Lupi diz que respeitará decisão de Cid Gomes de deixar o PDT
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, indicou que o PDT —partido do qual é a principal liderança histórica— deve respeitar a decisão do senador Cid Gomes de deixar a legenda. Cid foi, até o último dia 31 de dezembro, o presidente do PDT do Ceará, e esteve no centro de um conflito interno que...
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, indicou que o PDT —partido do qual é a principal liderança histórica— deve respeitar a decisão do senador Cid Gomes de deixar a legenda. Cid foi, até o último dia 31 de dezembro, o presidente do PDT do Ceará, e esteve no centro de um conflito interno que minou a legenda em seu estado mais forte.
"Ele fez a opção dele e eu tenho que respeitar", disse o ministro, durante visita que fez nesta sexta-feira,12, a Fortaleza. "Eu lamento, porque ele foi um bom senador do PDT."
Lupi ainda indicou que deve procurar Cid para demovê-lo da ideia, mas que não ligou para ele ainda, atendendo a pedido do próprio parlamentar. O ministro — que presidiu o partido por duas décadas e sucedeu Leonel Brizola no comando da legenda, disse que não mudará de opinião sobre Cid Gomes apesar do caso.
"Ele é um homem sério, honrado e eu não vou mudar minha opinião, porque ele está saindo do partido", afirmou.
Foi Lupi quem interveio na primeira crise do PDT cearense, no meio do ano passado. À época, a pax pedetista envolveu o comando da executiva estadual na mão do senador, enquanto o deputado federal no estado André Figueiredo ficou com a presidência nacional da legenda.
O acordo, no entanto, começou a ruir quando Cid deu carta branca para que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, deixasse o partido sem perder seu mandato. Ele saiu e se filiou ao PT.
Após o fim do seu mandato no PDT, Cid ainda não decidiu onde deve se filiar. Apesar de o PSB não querer o parlamentar, a legenda de Geraldo Alckmin é uma das favoritas para receber não apenas o senador, como um séquito de deputados federais que compõem sua ala política. Ao mesmo tempo, o partido de Lupi tenta se reorganizar pela candidatura de José Sarto a reeleição em Fortaleza.
Leia na Crusoé: PDT vai entrar na onda Boulos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Odete6
2024-01-14 05:12:15O país inteiro não dormirá de taaannnta preocupação com esse """relevante fato""".