Latitude#70: O que acontece no Haiti?
O episódio do podcast Latitude deste sábado, 23 de março, aborta o estado de anarquia no Haiti. O país não tem nenhuma autoridade do Poder Executivo, nem no Legislativo, desde 11 de março, com a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry. Henry renunciou após semanas de pressão de milícias, que controlam mais de 80% do território...
O episódio do podcast Latitude deste sábado, 23 de março, aborta o estado de anarquia no Haiti.
O país não tem nenhuma autoridade do Poder Executivo, nem no Legislativo, desde 11 de março, com a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry.
Henry renunciou após semanas de pressão de milícias, que controlam mais de 80% do território da capital, Port-au-Prince.
Assassinatos e sequestros se tornam cada vez mais frequentes no Haiti.
Notavelmente, o último presidente do país, Jovenel Moïse, foi assassinado em 2021. Desde então, o Haiti esteva sob governo provisório do premiê Henry.
"A situação hoje é bem complicada", diz Ricardo Seitenfus, professor aposentado de Relações Internacionais.
Seitenfus foi representante da Organização dos Estados Americanos (OEA), maior entidade internacional do continente, no Haiti entre 2009 e 2011.
"O primeiro ponto que precisamos levar em consideração é que houve o assassinato de um presidente em exercício", diz o professor em referência à morte de Moïse, que impulsionou a violência no país.
O vácuo de poder, por sua vez, viabilizou o avanço das milícias no país.
"O vazio exige a presença de alguém. E a pior de todas é a dessas gangues. Elas já existiam desde os anos 1990. Há uma relação bem estreita entre alguns movimentos políticos com 'marginais', ainda não necessariamente gangues", afirma o ex-representante da OEA.
Ao longo do episódio de Latitude deste sábado, Seitenfus elabora sobre o estado de anarquia no Haiti e a ascensão das milícias, em especial de seu principal líder, Jimmy Chérizier, conhecido como Barbecue.
O professor ainda comenta o saldo da Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, que, liderada pelo Brasil, durou de 2004 a 2017, e a perspectiva da volta de uma intervenção internacional no país caribenho.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)