A Unidos do Quaquá vem aí
O desfile das escolas de samba da Série Ouro do carnaval carioca — o equivalente à segunda divisão — começa nesta sexta-feira, 9, no sambódromo da Marquês de Sapucaí. A noite marca a estreia da União de Maricá no grupo — uma escola fundada em 2015, idealizada pelo seu presidente de honra, o deputado federal...
O desfile das escolas de samba da Série Ouro do carnaval carioca — o equivalente à segunda divisão — começa nesta sexta-feira, 9, no sambódromo da Marquês de Sapucaí. A noite marca a estreia da União de Maricá no grupo — uma escola fundada em 2015, idealizada pelo seu presidente de honra, o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ; foto), e financiada pela prefeitura, ainda governada pelo PT.
A cidade, que foi governada pelo deputado por oito anos, deu 8 milhões de reais em verbas públicas para financiar o desfile desse ano, de acordo com dados de transparência da prefeitura da cidade.
Não que a prática seja incomum: a Beija-Flor de Nilópolis recebeu um patrocínio de mesmo valor da prefeitura de Maceió para falar da cidade no samba-enredo desse ano, e cidades na região metropolitana do Rio de Janeiro, como Nilópolis e Niterói, dão subvenções às suas escolas.
Nenhuma no entanto deu tanto dinheiro à escolas como Maricá deu à escola do ex-prefeito. Além de bancar as luxuosas decorações, a Unidos de Maricá deve levar ao Sambódromo a modelo Valéria Valenssa, a "Globeleza" original dos anos 90, para o seu retorno às passarelas do samba após duas décadas.
A cidade de Maricá é uma das mais beneficiadas pelos royalties do petróleo na bacia de Campos, exploradas pela Petrobras e por outras petrolíferas. O Fundo Soberano da cidade tem hoje 1,6 bilhão de reais, que é investido e usado para uma série de benesses, como linhas de ônibus grátis e, agora, uma escola de samba para chamar de sua.
Sucessor de Quaquá no cargo de prefeito, Fabiano Horta (PT) defendeu o aporte milionário na agremiação. Ao portal Uol, ele defendeu que o desfile da escola na Série Ouro levou a 800 empregos diretos na cidade.
Quaquá se mostra um ardoroso fã da agremiação. Nas últimas semanas, fez convites para ensaios gerais da escola. E, em dezembro, se apresentou na inauguração do Escritório da Organização Mundial do Turismo, no Centro do Rio.
A cerimônia contou com Quaquá e com o ministro do turismo Celso Sabino.
Sem possíveis atrasos, a União de Quaquá entra na avenida às 0h45, na virada desta sexta-feira para sábado, 10. Os desfiles são transmitidos pela Band e pela TV Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2024-02-11 06:48:28É a cara do QuáQuá ser financiador de escola de samba fluminense, à lá bicheiro.
Elival Oliveira
2024-02-09 15:06:30Em 2002 a cidade de Campos dos Goytacazes _RJ, também patrocinou a escola de samba Imperatriz Leopoldinense, com 1,8 milhões. O prefeito na época era Arnaldo Viana. Muitos acusações de malversaçao de recursos. Dinheiro jogado fora, sem dúvida.
ADRIANO
2024-02-09 14:46:24O povo bem que merece vagabundos assim. Vão pular carnaval durante alguns dias e o resto do ano vão pra a televisão reclamar da saúde e gente morrendo sem atendimento médico. Não são eleitores. São comparsas e cúmplices de tudo que acontece com essa gente sofrida. Não vai mudar nunca enquanto elegerem políticos ao invés de administradores.