiros como um partido político.
Isso é o que afirma o advogado colombiano Carlos Augusto Chacón, entrevistado do episódio do podcast Latitude deste sábado, 4 de maio.
"O ELN disse que não vai largar as armas. Ele falam em avançar com as negociações, mas o armamento não é discutido pelo momento", diz Chacón.
"O que se cogita é a definição de uma série de atividades e projetos em certos territórios onde a guerrilha tem presença. Isso gera preocupação, porque não sabemos se isso se tratará de um cogoverno armado entre Estado e guerrilha", acrescenta o advogado.
Ainda no episódio de Latitude deste sábado, o advogado fala sobre a crise de governabilidade de Petro desde o fim de sua coalizão eleitoral, em abril de 2023, assim como sobre as negociações entre o governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)