Igreja Universal não vê problemas em apoiar Maduro na Venezuela
Em um evento no início do mês, com pastores cristãos e evangélicos de todo o país, o ditador venezuelano Nicolás Maduro ouviu uma pregação do líder a Igreja Universal do Reino de Deus no país, Ronaldo Santos, em seu apoio. A denominação de origem brasileira, comandada por Edir Macedo, tem o posicionamento político oposto no...
Em um evento no início do mês, com pastores cristãos e evangélicos de todo o país, o ditador venezuelano Nicolás Maduro ouviu uma pregação do líder a Igreja Universal do Reino de Deus no país, Ronaldo Santos, em seu apoio.
A denominação de origem brasileira, comandada por Edir Macedo, tem o posicionamento político oposto no Brasil — onde já defedeu que não é possível ser cristão e de esquerda ao mesmo tempo.
"Hoje temos aqui não apenas pastores, mas também a Igreja, que veio até a aqui orar pela Venezuela, clamar a Deus pela sua vida e por toda sua família, e por toda a responsabilidade que o senhor tem sobre essa nação", diz Ronaldo, em um portunhol macarrônico, durante um evento com cerca de 15 mil pessoas em Carabobo, no interior do país.
"Presidente, quando o senhor toma a decisão de apoiar as igrejas e o Evangelho, o senhor está servindo a Deus", ele continua, dizendo falar em nome de outras igrejas. Quando ele resolve rezar, a política se mistura à bíblia: "Muito se fala em ingerência, bloqueios, sanções — mas há uma coisa que nunca podemos nos esquecer nunca: podem nos bloquear de todos os lados, mas os céus não estão bloqueados."
"Não seremos, já somos uma terra desejada, porque a Venezuela está abençoada por Deus", ele conclui, em cerca de seis minutos de fala, pedindo — em sua mistura de espanhol e português — união pela Venezuela. Ao fim, o pastor abraça o ditador.
A história foi revelada pelo jornalista Gilberto Nascimento, no site The Intercept Brasil. O jornalista — um dos poucos a de fato cobrir a expansão da Universal e de seu líder, Edir Macedo — aponta que o discurso no país, oposto ao que ocorre no Brasil, é uma simbiose entre igreja e ditadura.
Segundo a reportagem, Maduro usa das igrejas evangélicas para fazer frente aos católicos do país, que são sua oposição; já as igrejas ganham benefícios fiscais e programas como "Igreja Social". Tal como em outros países, a Universal também quer um canal de TV na Venezuela, o que parece estar sendo encaminhado.
O comportamento servil ao governo de Caracas é totalmente diferente do que a Universal registrou no país. Em 2022, quando o PT buscou se aproximar do eleitor evangélico, os veículos de comunicação da Igreja, que apoiava o então presidente Jair Bolsonaro, mostraram contrariedade à esquerda.
"Em uma leitura desatenta, o conteúdo [de panfletos do PT] pode até envolver os eleitores e por isso é preciso colocar luz sobre os temas abordados e mostrar a realidade que tentam esconder deles", escreveu a Folha Universal, jornal da Igreja e publicação de maior tiragem do país, uma semana antes da eleição. "Entre eles estão projetos que já foram colocados em prática em países governados pela esquerda, como Cuba, Venezuela, Argentina, Nicarágua, Colômbia e Chile, e os levaram ao verdadeiro caos.”
Ao The Intercept Brasil, a Universal disse que seu braço venezuelano é independente do brasileiro e não responderia à reportagem.
Leia mais na Crusoé: Maduro marca “eleição” na Venezuela para dia de aniversário de Chávez
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Luiz
2024-03-20 16:50:45Pequenas igrejas, grandes negócios.
Pedro Apenas Pedro
2024-03-20 11:18:44"os céus não estão bloqueados" . Deus que nos ajude! É a evangelização da ignorância.
ADRIANO
2024-03-19 21:33:17Que coisa vem de graça quando edir macedo está envolvido?!?
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-03-19 20:35:48Não dá né Sr. Edir Macedo, cada pé numa canoa? Elas deslisam em sentidos contrários, Vai morrer afogado!
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-03-19 14:53:56TUDO SE RESUME A DINHEIRO, MUITO DINHEIRO. É SÓ ISSO QUE INTERESSA AOS MILITANTES DESSA IGREJA.
Amaury G Feitosa
2024-03-19 13:51:07O Zeus dos m ditadores e dos falsos profetas é o dinheiro ... estes canalhas se merecem.