Latitude#70 Teaser: Governo de ninguém no Haiti
O Haiti vive em estado de anarquia desde 11 de março, com a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry (foto). Ele era a última autoridade do Poder Executivo. No Legislativo, o Senado está vazio desde janeiro de 2023 e a Câmara dos Deputados, desde janeiro de 2020. Nesse vazio de poder, avançaram as milícias que hoje...
O Haiti vive em estado de anarquia desde 11 de março, com a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry (foto).
Ele era a última autoridade do Poder Executivo. No Legislativo, o Senado está vazio desde janeiro de 2023 e a Câmara dos Deputados, desde janeiro de 2020.
Nesse vazio de poder, avançaram as milícias que hoje detêm mais de 80% do território da capital, Port-au-Prince.
Assassinatos e sequestros se tornam cada vez mais frequentes no Haiti.
"A situação hoje é bem complicada", diz Ricardo Seitenfus, professor aposentado de Relações Internacionais, no episódio do podcast Latitude deste sábado, 23 de março.
Seitenfus foi representante da Organização dos Estados Americanos (OEA), maior entidade internacional do continente, no Haiti entre 2009 e 2011.
"O primeiro ponto que precisamos levar em consideração é que houve o assassinato de um presidente em exercício", diz o professor em referência ao assassinato de Jovenel Moïse, em 2021, que impulsionou a violência no país.
A morte de Moïse inaugurou o governo provisório do primeiro-ministro Ariel Henry, que durou até a sua renúncia de 11 de março e foi marcado pela erosão das instituições democráticas.
"Henry tomou as rédeas do poder. Acontece que ele prometia organizar eleições, mas sempre havia uma desculpa, como a insegurança ou a falta de boa vontade dos grupos políticos. Assim, se arrastou o processo por dois anos e meio", relata Seitenfus.
"Agora, enquanto ele viaja ao exterior, aparece a oportunidade para as gangues", acrescenta.
Ao longo do episódio de Latitude deste sábado, Seitenfus elabora sobre a ascensão das milícias, em especial de seu principal líder, Jimmy Chérizier, conhecido como Barbecue.
O professor ainda comenta o saldo da Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, que, liderada pelo Brasil, durou de 2004 a 2017, e a perspectiva da volta de uma intervenção internacional no país caribenho.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)