Ucrânia: Rússia perde aeronave de R$ 1 bilhão pela 2ª vez
As forças de Vladimir Putin sofreram uma segunda perda significativa em sua invasão em escala nacional ao território da Ucrânia nesta semana. A informação é da Folha de S. Paulo. Novamente, se trata de um avião-radar Beriev A-50. A queda da aeronave ocorreu na Região de Kanevskoi, localizada no sul russo ao longo do Mar...
As forças de Vladimir Putin sofreram uma segunda perda significativa em sua invasão em escala nacional ao território da Ucrânia nesta semana.
A informação é da Folha de S. Paulo.
Novamente, se trata de um avião-radar Beriev A-50.
A queda da aeronave ocorreu na Região de Kanevskoi, localizada no sul russo ao longo do Mar Negro, nesta sexta-feira, 23 de fevereiro.
A situação deve preocupar os russos, pois esse tipo de aeronave, que custa R$ 1,5 bilhão cada, é crucial na operação militar russa.
Eles são equipados com tecnologia que requer chips avançados do exterior, tornando a sua substituição algo complexo e demorado.
Primeira queda
A mesma aeronave foi alvo de um ataque de sabotagem por um drone em Belarus, mas sem danos significativos.
Com a recente perda, a eficiência da Força Aérea Russa na área está comprometida, o que pode influenciar seu sucesso em futuros ataques.
Até o momento, o Ministério da Defesa em Moscou ainda não comentou o caso.
Possível fogo amigo é a causa da queda
Diferentemente da queda anterior, que ocorreu sobre o mar de Azov por um sistema de defesa aérea ucraniano em 15 de janeiro, a suspeita agora é de fogo amigo.
Do outro lado do conflito, o comandante da Força Aérea de Kiev, Mikola Olechtchuk, comemora a queda como se fosse resultado de um ato ucraniano.
Por que Vladimir Putin está vencendo a guerra na Ucrânia
Neste sábado, 24, completam-se dois anos da ordem de Vladimir Putin (foto), o presidente russo, para uma invasão com força total a Ucrânia. A "operação militar especial" para tomar a capital, Kiev, jamais se cumpriu. Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, teve o apoio de americanos e europeus. Moscou sofreu sanções inéditas de todo o mundo.
E mesmo assim, no segundo aniversário do início da invasão, é inevitável dizer que Putin e Moscou estão vencendo a guerra.
Os números mostram que o impasse que parece se arrastar nos últimos meses é um sinal de que Moscou está jogando a longo prazo e, até o momento, obtendo o que quer. Cerca de um quinto do território internacionalmente reconhecido como ucraniano hoje está sob o jugo russo. Os ucranianos até recapturaram cidades como Karkhiv, mas outras importantes como Donetsk e Luhansk já perderam o controle originário.
As baixas do lado russo nessa batalha, informam um dos poucos veículos independentes de mídia do país, chegam a quase 45 mil — o triplo do registrado quando a então União Soviética tentou invadir o Afeganistão nos anos 1980 (uma derrota tão estrondosa que é chamada de "Vietnã Soviético").
O número jamais é reconhecido pelo Kremlin, até porque isso é um problema menor para Moscou do que para Kiev, que deve alterar suas regras até para recrutar seus homens em outros países.
O dinheiro que sustenta a resistência a Kiev ainda entra principalmente vindo dos Estados Unidos e da União Europeia, mas tem sido cada vez mais difícil de conseguir. Os bilhões enviados por Washington vão sair apesar de uma resistência dos parlamentares republicanos, mais interessados em alimentar a disputa interna por imigração.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Tania Maria Fernandes De Carvalho
2024-02-25 04:12:10É inaceitável ver o mundo inteiro assistindo as atrocidades desse ministro chamado Putin destruindo duas nações e ninguém puder dar um basta. As sanções estão dando efeito zero. Quem vai parar essa serpente?
Odete6
2024-02-24 20:52:32É o ápice do apocalipse da demência.... uma nação, um país, milhares de vidas de 2 países martirizadas e ceifadas, perdas ambientais e materiais inimagináveis.... tudo por um m.... absolutamente insignificante como existência, um predador celerado, um boçal doentio, um zé mequetrefe diminuto em tudo, um verme repugnante.... e ainda há outros vermes subespécies que """apertam a pata dele"""!!!!! É inteligível uma realidade tenebrosa dessas??????